“Invencível.” Cientistas criam material flexível luminoso que se auto-regenera

Uma tela flexível que se auto-regenera ou um robô emissor de luz que localiza pessoas em ambientes escuros são ideias que, agora, estão mais perto de se tornarem realidade.

Uma equipa de investigadores da Universidade Nacional de Singapura desenvolveu um display eletrónico flexível que se auto-regenera quando danificado. O objetivo é aplicar este material em dispositivos emissores de luz, uma vez que é também capaz de emitir brilho.

O HELIOS (Healable, Low-field Illuminating Optoelectronic Stretchable) é como uma folha de borracha transparente feita de uma “mistura única” de fluoroelastómero e surfactante.

Os fluoroelastómeros são borrachas sintéticas à base de fluorocarbonetos, enquanto que os surfactantes são substâncias que diminuem a tensão superficial entre dois líquidos. Graças ao seu alto poder de limpeza, os surfactantes são muito utilizados em produtos como detergentes.

Com a junção destes dois elementos, o HELIOS possui uma alta permissividade elétrica – ou seja, uma alta capacidade de resistir ao campo elétrico de uma carga induzida, o que lhe permite armazenar mais cargas eletrónicas em tensões mais baixas do que outras tecnologias flexíveis já existentes.

O resultado desta resistência é uma luz 20 vezes mais brilhante do que a dos concorrentes, podendo até funcionar sem alimentação por fio.

Além disso, as moléculas presentes no HELIOS são reversíveis, o que possibilita que o display se auto-regenere depois de ser perfurado, sem a necessidade de uma temperatura pré-determinada ou ambiente adequado.

“Os seres humanos estão cada vez mais dependentes de máquinas e robôs e, por isso, há um enorme valor no uso do HELIOS para criar dispositivos ou telas emissores de luz ‘invencíveis’ que, além de duráveis, são também eficientes em termos de energia”, explicou Benjamin Tee, principal autor da investigação, publicada recentemente na Nature Materials.

A tecnologia “pode gerar economia de custos a longo prazo para fabricantes e consumidores, reduzir desperdício eletrónico e o consumo de energia e, por sua vez, permitir que tecnologias avançadas se tornem ambientalmente amigáveis”, acrescentou, citado pelo New Atlas.

Os cientistas querem aplicar a tecnologia em telas flexíveis e em robôs que trabalham em ambientes escuros.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Eriksen tem alta hospitalar

Seis dias depois de sofrer uma paragem cardíaca, Christian Eriksen teve alta hospitalar e visitou o estágio da seleção dinamarquesa antes de regressar a casa. Christian Eriksen teve alta hospitalar esta sexta-feira, confirmou a federação dinamarquesa, …

MP francês pede seis meses de prisão efetiva para Sarkozy

O Ministério Público (MP) pediu na quinta-feira um ano de prisão, com seis meses de pena efetiva, para o ex-Presidente francês Nicolas Sarkozy, julgado em Paris na sequência de uma investigação ao financiamento irregular na …

Portugueses já podem pedir Certificado Digital Covid

Os portugueses já podem pedir o Certificado Digital Covid, o documento que facilita as viagens para o estrangeiro durante as férias. O primeiro-ministro, António Costa, anunciou que os portugueses poderiam pedir o seu certificado digital europeu …

Guterres presta juramento na ONU e estabelece "prioridade mundial absoluta"

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, prestou juramento e tomou posse para um segundo mandato durante uma sessão plenária da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, Estados Unidos. António Guterres …

Suécia 1-0 Eslováquia | Isak carrega nórdicos às costas

A Suécia deu hoje um passo de ‘gigante’ rumo aos oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Eslováquia por 1-0, em encontro da segunda jornada do Grupo E, disputado em São Petersburgo. Depois …

Ex-CEO da Groundforce admite hipótese de comprar a empresa

O ex-CEO da Groundforce, afastado do cargo em abril por "violação grave dos deveres de lealdade", não exclui a hipótese de vir a comprar a empresa de handling. Em declarações ao jornal online ECO, Paulo Neto …

Viatura onde seguia Eduardo Cabrita atropela uma pessoa na A6

Esta sexta-feira, um homem morreu após ter sido atropelado pelo automóvel em que seguia o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, num acidente na autoestrada A6. Numa nota enviada às redações, o Ministério da Administração Interna …

Portugal com mais 1.298 casos e quatro mortes

Esta sexta-feira, Portugal registou 1.298 novos casos e quatro mortes na sequência da infeção por covid-19. Segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), foram registados, nas últimas 24 horas, mais 1.298 casos e …

Parlamento aprova prorrogação das moratórias bancárias até final do ano

O alargamento aplica-se aos "particulares e para as empresas que desenvolvem a sua atividade em setores especialmente afetados pela pandemia de covid-19". O Parlamento aprovou, esta sexta-feira ,a prorrogação e alargamento das moratórias bancárias, que terminavam …

Tribunal belga obriga AstraZeneca a entregar 50 mihões de doses de vacina à UE

A AstraZeneca vai ter que entregar 50 milhões de doses da vacina para a covid-19 à União Europeia. A entrega deve ser efetuada até 27 de setembro. A justiça belga ordenou, esta sexta-feira, à farmacêutica …