Marinha dos EUA faz apreensão de armas ilícitas no Mar da Arábia

A Marinha dos Estados Unidos apreendeu um carregamento ilícito de armas no Mar da Arábia, anunciou a Quinta Frota da Marinha americana.

A apreensão do arsenal foi feita pelo navio USS Monterey na passada quinta-feira, dia 6 de maio, perto de Omã e do Paquistão, e foi divulgada no sábado, dia 8.

Segundo a Marinha americana, o carregamento ilícito estava localizado numa pequena embarcação que navegava em águas internacionais no Norte do Mar da Arábia.

A carga demorou dois dias a ser transferida para o USS Monterey. A tripulação da embarcação foi interrogada, recebeu água e comida e depois acabou por ser libertada, segundo a Marinha americana.

A quantidade de armas apreendida é tão grande que cobriu grande parte do USS Monterey, que tem cerca de 173 metros, refere a CNN.

“O carregamento de armas incluía dezenas de mísseis, antitanques russos avançados, milhares de armas de fogo de tipo 56, centenas de metralhadoras PKM, armas de precisão e lançadores de granadas”, pode ler-se no comunicado.

A Marinha americana acrescentou que o armamento irá ficar sob custódia dos EUA enquanto a sua proveniência e o destino estão a ser investigados.

No entanto, as autoridades sabem que carregamentos semelhantes intercetados pela Marinha tinham como destino os rebeldes Houthi no Iémen.

“O facto da Marinha dos EUA apreender outro carregamento de armas iranianas com destino ao Iémen não é uma surpresa”, escreve o senador Tom Cotton no Twitter, no domingo, referindo-se à apreensão de armas chinesas em 2013.

O jornal The Washington Post recorda que uma Resolução do Conselho de Segurança da ONU, de 2015, impôs um embargo de armas aos Houthis.

Os rebeldes xiitas apoiados pelo Irão estão inseridos numa batalha pelo controlo do Iémen com o governo internacionalmente reconhecido, que é apoiado por uma coalizão militar liderada pela Arábia Saudita.

Shahrokh Nazemi, chefe do escritório de media da Missão Permanente do Irão nas Nações Unidas em Nova York, referiu numa e-mail que o Irão “nega categoricamente estar de qualquer forma envolvido”.

Saeed Khatibzadeh, porta-voz do Ministério das Relações Externas iraniano em Teerão, também negou qualquer envolvimento com as armas durante uma entrevista realizada na passada segunda-feira.

  Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Só um terço das empresas em Portugal têm gestores com um curso superior

O estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos refere que este valor é negativo para o país já que a formação superior dos gestores está associada à produtividade e há maior probabilidade da empresa começar …

Governo avança com desconto de 10 cêntimos por litro nos combustíveis para as famílias

O Governo vai criar um desconto de dez cêntimos por litro nos combustíveis para todas as famílias, até 50 litros por mês. Uma medida que estará em vigor entre novembro deste ano e março do …

Inês Sousa Real, porta-voz do PAN

PAN já enviou memorando de entendimento ao Governo

O partido Pessoas–Animais–Natureza enviou ao Governo, esta sexta-feira, o memorando de entendimento com cerca de 60 propostas, no âmbito do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "O PAN fez chegar ao Governo um memorando do qual …

Alterações ao Orçamento de 2021 custaram, afinal, muito mais do que o estimado pelo Governo

Apenas duas das 291 medidas adicionadas representaram um impacto anual de 88 milhões de euros, com o Governo a calcular, durante a especialidade, que a totalidade custaria 3,2 milhões de euros. As alterações feitas ao Orçamento …

Entre a pandemia e os preços da energia, Marcelo alerta que chumbo do OE criaria "mais um problema"

O Presidente da República reiterou, esta sexta-feira, que deseja evitar uma crise política criada por um eventual chumbo do Orçamento de Estado, porque "só juntaria um problema" à pandemia e à subida dos preços dos …

França dá a partir de dezembro "cheque-combustível" de 100 euros

França vai dar a partir de dezembro um “cheque-combustível” único de 100 euros a cerca de 36 milhões de condutores que ganham menos de 2.000 euros por mês devido à escalada dos preços do gasóleo …

Parlamento aprova extinção do SEF

A extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) foi aprovada na Assembleia da República, esta sexta-feira, com os votos a favor do PS, BE e da deputada não-inscrita Joacine Katar Moreira. O texto final apresentado …

Mais oito mortes e 930 novos casos de covid-19. Incidência sobe

Portugal registou, esta sexta-feira, mais oito mortes e 930 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 930 novos …

A ministra da Cultura, Graça Fonseca.

De "propaganda" a "manipulação populista". Tweets polémicos do Ministério da Cultura causam alvoroço nas redes sociais

O Ministério da Cultura, tutelado por Graça Fonseca, usou a conta oficial no Twitter para enaltecer os investimentos do Governo PS no setor, e foi mais longe, comparando-os aos do Governo PSD/CDS. Na terça-feira, foram publicados …

Parlamento aprova novo decreto sobre inseminação post mortem após veto de Marcelo

O Parlamento aprovou, esta sexta-feira, um novo decreto sobre a inseminação post mortem, com propostas de alteração do PS, BE, PCP, PAN e PEV para responder às dúvidas levantadas pelo Presidente da República no veto …