Médicos em prestação de serviços custam ao SNS 83 milhões em oito meses

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) já gastou 83 milhões de euros em médicos em regime de prestação de serviços, o que reflete um aumento de 7,6% face ao mesmo período do ano anterior.

Segundo dados a que o Público teve acesso, esse valor representa 2 milhões e 778 mil horas trabalhadas pelos profissionais. Em comparação com 2018, são mais 16,7% de horas trabalhadas e uma despesa superior de 24,1%.

No topo da lista está o Centro Hospitalar e Universitário do Algarve, que pagou 8 milhões por cerca de 220 mil horas. Seguem-se o Centro Hospitalar Médio Tejo (5,2 milhões de euros por quase 150 mil horas), o Centro Hospitalar do Oeste (4 milhões e 400 mil euros por cerca de 140 mil horas) e a Unidade Local de Saúde Norte Alentejano (112 mil horas 3,7 milhões de euros).

“O Ministério da Saúde tem vindo a reforçar o número de novos profissionais através do aumento de vagas disponibilizadas nos concursos nacionais de contratação”, mas “ainda é necessário o recurso a contratos de prestação de serviços para dar resposta às necessidades de procura no SNS”, apontou a Administração Central do Sistema de Saúde.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.