Mark Zuckerberg quer curar todas as doenças do mundo

B!T

Mark Zuckerberg, fundador do Facebook

Mark Zuckerberg, fundador do Facebook

O fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, e a sua mulher vão doar três mil milhões de dólares, durante a próxima década, para a investigação e tratamento de quaisquer doenças.

O investimento tem como objetivo permitir a cura, prevenção ou, pelo menos, o controlo de todas as doenças que existam no mundo.

“Hoje, apenas quatro tipos de doenças são a razão da maioria das mortes. Podemos conquistar progressos [no tratamento] de cada uma delas com a tecnologia certa”, destacou Mark Zuckerberg, durante um evento em São Francisco, nos EUA.

Os três mil milhões de dólares, cerca de 2,7 mil milhões de euros, vão ser usados para reunir médicos, cientistas e engenheiros numa missão para criar várias ferramentas tecnológicas que permitam o próximo passo na evolução da medicina.

O projeto será liderado pela neurocientista Cori Bargmann e surge na sequência da Chan Zuckerberg Initiative, uma iniciativa que o casal lançou no ano passado e tem estado focada em educação.

“Esta é uma meta ambiciosa”, afirmou Zuckerberg, sublinhando que passou os últimos anos a discutir com especialistas que acreditam que é possível.

“Irá demorar anos até que as ferramentas estejam desenvolvidas e as consigamos aplicar. É difícil e precisamos de ser pacientes, mas é importante”, lembrou.

A sua mulher, Priscilla Chan, médica pediatra, disse que não significa que as crianças não vão estar doentes, mas que as doenças serão menos frequentes.

A Chan Zuckerberg Science já anunciou que o primeiro investimento será de quase 600 milhões de dólares, cerca de 530 milhões de euros, no BioHub – um centro liderado por Joe DeRisi e Stephen Quake, especialistas em biofísica e bioengenharia.

O centro vai aliar o desenvolvimento tecnológico ao diagnóstico de doenças e à monitorização do sangue – para permitir a criação de novas ferramentas, testes, vacinas e estratégias para tratar doenças como a sida, ébola, ou o vírus Zika.

BZR, ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Doação para o bem da humanidade? É sempre boa notícia. Há muita gente com muito dinheiro que nada faz senão encher o colchão. Usar o dinheiro para o bem é um ponto positivo na minha opinião.

    Também é relevante analisar o esforço feito pelo doador. O marquinho tem praí 40+ mil milhões de acordo com a forbes. Vai da 3 mil durante uma década logo este ano vai dar um décimo desse valor, ou seja, 300 milhões.

    Ora portanto, esta doação não chega a 1% da sua fortuna ficando ele ainda com 99%. Se vocês têm 5000€ no banco ide doar 50€ para a cura do cancro que estão a fazer tão boa ação como o marquinho.

    Isto pra dizer que há muitos problemas no mundo e acho q é possível ser rico e viver bem confortável sem chegar ao extremo de precisar de mais dinheiro porque se quer ter uma casa com 20 sanitas de ouro. Chegado esse patamar de conforto, porque não ajudar o resto da sociedade em vez de ter biliões praí parados.

RESPONDER

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …