Mau humor pode ser sinal de algo (muito) mais sério do que um estado mental negativo

Ninguém gosta da sensação de estar num estado emocional negativo, mas este estado triste pode representar algo muito mais sério em termos de saúde geral, sugere um novo estudo.

Os investigadores descobriram que o mau humor das pessoas registado ao longo do dia estava associado a níveis mais altos de inflamação – a resposta imune natural do corpo a lesões e infeções, mas que também é uma característica comum de problemas de saúde e doenças crónicas.

Até agora, segundo o artigo publicado em novembro de 2018 na revista Brain, Behavior, and Immunity, a maioria das pesquisas que investigam as ligações entre o efeito negativo e os marcadores de inflamação focalizaram-se no “efeito evocado”, onde os participantes do estudo relataram retrospetivamente o seu humor com um questionário padrão.

“Muitas nuances com relação à forma do efeito e a inflamação estão relacionados estão inexploradas”, explicam os autores, liderados por Jennifer Graham-Engeland, investigadora de saúde bio-comportamental. “Até onde sabemos, ninguém examinou o grau em que os métodos de avaliação ou o tempo modificam a associação entre efeito e inflamação.”

De acordo com os investigadores, as medidas recordadas de efeito, depois de o tempo passar, são suscetíveis à memória e podem ser influenciadas por fatores de personalidade, enquanto avaliações momentâneas em tempo real são pensadas para oferecer uma maneira melhor de capturar experiências afetivas.

Com isso em mente, Graham-Engeland e a sua equipa juntaram 220 participantes na sua amostra e avaliaram o seu humor cinco vezes por dia ao longo de duas semanas.

Alertados pelos smartphones, cada um dos participantes avaliaria até que ponto se sentiam positivos, assinalando um dos itens feliz, satisfeito, divertido e alegre, ou negativo – tenso, ansioso, irritado, hostil, deprimido, frustrado e infeliz.

Além destas autoavaliações, os participantes também tiveram de relatar o seu humor no final do estudo. Os investigadores retiraram amostra de sangue para determinar os níveis de citocinas inflamatórias no plasma sanguíneo.

Ao analisar o estudo completo de duas semanas, os investigadores não encontraram associação entre medidas recordatórias ou momentâneas de efeito negativo ou positivo e marcadores de inflamação.

Mas quando analisaram apenas a última semana da experiência, houve uma associação com efeito negativo  (NA) que os investigadores atribuem à “proximidade temporal” do sangue que está ser recolhido no final do estudo.

“Considerando o NA momentâneo agregado da semana 1 não foi associada com qualquer biomarcador, mas na semana 2 foi significativamente associada com níveis mais altos de 7-citoquina”, escrevem os autores.

“Estas são as primeiras análises a mostrar associações significativas entre o NA momentâneo agregado da vida diária e subsequentemente avaliar a inflamação periférica.”

Parece haver pelo menos alguma relação entre os humores negativos diários e os marcadores de inflamação que podem ser indicadores de problemas de saúde e doença.

“Esperamos que este estudo leve os cientistas a estudar os mecanismos subjacentes às associações entre efeitos e inflamação”, diz Graham-Engeland. “Esperamos que estas desoberdas estimulem estudos para entender a ligação, o que pode promover novas intervenções psicossociais que promovem a saúde de forma ampla e ajudem a quebrar um ciclo que pode levar a inflamação crónica, incapacidade e doença“.

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma nova ameaça nas salas de aula e chama-se Fortnite

O jogo online mais popular do mundo, com mais de 200 milhões de utilizadores registados, encanta crianças cada vez mais novas. Numa escola primária do Montijo, as aulas passaram a decorrer de forma diferente por …

Empresa portuguesa quer produzir alface em câmaras frigoríficas (e podem ser levadas para Marte)

A empresa Grow to Green promete que vai produzir alimentos indoor. É possível gastar menos 98% de água na produção de alface, o que permite cultivá-lo diretamente no supermercado, no deserto ou, quem sabe um …

May rejeita novo referendo, apresenta Plano B do Brexit e pede ajuda à oposição

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, rejeitou esta segunda-feira convocar um segundo referendo sobre o Brexit e afirmou que espera voltar a debater com a União Europeia o controverso plano de salvaguarda elaborado para …

Porto vende 35 mil francesinhas por dia (e os turistas adoram)

O Porto vende pelo menos 35 mil francesinhas por dia nos mais de 700 cafés e restaurantes da cidade, o que significa que por mês há cerca de um milhão daquelas sanduíches especiais a serem …

China limita número de alpinistas autorizados a escalar Everest

O número total de alpinistas que tentam alcançar o topo do Everest, a 8.850 metros de altitude, a partir do norte, serão limitados a menos de 300, e a temporada de escalada será restringida à …

Rede francesa de solidariedade acolhe brasileiros que queiram fugir de Bolsonaro

Solidarité Brésil é o nome da iniciativa, lançada esta sexta-feira, em Paris, que tem como objetivo ajudar estudantes, artistas ou intelectuais que se sintam ameaçados no Brasil de Jair Bolsonaro. Podem ser estudantes, investigadores, artistas, professores, …

Todos os dias cinco portugueses tornam-se britânicos

Todos os dias, em média, cinco emigrantes portugueses tornam-se britânicos. Só entre janeiro de 2017 e setembro de 2018, 2.655 emigrantes no Reino Unido conseguiram obter cidadania britânica, número que supera o total de autorizações …

O maior encontro religioso do mundo leva 150 milhões de pessoas à Índia

Até 04 de março, são esperados na cidade indiana Allahabad cerca de 150 milhões de peregrinos, que buscam proteção e purificação nas águas que cruzam os rios sagrados Ganges, Yamuna e Saraswati, durante aquele que é …

Ciclistas indignados com anúncio que mostra bicicleta a ser abalroada

Um anúncio de publicidade do Continente em que um ciclista é abalroado por um automóvel está a gerar indignação. A Federação Portuguesa de Ciclismo já pediu a retirada do anúncio e apresentou queixa à Entidade …

Hoje, Wall Street parou. É dia de Martin Luther King Jr

Desde 1986 que se realiza, nos EUA, na terceira segunda-feira de janeiro, o dia de Martin Luther King Jr., um feriado federal. A bolsa de Nova York estará encerrada, assim como a maior parte das …