Mau humor pode ser sinal de algo (muito) mais sério do que um estado mental negativo

Ninguém gosta da sensação de estar num estado emocional negativo, mas este estado triste pode representar algo muito mais sério em termos de saúde geral, sugere um novo estudo.

Os investigadores descobriram que o mau humor das pessoas registado ao longo do dia estava associado a níveis mais altos de inflamação – a resposta imune natural do corpo a lesões e infeções, mas que também é uma característica comum de problemas de saúde e doenças crónicas.

Até agora, segundo o artigo publicado em novembro de 2018 na revista Brain, Behavior, and Immunity, a maioria das pesquisas que investigam as ligações entre o efeito negativo e os marcadores de inflamação focalizaram-se no “efeito evocado”, onde os participantes do estudo relataram retrospetivamente o seu humor com um questionário padrão.

“Muitas nuances com relação à forma do efeito e a inflamação estão relacionados estão inexploradas”, explicam os autores, liderados por Jennifer Graham-Engeland, investigadora de saúde bio-comportamental. “Até onde sabemos, ninguém examinou o grau em que os métodos de avaliação ou o tempo modificam a associação entre efeito e inflamação.”

De acordo com os investigadores, as medidas recordadas de efeito, depois de o tempo passar, são suscetíveis à memória e podem ser influenciadas por fatores de personalidade, enquanto avaliações momentâneas em tempo real são pensadas para oferecer uma maneira melhor de capturar experiências afetivas.

Com isso em mente, Graham-Engeland e a sua equipa juntaram 220 participantes na sua amostra e avaliaram o seu humor cinco vezes por dia ao longo de duas semanas.

Alertados pelos smartphones, cada um dos participantes avaliaria até que ponto se sentiam positivos, assinalando um dos itens feliz, satisfeito, divertido e alegre, ou negativo – tenso, ansioso, irritado, hostil, deprimido, frustrado e infeliz.

Além destas autoavaliações, os participantes também tiveram de relatar o seu humor no final do estudo. Os investigadores retiraram amostra de sangue para determinar os níveis de citocinas inflamatórias no plasma sanguíneo.

Ao analisar o estudo completo de duas semanas, os investigadores não encontraram associação entre medidas recordatórias ou momentâneas de efeito negativo ou positivo e marcadores de inflamação.

Mas quando analisaram apenas a última semana da experiência, houve uma associação com efeito negativo (NA) que os investigadores atribuem à “proximidade temporal” do sangue que está ser recolhido no final do estudo.

“Considerando o NA momentâneo agregado da semana 1 não foi associada com qualquer biomarcador, mas na semana 2 foi significativamente associada com níveis mais altos de 7-citoquina”, escrevem os autores.

“Estas são as primeiras análises a mostrar associações significativas entre o NA momentâneo agregado da vida diária e subsequentemente avaliar a inflamação periférica.”

Parece haver pelo menos alguma relação entre os humores negativos diários e os marcadores de inflamação que podem ser indicadores de problemas de saúde e doença.

“Esperamos que este estudo leve os cientistas a estudar os mecanismos subjacentes às associações entre efeitos e inflamação”, diz Graham-Engeland. “Esperamos que estas desoberdas estimulem estudos para entender a ligação, o que pode promover novas intervenções psicossociais que promovem a saúde de forma ampla e ajudem a quebrar um ciclo que pode levar a inflamação crónica, incapacidade e doença“.

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas descobrem novo exoplaneta semelhante a Neptuno

Uma equipa internacional de colaboradores, incluindo cientistas do JPL da NASA e da Universidade do Novo México, descobriram um novo exoplaneta temperado, do tamanho de Neptuno, com um período orbital de 24 dias orbitando uma …

Feira do Livro do Porto partilha recandidatura de Moreira. "Foi erro de funcionária"

A câmara do Porto explicou que a partilha do ‘post’ sobre a recandidatura de Rui Moreira feita este domingo na página de Facebook da “Feira do Livro do Porto” se deveu a “erro de uma …

Emma, uma pequena rinoceronte, viajou para o Japão para encontrar o amor

Uma pequena rinoceronte branca de cinco anos viajou de Taiwan para o Japão. Tudo para encontrar o amor. Tal como muitos humanos, os planos de viagem de Emma acabaram por ter de ser adiados devido ao …

Países Baixos 3-2 Ucrânia | Futebol espectáculo em Amesterdão

Os Países Baixos, campeões em 1988, derrotaram hoje a Ucrânia, por 3-2, em jogo da primeira jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, disputado em Amesterdão. Os Países Baixos estiveram a ganhar por 2-0, com …

Esta pequena ilha nas Caraíbas já não tem restrições (e está a oferecer noites em hotéis)

A ilha de Curaçao está a suspender todas as restrições que foram implementadas no âmbito da pandemia de covid-19 e para comemorar está a oferecer estadias em hotéis para os turistas. Curaçao, um território holandês que …

10 estrangeiros do Benfica já jogaram em Europeus (duas estreias na mesma tarde)

Num espaço de seis horas, Seferović e Vertonghen juntaram-se à lista restrita. É um pouco extensa a lista de futebolistas portugueses que jogaram a fase final de um Europeu enquanto tinham contrato com o Benfica. Portugal participou …

"Clara desconexão". Empresas ganham milhões com o consumo de álcool por menores

Os jovens menores de idade consumiram 8,6% das bebidas alcoólicas vendidas em 2016, o que representa lucros de cerca de 17,5 mil milhões de dólares para as empresas. Os produtos das empresas AB Inbev, MillerCoors e …

Após 12 anos de Netanyahu no poder, Israel tem um novo primeiro-ministro

O Parlamento de Israel aprovou, este domingo, o Governo de coligação do novo primeiro-ministro Naftali Bennett, que sucede a Benjamin Netanyahu, que esteve no poder cerca de 12 anos. Dos 119 deputados presentes, de um Parlamento …

Áustria 3-1 Macedónia do Norte | Banco austríaco vale triunfo inédito

A Áustria estreou-se, este domingo, com um triunfo sobre a Macedónia do Norte, por 3-1, no Euro2020, no primeiro jogo do Grupo C da competição, disputado em Bucareste. Stefan Lainer (18 minutos), Michael Gregoritsch (78) e …

Facebook restringe conta de André Ventura

A rede social decidiu restringir, durante 24 horas, a conta do presidente e deputado único do Chega, após terem sido denunciadas duas publicações. De acordo com o Correio da Manhã, denúncias em duas publicações feitas por …