Marinha dos EUA faz apreensão de armas ilícitas no Mar da Arábia

A Marinha dos Estados Unidos apreendeu um carregamento ilícito de armas no Mar da Arábia, anunciou a Quinta Frota da Marinha americana.

A apreensão do arsenal foi feita pelo navio USS Monterey na passada quinta-feira, dia 6 de maio, perto de Omã e do Paquistão, e foi divulgada no sábado, dia 8.

Segundo a Marinha americana, o carregamento ilícito estava localizado numa pequena embarcação que navegava em águas internacionais no Norte do Mar da Arábia.

A carga demorou dois dias a ser transferida para o USS Monterey. A tripulação da embarcação foi interrogada, recebeu água e comida e depois acabou por ser libertada, segundo a Marinha americana.

A quantidade de armas apreendida é tão grande que cobriu grande parte do USS Monterey, que tem cerca de 173 metros, refere a CNN.

“O carregamento de armas incluía dezenas de mísseis, antitanques russos avançados, milhares de armas de fogo de tipo 56, centenas de metralhadoras PKM, armas de precisão e lançadores de granadas”, pode ler-se no comunicado.

A Marinha americana acrescentou que o armamento irá ficar sob custódia dos EUA enquanto a sua proveniência e o destino estão a ser investigados.

No entanto, as autoridades sabem que carregamentos semelhantes intercetados pela Marinha tinham como destino os rebeldes Houthi no Iémen.

“O facto da Marinha dos EUA apreender outro carregamento de armas iranianas com destino ao Iémen não é uma surpresa”, escreve o senador Tom Cotton no Twitter, no domingo, referindo-se à apreensão de armas chinesas em 2013.

O jornal The Washington Post recorda que uma Resolução do Conselho de Segurança da ONU, de 2015, impôs um embargo de armas aos Houthis.

Os rebeldes xiitas apoiados pelo Irão estão inseridos numa batalha pelo controlo do Iémen com o governo internacionalmente reconhecido, que é apoiado por uma coalizão militar liderada pela Arábia Saudita.

Shahrokh Nazemi, chefe do escritório de media da Missão Permanente do Irão nas Nações Unidas em Nova York, referiu numa e-mail que o Irão “nega categoricamente estar de qualquer forma envolvido”.

Saeed Khatibzadeh, porta-voz do Ministério das Relações Externas iraniano em Teerão, também negou qualquer envolvimento com as armas durante uma entrevista realizada na passada segunda-feira.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Norte-americanos envolvidos na fuga de Carlos Ghosn declaram-se culpados

Os dois norte-americanos acusados de ajudarem o ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn a fugir do Japão quando aguardava julgamento em liberdade sob fiança declararam-se esta segunda-feira culpados perante a justiça japonesa. De acordo com fontes da …

Enfermeira tentou provar que as vacinas tornam as pessoas magnéticas (mas não correu como previsto)

Na semana passada, a enfermeira negacionista de Ohio Joanna Overholt tentou, durante uma sessão legislativa, provar que as vacinas contra a covid-19 tornam as pessoas magnéticas. Mas não foi bem sucedida. O teste do íman resulta …

Foda e Kostadinov: as recordações à volta do Áustria-Macedónia do Norte

O selecionador da Áustria e um dos jogadores da Macedónia do Norte trouxeram memórias dos anos 90. O jogo entre Áustria e Macedónia do Norte, que terminou com vitória austríaca por 3-1, não estava propriamente na …

Paquistão. Quem não se vacinar pode ficar sem acesso ao telemóvel

O governo regional de Punjab, no Paquistão, decidiu que os cidadãos que não se vacinarem contra a covid-19 "ao fim de um certo tempo" podem ver o cartão SIM do seu telemóvel bloqueado. "Estamos a fazer …

Seleção Nacional testa negativo na véspera da estreia no Europeu

Depois do susto de João Cancelo, que testou positivo ao novo coronavírus, a seleção nacional respira de alívio na véspera da estreia no Europeu, depois de ter testado negativo à covid-19. Esta segunda-feira de manhã, a …

Associação quer que os testes em eventos culturais sejam gratuitos

A Associação Espetáculo - Agentes e Produtores Portugueses defendeu que os testes de diagnóstico à covid-19 devem ser gratuitos em eventos culturais. A Associação Espetáculo – Agentes e Produtores Portugueses defendeu, este domingo, que os testes …

Advogados repudiam declarações de Cabrita sobre agendamentos do SEF

Um grupo de advogados repudiou as declarações do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que atribuem a um escritório de advogados a responsabilidade pelo mau funcionamento do sistema de agendamentos para atribuição de vistos de …

Fundo Azul só aplicou um quarto do orçamento desde 2016

O Fundo Azul tem tido um orçamento anual de 13 milhões de euros nos últimos cinco anos, mas não tem gasto três quartos desde 2016. Em cinco anos, o Fundo Azul entregou apenas 17 milhões de …

Polónia 1-2 Eslováquia | Paulo Sousa surpreendido no arranque

A Polónia, comandada pelo treinador português Paulo Sousa, entrou hoje da pior forma no Euro2020, ao perder por 2-1 com a Eslováquia, em encontro do Grupo E, disputado em São Petersburgo, na Rússia. O guarda-redes Wojciech …

Agostinho Branquinho nega tráfico de influências na construção de hospital em Valongo

O antigo deputado Agostinho Branquinho negou esta segunda-feira qualquer envolvimento ou tráfico de influências junto da Câmara de Valongo, no processo de licenciamento e construção do Hospital de São Martinho, naquele concelho do distrito do …