Socialistas da UGT elegeram Mário Mourão para presidente

Estela Silva / Lusa

Mário Mourão, presidente da UGT

Mário Mourão, presidente da UGT

Os socialistas da UGT elegeram, este sábado, Mário Mourão para presidente da tendência sindical.

Este sábado, os socialistas da UGT elegeram Mário Mourão para presidente da tendência sindical, tornando-o também no candidato a secretário-geral da central, para substituir Carlos Silva no próximo ano.

A eleição decorreu no âmbito do VIII congresso da tendência sindical socialista (TSS), que se realizou em Lisboa e foi marcado pela novidade de existirem duas candidaturas.

José Abraão e Mário Mourão disputaram a liderança da TSS, mas foi o dirigente dos bancários do norte que conseguiu a vitória, com mais meia centena de votos.

À TSF, Mourão revelou estar satisfeito com a escolha dos camaradas e adiantou que “a prioridade é a reorganização da tendência socialista”.

“Há também que atenuar as tensões de um congresso que, pela primeira vez, teve dois candidatos. Teria sempre algumas fricções, há agora que apanhar os cacos e tentar construir unidade para que nos preparemos para, em abril de 2022, podermos ir ao congresso da UGT”, explicou.

Esta foi a primeira vez que houve dois candidatos, mas Mourão rejeita a existência de “divisão”. “Houve dois candidatos, apresentaram-se as duas moções, foi possível apresentar documentos em conjunto. Não vejo que haja divisão, foi um debate democrático“, esclareceu.

“Representa um setor fundamental na economia portuguesa, que é a administração pública, e portanto terá sempre lugar e será sempre um fator de unidade e insubstituível”, acrescentou Mário Mourão.

Até este sábado, foi Carlos Silva a assumir o cargo de presidente da TSS, lugar que ocupava há oito anos, os mesmos que tem como secretário-geral da UGT.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.