Marte pode ser mais húmido do que se pensava (mas continua inóspito)

O Planeta Vermelho pode ser mais húmido do que se pensava, mas continua inóspito para a vida tal como a conhecemos, concluiu uma nova investigação conduzida por cientistas do Southwest Research Institute, nos Estados Unidos.

Em comunicado, os especialistas explicam que desenvolveram um modelo da atmosfera marciana para prever onde, quando e durante quanto tempo é que as salmouras (água saturada com sal) são estáveis à superfície e em camadas rasas no subsolo.

Com o modelo, a equipa concluiu que o Planeta Vermelho pode ter água líquida em grande parte da sua superfície, mas por curtos períodos de tempo.

“Descobrimos que a formação de salmoura a partir de alguns sais pode fazer chegar água líquida a mais de 40% da superfície, mas apenas sazonalmente, durante 2% do ano marciano”, explicou Alejandro Soto, co-autor do estudo.

Devido às baixas temperaturas em Marte e às suas condições de seca extrema, uma gota de água líquida congelaria, ferveria ou evaporaria instantaneamente a menos que a gota tivesse dissolvido sais. Estas condições, observou Soto citado na mesma nota, “impediriam a [formação de] vida tal como a conhecemos”.

O modelo mostrou que salmouras estáveis podem formar-se e persistir em certas partes de Marte durante um curto período do ano e até seis horas consecutivas – uma faixa bem mais ampla do que se pensava anteriormente, nota a Russia Today.

Contudo, as baixas temperaturas não seriam suficientes para sustentar vida.

Os resultados do estudo “reduzem para do risco associado à exploração do Planeta Vermelho, contribuindo para futuros trabalho sobre possíveis condições de habitabilidade em Marte”, concluiu o mesmo especialista. Tal como sintetiza o Space.com, Marte pode ser muito mais húmido do que se pensava, mas não o suficiente para abrigar vida.

Os resultados da investigação foram esta semana publicados na Nature Astronomy.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Euro2020, 2º dia: Bélgica e Finlândia vencem em dia marcado pelo colapso de Eriksen

A Bélgica estreou-se hoje no Euro2020 de futebol com uma vitória expressiva sobre a Rússia (3-0), no Grupo B, num dia histórico para a Finlândia, mas manchado pelo colapso do dinamarquês Christian Eriksen, que lançou …

Bélgica 3-0 Rússia | Diabos belgas à solta em São Petersburgo

A Bélgica entrou com tudo nesta fase final do EURO 2020. Na noite deste sábado, os “diabos vermelhos” andaram à solta e silenciaram São Petersburgo. A Bélgica entrou hoje com o pé direito no Campeonato da …

Um braço robótico conseguiu ajudar um paciente a sentir o mundo

Recentemente, um implante neural permitiu que as pessoas escrevessem uma mensagem apenas com o pensamento. Agora, um novo braço robótico controlado por um implante está a criar curiosidade por conseguir enviar feedback tátil para o …

Dinamarca 0-1 Finlândia | Todos a pensar em Eriksen

A Finlândia venceu o seu encontro de estreia em fases finais de Campeonatos da Europa, num jogo em que o mais importante não foi o resultado final, mas sim a luta de Eriksen pela vida. A …

Polícia chinesa prende mais de mil suspeitos de lavagem de dinheiro com criptomoedas

As autoridades chinesas intensificaram o controlo de esquemas que envolvem criptomoedas e prenderam mais de 1.100 suspeitos de usar os ativos digitais para lavagem de fundos ilícitos. A mega operação ocorreu em 23 províncias, regiões e …

#CancelCanadaDay. População quer pôr fim ao Dia do Canadá

Uma cidade canadiana e uma "Primeira Nação" do país cancelaram formalmente o Dia do Canadá alegando que não querem continuar a homenagear a "tentativa de genocídio" contra os povos indígenas. A prefeita da cidade de Victoria, …

Plástico é responsável por 80% do lixo nos oceanos

Um estudo global publicado na quinta-feira revelou que 80% do lixo encontrado nos oceanos é composto por plástico, sobretudo sacolas e garrafas. Em seguida surge o metal, vidro, roupas e outros artigos têxteis, borracha, papel …

Governo sabia da partilha de dados de ativistas russos desde março

O Governo sabia do envio para a embaixada russa dos dados pessoais dos manifestantes anti-Putin desde março. A notícia foi avançada pela RTP. Os ativistas russos revelaram que a sua queixa sobre a atitude da Câmara …

Nome "Donald" atingiu um recorde de baixa popularidade nos EUA

Donald Trump parece ter garantido que será o "Donald" mais notável dos próximos anos, já que o nome do ex-presidente dos Estados Unidos atingiu o recorde de baixa popularidade, em 2020. Um novo relatório da Social …

Euro2020. Eriksen caiu inanimado no relvado, mas já está "estável"

O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do Grupo B do Euro2020, foi interrompido ao minuto 43 depois do médio Christian Eriksen ter caído inanimado do relvado. O jogador do Inter Milão, de 29 …