Marinheiros russos condenados na Grécia a 395 anos de prisão por tráfico humano

Dois marinheiros russos foram condenados a 395 anos de prisão na Grécia por tráfico de migrantes. O Ministério das Relações Externas da Rússia estima que o país mantém 24 marinheiros russos sob custódia.

Segundo informou o RBC, citado pelo Moscow Times, os marinheiros alegaram que foram inicialmente contratados para rebocar iates, tendo sido ameaçados quando se opuseram ao tráfico de pessoas, disse ao RBC o ativista de direitos humanos Ivan Melnikov. A Interfax identificou os dois homens como Alexander Illarionov e Andrei Zhuravlyov.

De acordo com Ivan Melnikov, vice-presidente da filial russa do Comité Internacional de Defesa dos Direitos Humanos, um tribunal grego considerou os dois marinheiros russos culpados de organizar migração ilegal.

Os dois homens foram detidos em novembro de 2019 e fazem parte do grupo de 14 marinheiros russos detidos na Grécia naquele mês.

Dois outros marinheiros de nacionalidade russa foram também condenados a 395 anos de prisão por acusações de tráfico na Grécia, informou a Interfax, sem especificar os seus nomes ou a data do veredito. Contudo, um relatório de 14 de novembro refere-se a esses dois marinheiros pelos apelidos Malenkov e Belenko.

O ativista Ivan Melnikov indicou ao RBC que os marinheiros russos aceitaram o trabalho em causa devido a dificuldades financeiras e à necessidade de ajudar familiares que se encontravam doentes.

Um relatório do Ministério das Relações Externas da Rússia, de novembro de 2019, revelou, que a Grécia mantinha 24 marinheiros russos sob custódia, enquanto a Itália – outro destino de tráfico de migrantes – mantinha 23.

Mais de um milhão de migrantes e refugiados fugiram do conflito e da pobreza no Médio Oriente e em África no auge da crise europeia de refugiados, em 2015. Os números caíram significativamente depois que a Turquia, principal ponto de partida, chegou a um acordo com a União Europeia para conter o fluxo de pessoas.

Em agosto de 2019, mais de uma dúzia de barcos migrantes desembarcaram na Grécia na primeira chegada em massa de migrantes da Turquia em três anos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.