Maria Madalena não era pobre

Wikimedia

“Madalena Penitente”, óleo de Ticiano, 1565

Um livro recente sobre Maria Madalena afirma que a fervorosa seguidora de Jesus era, afinal, uma mulher rica que financiou as atividades do Messias.

O livro foi escrito pela investigadora norte-americana Jennifer Ristine e será publicado no dia 22 de julho. Ristine passou quatro anos a trabalhar em Magdala, em Israel, uma pequena cidade tradicionalmente conhecida pelas fontes cristãs por ser a terra natal de Maria Madalena.

Esta cidade, que os arqueólogos afirmam ser um dos mais ricos assentamentos nas margens do Mar da Galileia, contém evidências de riqueza, como “empresas que existiam naquela época” ou mosaicos que foram descobertos.

“Vendo este lugar, onde Maria Madalena viveu, pode-se confirmar que ela era uma mulher com dinheiro“, sublinha Jennifer Ristine.

A investigadora afirma que Maria Madalena ajudou os discípulos com os seus próprios recursos. Além disso, o Evangelho de Lucas dá-nos uma pista disso mesmo: este evangelho elenca as mulheres que contribuíram com os seus bens para a causa de Jesus e dos seus discípulos e, entre vários nomes, surge o de Maria Madalena.

O livro não se centra em detalhes sobre a vida de Maria Madalena, nem procura abordar a sua eventual relação com o Messias. Em vez disso, concentra-se apenas no facto de a mulher não ser pobre – facto que contradiz a versão de que Maria Madalena era uma pobre prostituta.

Na literatura bíblica, o vínculo de Maria Madalena com a prostituição vem da homilia do Papa Gregório 33, que data do século VI, mais de 500 anos após a sua morte.

A autora do livro realça que não foram encontradas quaisquer provas sobre a vida sexual de Maria Madalena durante as investigações, e sublinha que, muito provavelmente, jamais se chegue a saber algo mais a esse respeito. E lança o desafio aos leitores para que não se concentrem apenas nos detalhes íntimos, e, em vez disso, se deixem levar pelo que esta mulher foi realmente.

Este novo dado sobre uma das mulheres mais enigmáticas da religião cristã surgiu graças a minuciosas escavações arqueológicas e estudos realizados durante vários anos por especialistas de todo o mundo.

ZAP // RT

PARTILHAR

23 COMENTÁRIOS

  1. Papa Gregorio 33 não existe pois o último foi Gregório XVI -1831-1846 , não se está a referir a Gregório I o Magno que teve o seu pontificado entre 590-604?

    • Toda a notícia é incorreta. Ao que parece havia 3 Marias Madalenas: uma rica, que ajudou Jesus financeiramente; outra prostitua, que lava os pés a Jesus e uma terceira que seria mulher de Cristo, já que na altura as pessoas casavam aos 15 ou 16 anos.

      • Isso é um pouco como o António Costa. Há um para a Europa ver; outro para enrolar a esquerdalha; e ainda outro que nos f%&$ a todos diariamente.

  2. como é que num livro de fantasias conseguem deduzir a realidade …!!?!?!
    uma coisa que supostamente aconteceu à dois mil anos atrás ! , e continuam com estas patacoadas !!!
    a igreja , a religiao só serve para acorrentar e limitar as “almas” , essa gentalha ( a igreja ) só fez “poias” … na idade media matou, violou, encarcerou … e ainda há que siga essa bando de energúmenos …

    • Esses e os políticos. Uns quantos espertalhaços à viver à custa dos mais desfavorecidos. Quando vêem que alguém tem algumas posses ou alguma capacidade que o possa levar mais longe atacam e não descansam enquanto não põem a pessoa de rastos.

  3. mas que descoberta que o jornalista fez,epois de tantos seculos. só quem nao leu a biblia é que nao sabe quem foi maria madalena….. confundi la com a pobre prostituta é mais fantasia popular do que a realidade dos factos descritos na biblia.
    mas que bom que se fala sobre o assunto mesmo com titulos bombasticos , para que todos os que tem interesse , aprofundem os seus conhecimentos sobre a vida de jesus e seus comtemporaneos e amigos e discipulos.

      • que seja.. mas o que contribui isso para o caso em questao??? no seculo 10 30 50 100 . embora continuassem os poderosos do mundo antigo a usar a discriminaçao o racismo e o terrorismo contra os cristaos, embora a ficçao de que falas tenha sido comprovada por varias outras fontes da antiguidade e houvesse muitos que aplaudiram a morte de um inocente em troca da libertaçao de um terrorista…….ainda nao havia como ha hoje gente tao cretina e estupida que prefere acreditar no maior absurdo cientifico que ha memoria, isto e o aparecimento da vida atraves da estimulaçao de particulas de hidorgenio por raios ultra violetas…..do que na criaçao do mundo mesmo que por metodos nao ortodoxos!!!!… mas como diz a tal biblia na qual nao acreditas como fonte historica diz que “Nessa nova vida já não há diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo e livre, mas Cristo é tudo e está em todos. “.. mesmo que nao queiras!!!!

          • agradeço a chamada de atençao ate porque as vezes nao escrevemos exatamente aquilo em que estamos a pensar, por falta de vocabolario ou de ideias mas….. ja agora.. a que estereoptipo te referes???? obrigado

            • Não me refiro a nenhum em particular, mas ao modo como te serves de certas transcrições. “criação do mundo”, “Nessa nova vida”, “Cristo está em todos”, são frase que se tornaram chavões, mas que não explicam nada nem desbravem caminhos…
              Bom fim de semana.

  4. Que religião mais prolongada. Judaísmo, cristianismo e muçulmanismo. Três religiões que só criaram infelizes por toda a Terra e que nunca mais desamparam a loja.

  5. mucki , deixa estar … eu tambem sou censurado diariamente, não sei se é quando digo que t~em de apanhar umas trolitadas , os politicos , está claro !!!

  6. neste mundo conturbado e barbaramente sacudido e dilacerado por incendios, tempestades, sismos…em 2017 morreram em portugal (nos incendios) mais de cem pessoas. Na grécia já ultrapassa os 70. no japão outras tantas mortes por enxurradas e calor intenso…etc…No entanto, uns certos iluminados descobrem que Maria Madalena não era pobre…prostituta ou prostituta pobre, esquecendo a verdadeira razão da sua atitude para com o mestre…E se fossem plantar grelos e nabos para alimentar os pobres?..A Bíbçia é o livro mais lido e mais vendido no Universo e arredores…ficção? Haja compaixão por não saberem o que dizem…

  7. Grande Madalena, e que sorte o Cristo teve, em arranjar uma mulher capitalista, afinal de contas este não andava só com homens tesos.
    Será que o Vaticano foi o herdeiro desse capital financeiro ou patrimonial da Maria Madalena???

    • as vezes…..sacudir o po das sandalias e mais proveitoso para certos seres preconceituosos e ate fanaticos… mas nao sacudo….apenas faço uma pergunta inocente….. em que estorias ou historias entao ainda acreditas???? queres elucidar me..ou nem tu proprio sabes ? ja que o ser humano e forjado por milhoes de anos de conhecimento e aprendisagem e que concentra nos genes todas as respostas as interrogaçoes da mente e todas as perguntas que determinam a qualidade intrinseca do ser ao conhecimento e a evoluçao…… diz la.. em que acreditas entao?….

      • Acredito que vamos todos morrer!!!
        Sabes que a bíblia não é um documento histórico, não sabes? – é apenas um conjunto de estorias (que foram sido moldadas/alteradas ao longo do tempo, conforme as vontades do clero, que detinha o conhecimento quase em exclusivo!) e é apenas um conjunto de cheia de “truques” e metáforas!
        Ficção, portanto!!

  8. Maria Madalena não era de facto rica. Era pobre. Tinha era amigos ricos. Não confundam as coisas. E por vezes emprestavam-lhe dinheiro.

RESPONDER

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …