/

Mark Zuckerberg quer curar todas as doenças do mundo

4

B!T

Mark Zuckerberg, fundador do Facebook

Mark Zuckerberg, fundador do Facebook

O fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, e a sua mulher vão doar três mil milhões de dólares, durante a próxima década, para a investigação e tratamento de quaisquer doenças.

O investimento tem como objetivo permitir a cura, prevenção ou, pelo menos, o controlo de todas as doenças que existam no mundo.

“Hoje, apenas quatro tipos de doenças são a razão da maioria das mortes. Podemos conquistar progressos [no tratamento] de cada uma delas com a tecnologia certa”, destacou Mark Zuckerberg, durante um evento em São Francisco, nos EUA.

Os três mil milhões de dólares, cerca de 2,7 mil milhões de euros, vão ser usados para reunir médicos, cientistas e engenheiros numa missão para criar várias ferramentas tecnológicas que permitam o próximo passo na evolução da medicina.

O projeto será liderado pela neurocientista Cori Bargmann e surge na sequência da Chan Zuckerberg Initiative, uma iniciativa que o casal lançou no ano passado e tem estado focada em educação.

“Esta é uma meta ambiciosa”, afirmou Zuckerberg, sublinhando que passou os últimos anos a discutir com especialistas que acreditam que é possível.

“Irá demorar anos até que as ferramentas estejam desenvolvidas e as consigamos aplicar. É difícil e precisamos de ser pacientes, mas é importante”, lembrou.

A sua mulher, Priscilla Chan, médica pediatra, disse que não significa que as crianças não vão estar doentes, mas que as doenças serão menos frequentes.

A Chan Zuckerberg Science já anunciou que o primeiro investimento será de quase 600 milhões de dólares, cerca de 530 milhões de euros, no BioHub – um centro liderado por Joe DeRisi e Stephen Quake, especialistas em biofísica e bioengenharia.

O centro vai aliar o desenvolvimento tecnológico ao diagnóstico de doenças e à monitorização do sangue – para permitir a criação de novas ferramentas, testes, vacinas e estratégias para tratar doenças como a sida, ébola, ou o vírus Zika.

BZR, ZAP

4 Comments

  1. Doação para o bem da humanidade? É sempre boa notícia. Há muita gente com muito dinheiro que nada faz senão encher o colchão. Usar o dinheiro para o bem é um ponto positivo na minha opinião.

    Também é relevante analisar o esforço feito pelo doador. O marquinho tem praí 40+ mil milhões de acordo com a forbes. Vai da 3 mil durante uma década logo este ano vai dar um décimo desse valor, ou seja, 300 milhões.

    Ora portanto, esta doação não chega a 1% da sua fortuna ficando ele ainda com 99%. Se vocês têm 5000€ no banco ide doar 50€ para a cura do cancro que estão a fazer tão boa ação como o marquinho.

    Isto pra dizer que há muitos problemas no mundo e acho q é possível ser rico e viver bem confortável sem chegar ao extremo de precisar de mais dinheiro porque se quer ter uma casa com 20 sanitas de ouro. Chegado esse patamar de conforto, porque não ajudar o resto da sociedade em vez de ter biliões praí parados.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.