Mário Jardel “apanhado” no aeroporto com 10 kg… de bacalhau

Mário Jardel / Facebook

Mário Jardel em jogo de homenagem aos bicampeões da Taça Libertadores de 1995.

Mário Jardel em jogo de homenagem aos bicampeões da Taça Libertadores de 1995.

O ex-jogador de futebol Mário Jardel foi surpreendido esta terça-feira num aeroporto brasileiro ao ver a sua bagagem apreendida por conter dez quilos de bacalhau, no regresso de uma viagem à Europa.

De acordo com o site noticioso brasileiro G1, o roteiro de dez dias de viagem do ex-jogador, que representou em Portugal o Sporting, o FC Porto e o Beira-Mar, incluiu visitas à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, às Federações Portuguesa de Futebol e de Desporto para Pessoas com Deficiência e ainda à Expomilano, em Milão, Itália.

Ao desembarcar no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, o actual deputado estadual Mário Jardel viu apreendidos 10 quilos de bacalhau que transportava numa mala, confirmou o Ministério da Agricultura do Brasil.

A Jardel foram ainda apreendidas nozes, conservas de pescado e cerca de 1,2 quilos de queijo, produtos que foram todos destruídos.

O ministério justificou a apreensão alegando que o transporte desse tipo de produtos alimentares só poder ser realizado com a apresentação de uma certificação sanitária emitida pelo país de origem. O antigo futebolista foi apanhado numa fiscalização de rotina aos passageiros dos voos internacionais.

A viagem de Mário Jardel causou polémica no Brasil pelo gasto de mais de 40 mil reais (cerca de nove mil euros) de dinheiros públicos, entre passagens e diárias para si e para um assessor na Europa.

Num comunicado à imprensa, o actual deputado disse que não conhecia as restrições legais e que entregou todos os mantimentos aos fiscais quando foi abordado.

Além de ter jogado nos campeonatos brasileiro e português, Jardel passou pelo futebol italiano, inglês, búlgaro e da Arábia Saudita, entre outros.

Terminou a sua carreira em 2011 e agora exerce o cargo de deputado estadual no Rio Grande do Sul, tendo sido eleito em 2014 pelo Partido Social-Democrata (PSD).

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.