/

Maria Madalena não era pobre

23

Wikimedia

“Madalena Penitente”, óleo de Ticiano, 1565

Um livro recente sobre Maria Madalena afirma que a fervorosa seguidora de Jesus era, afinal, uma mulher rica que financiou as atividades do Messias.

O livro foi escrito pela investigadora norte-americana Jennifer Ristine e será publicado no dia 22 de julho. Ristine passou quatro anos a trabalhar em Magdala, em Israel, uma pequena cidade tradicionalmente conhecida pelas fontes cristãs por ser a terra natal de Maria Madalena.

Esta cidade, que os arqueólogos afirmam ser um dos mais ricos assentamentos nas margens do Mar da Galileia, contém evidências de riqueza, como “empresas que existiam naquela época” ou mosaicos que foram descobertos.

“Vendo este lugar, onde Maria Madalena viveu, pode-se confirmar que ela era uma mulher com dinheiro“, sublinha Jennifer Ristine.

A investigadora afirma que Maria Madalena ajudou os discípulos com os seus próprios recursos. Além disso, o Evangelho de Lucas dá-nos uma pista disso mesmo: este evangelho elenca as mulheres que contribuíram com os seus bens para a causa de Jesus e dos seus discípulos e, entre vários nomes, surge o de Maria Madalena.

O livro não se centra em detalhes sobre a vida de Maria Madalena, nem procura abordar a sua eventual relação com o Messias. Em vez disso, concentra-se apenas no facto de a mulher não ser pobre – facto que contradiz a versão de que Maria Madalena era uma pobre prostituta.

Na literatura bíblica, o vínculo de Maria Madalena com a prostituição vem da homilia do Papa Gregório 33, que data do século VI, mais de 500 anos após a sua morte.

A autora do livro realça que não foram encontradas quaisquer provas sobre a vida sexual de Maria Madalena durante as investigações, e sublinha que, muito provavelmente, jamais se chegue a saber algo mais a esse respeito. E lança o desafio aos leitores para que não se concentrem apenas nos detalhes íntimos, e, em vez disso, se deixem levar pelo que esta mulher foi realmente.

Este novo dado sobre uma das mulheres mais enigmáticas da religião cristã surgiu graças a minuciosas escavações arqueológicas e estudos realizados durante vários anos por especialistas de todo o mundo.

ZAP // RT

23 Comments

  1. Papa Gregorio 33 não existe pois o último foi Gregório XVI -1831-1846 , não se está a referir a Gregório I o Magno que teve o seu pontificado entre 590-604?

    • Toda a notícia é incorreta. Ao que parece havia 3 Marias Madalenas: uma rica, que ajudou Jesus financeiramente; outra prostitua, que lava os pés a Jesus e uma terceira que seria mulher de Cristo, já que na altura as pessoas casavam aos 15 ou 16 anos.

      • Isso é um pouco como o António Costa. Há um para a Europa ver; outro para enrolar a esquerdalha; e ainda outro que nos f%&$ a todos diariamente.

      • Se fosse só o Costa!! Da esquerda à direita venha o diabo e escolha!!! E tudo à custa de quem?

  2. como é que num livro de fantasias conseguem deduzir a realidade …!!?!?!
    uma coisa que supostamente aconteceu à dois mil anos atrás ! , e continuam com estas patacoadas !!!
    a igreja , a religiao só serve para acorrentar e limitar as “almas” , essa gentalha ( a igreja ) só fez “poias” … na idade media matou, violou, encarcerou … e ainda há que siga essa bando de energúmenos …

    • Esses e os políticos. Uns quantos espertalhaços à viver à custa dos mais desfavorecidos. Quando vêem que alguém tem algumas posses ou alguma capacidade que o possa levar mais longe atacam e não descansam enquanto não põem a pessoa de rastos.

  3. mas que descoberta que o jornalista fez,epois de tantos seculos. só quem nao leu a biblia é que nao sabe quem foi maria madalena….. confundi la com a pobre prostituta é mais fantasia popular do que a realidade dos factos descritos na biblia.
    mas que bom que se fala sobre o assunto mesmo com titulos bombasticos , para que todos os que tem interesse , aprofundem os seus conhecimentos sobre a vida de jesus e seus comtemporaneos e amigos e discipulos.

      • que seja.. mas o que contribui isso para o caso em questao??? no seculo 10 30 50 100 . embora continuassem os poderosos do mundo antigo a usar a discriminaçao o racismo e o terrorismo contra os cristaos, embora a ficçao de que falas tenha sido comprovada por varias outras fontes da antiguidade e houvesse muitos que aplaudiram a morte de um inocente em troca da libertaçao de um terrorista…….ainda nao havia como ha hoje gente tao cretina e estupida que prefere acreditar no maior absurdo cientifico que ha memoria, isto e o aparecimento da vida atraves da estimulaçao de particulas de hidorgenio por raios ultra violetas…..do que na criaçao do mundo mesmo que por metodos nao ortodoxos!!!!… mas como diz a tal biblia na qual nao acreditas como fonte historica diz que “Nessa nova vida já não há diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo e livre, mas Cristo é tudo e está em todos. “.. mesmo que nao queiras!!!!

      • agradeço a chamada de atençao ate porque as vezes nao escrevemos exatamente aquilo em que estamos a pensar, por falta de vocabolario ou de ideias mas….. ja agora.. a que estereoptipo te referes???? obrigado

      • Não me refiro a nenhum em particular, mas ao modo como te serves de certas transcrições. “criação do mundo”, “Nessa nova vida”, “Cristo está em todos”, são frase que se tornaram chavões, mas que não explicam nada nem desbravem caminhos…
        Bom fim de semana.

  4. Que religião mais prolongada. Judaísmo, cristianismo e muçulmanismo. Três religiões que só criaram infelizes por toda a Terra e que nunca mais desamparam a loja.

  5. mucki , deixa estar … eu tambem sou censurado diariamente, não sei se é quando digo que t~em de apanhar umas trolitadas , os politicos , está claro !!!

  6. neste mundo conturbado e barbaramente sacudido e dilacerado por incendios, tempestades, sismos…em 2017 morreram em portugal (nos incendios) mais de cem pessoas. Na grécia já ultrapassa os 70. no japão outras tantas mortes por enxurradas e calor intenso…etc…No entanto, uns certos iluminados descobrem que Maria Madalena não era pobre…prostituta ou prostituta pobre, esquecendo a verdadeira razão da sua atitude para com o mestre…E se fossem plantar grelos e nabos para alimentar os pobres?..A Bíbçia é o livro mais lido e mais vendido no Universo e arredores…ficção? Haja compaixão por não saberem o que dizem…

  7. Grande Madalena, e que sorte o Cristo teve, em arranjar uma mulher capitalista, afinal de contas este não andava só com homens tesos.
    Será que o Vaticano foi o herdeiro desse capital financeiro ou patrimonial da Maria Madalena???

    • as vezes…..sacudir o po das sandalias e mais proveitoso para certos seres preconceituosos e ate fanaticos… mas nao sacudo….apenas faço uma pergunta inocente….. em que estorias ou historias entao ainda acreditas???? queres elucidar me..ou nem tu proprio sabes ? ja que o ser humano e forjado por milhoes de anos de conhecimento e aprendisagem e que concentra nos genes todas as respostas as interrogaçoes da mente e todas as perguntas que determinam a qualidade intrinseca do ser ao conhecimento e a evoluçao…… diz la.. em que acreditas entao?….

      • Acredito que vamos todos morrer!!!
        Sabes que a bíblia não é um documento histórico, não sabes? – é apenas um conjunto de estorias (que foram sido moldadas/alteradas ao longo do tempo, conforme as vontades do clero, que detinha o conhecimento quase em exclusivo!) e é apenas um conjunto de cheia de “truques” e metáforas!
        Ficção, portanto!!

  8. Maria Madalena não era de facto rica. Era pobre. Tinha era amigos ricos. Não confundam as coisas. E por vezes emprestavam-lhe dinheiro.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.