Médicos britânicos operam medula espinhal de bebé dentro do útero da mãe

Marcello Casal Jr. / ABr

Uma equipa de neurocirurgiões britânicos operou um bebé dentro do útero da mãe através de pequenas incisões feitas no estômago da progenitora. O feto tinha um defeito na medula espinhal que precisava de ser corrigido.

Pela primeira vez no Reino Unido, uma equipa de neurocirurgiões do King’s College Hospital operou um bebé com espinha bífida dentro do útero da sua mãe. A espinha bífida faz parte de um conjunto de malformações de nascimento conhecidas como deficiências do tubo neural.

O problema foi descoberto no bebé na vigésima semana de gestação e pode causar a paralisia total e perda de sensibilidade nas pernas, como explica o Russia Today. A equipa de neurocirurgiões e especialistas em medicina fetal foi guiada por ultra-som, introduzindo uma câmera e instrumentos cirúrgicos através de pequenas incisões no estômago da mãe.

A operação foi efetuada com sucesso e durou mais de três horas. Pouco tempo depois, o bebé acabaria por nascer e, segundo a mãe, está a recuperar bem da intervenção cirúrgica.

“O objetivo desta abordagem é reduzir os riscos para a mãe e para futuros filhos”, explicou um dos neurocirurgiões responsáveis pela operação, Bassel Zebian.

“Vários centros em todo o mundo fizeram grandes progressos nos últimos anos e demonstraram os benefícios da cirurgia fetal na redução da gravidade de condição e complicações associadas”, explicou Zebian.

A consultora de medicina fetal do hospital, Marta Santorum-Perez, disse que poucos hospitais “têm o conhecimento necessário para realizar a cirurgia usando o fetoscópio”. A equipa trabalhou lado a lado com Denise Lapa Pedreira, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, que foi pioneira nesta técnica.

A mãe mostrou-se bastante satisfeita e ficou aliviada com o resultado da operação. “Ele tem movimento nas pernas”, disse a mãe. Anteriormente foi-lhe dito que, caso não fizessem a operação, ele não conseguiria mexer as pernas.

“Eu tenho grandes esperanças para ele, desde o primeiro dia ele nos surpreendeu a todos. Todos os dias deixa-me muito orgulhosa, é um milagre”, disse a mãe, citada pelo site britânico Trick Hat Media.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Patrick Shanahan desiste da nomeação para secretário da Defesa dos EUA por alegado caso de violência doméstica

Donald Trump ia nomear oficialmente Patrick Shanahan como secretário da Defesa, mas este desistiu após ter sido divulgado um caso de violência doméstica contra a mulher com um taco de beisebol. O Presidente norte-americano anunciou esta …

Portugal está entre os países com melhores políticas de apoio à família

Portugal é o quinto país, entre os membros da União Europeia e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), com as melhores políticas de apoio à família, segundo dados de 2016 divulgados hoje …

Ex-líder da ETA sai em liberdade sob controlo judicial

O histórico líder da organização separatista ETA vai ser libertado da prisão, ficando sob controlo judicial, decisão tomada e divulgada esta quarta-feira pelo Tribunal de Recursos de Paris. Detido em maio nos Alpes franceses, José Antonio …

Angola. Situação é "dramática" e há que "declarar guerra aberta" ao VIH/SIDA

A organização não-governamental Rede Angolana das Organizações de Serviços de Sida (Anaso) considera "dramática" a situação do VIH/SIDA em Angola, referindo que a taxa de prevalência de 2% "é irreal e não reflete o estado …

Nicolas Sarkozy vai mesmo ser julgado por corrupção

A justiça francesa validou definitivamente a realização do julgamento do ex-Presidente num caso revelado por escutas telefónicas em que é nomeadamente acusado de corrupção de um magistrado. De acordo com a AFP, o Tribunal de Recurso de …

Luís Filipe Vieira pediu informações sobre Keylor Navas em Madrid

O presidente do Benfica aproveitou a visita a Madrid para saber mais pormenores sobre a situação do guarda-redes dos merengues. O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, dirigiu-se na passada segunda-feira a Madrid para ultimar os …

Jovens que acusaram Harry de “traição da raça” condenados com pena de prisão

O caso remonta a dezembro de 2018, quando surgiram as primeiras notícias de uma investigação da BBC que envolvia a família real britânica. Um grupo neonazi era responsável por uma propaganda online onde sugeriam que o …

UEFA confirma três jogos de suspensão para Neymar

A UEFA anunciou, esta quarta-feira, que rejeitou o recurso do Paris Saint-Germain e manteve os três jogos de suspensão a Neymar, na sequência de insultos aos árbitros na partida com o Manchester United, da Liga …

Transportes estão cada vez mais cheios. Carris vai comprar 100 novos autocarros

A Carris vai lançar dois concursos para a aquisição de 100 novos autocarros, 70 dos quais a gás natural e 30 elétricos, anunciou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina. Falando na apresentação da …

Apenas 59% dos habitantes da Europa ocidental confiam na vacinação. França é o país com mais dúvidas

Na Europa oriental, apenas metade da população olha para as vacinas como uma forma segura de prevenção de saúde. No caso da zona ocidental, o número sobe para os 59%, mas fica ainda distante dos …