Médicos estão desde 2017 à espera da conclusão de concurso de progressão na carreira

Há médicos que concorreram, em 2017, ao concurso aberto pelo Ministério da Saúde para consultor, que ainda estão à espera da publicação dos resultados das provas.

São estes concursos que permitem a progressão na carreira para a categoria de assistente graduado.

Os resultados ainda aguardam publicação, apesar das classificações relativas a 2019 já terem sido publicadas, salienta o jornal Público. Assim, médicos que concorreram mais tarde, progrediram na carreira antes de profissionais de saúde que concorreram em 2017.

No site da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), há pelo menos 20 júris que não publicaram ainda as listas de classificação do concurso de 2017.

A ACSS terá dito a um médico contactado pelo Público que a quota de vagas já foi atingida e que esperam autorização do Ministério das Finanças para avançar com mais progressões. Em 2017, a quota definida era de 1.250 médicos.

Apesar de alguns júris já terem concluído as classificações, os resultados não foram publicados por “alegadamente” ter sido ultrapassada a quota estabelecida, respondeu o Ministério da Saúde ao pedido de esclarecimento enviado pelo Sindicato Independente dos Médicos (SIM).

“É impossível pensar que um concurso de 2017 esteja por concluir em 2022. Esta é uma das razões para as pessoas não acreditarem na carreira e saírem do SNS”, lamenta Jorge Roque da Cunha, líder do SIM desde 2012.

Joana Bordalo e Sá, da Federação Nacional dos Médicos (Fnam) e presidente do Sindicato dos Médicos do Norte, considera que os concursos “não ficam concluídos em tempo útil, por falta de organização e imposição de prazos”.

Ao Público, o Ministério da Saúde esclarece que, relativamente ao concurso de 2017, “foram aprovados 1.247 médicos”, sendo que 272 médicos “aguardam ainda a homologação da lista” e 27 médicos estão “em fase de avaliação”.

Assim, há 299 candidatos que reúnem as condições para progredir na carreira, pelo que os gabinetes das Finanças e da Saúde “estão a ultimar uma alteração ao contingente inicialmente estabelecido” para que “todos os candidatos venham a ser aprovados”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.