A “maré do século” transformou o monte Saint-Michel numa ilha

Time-lapse da subida da super-maré no monte Saint Michel

Um fenómeno sazonal que faz subir as águas do Atlântico em cerca 14,6 metros de altura ofereceu, às primeiras horas da manhã deste sábado, uma espectacular paisagem, transformando o monte Saint-Michel, na costa norte da França, numa ilha.

A “super-maré” provoca uma subida do nível das águas na região numa altura equivalente a um edifício de quatro andares. Foi a primeira neste século XXI.

Classificado património da humanidade em 1979, o monte Saint-Michel é uma emblemática vila medieval, numa península com falsa aparência de ilha, coroada por uma abadia que domina o monte, 170 metros acima do nível do mar.

O local encheu-se não apenas de água mas também de visitantes, que acorreram em grande número para observar o fenómeno – o qual durou apenas alguns minutos.

A chamada “maré do século” acontece na realidade de 18 em 18 anos, devido a um alinhamento raro entre o Sol, a Terra e a Lua. A última super-maré ocorreu em 1997.

“Vim ver o Mont St Michel, completamente cercado pelo mar, porque há muito tempo que não se via uma coisa assim, nasci nesta região e é a ocasião para ver a maré do século”, disse um habitante local à Euronews.

A próxima super-maré vai ter lugar em Março de 2033.

monsieurson / Flickr

O monte Saint-Michel, visto de avião, antes da super-maré

O monte Saint-Michel, visto de avião, antes da super-maré

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …

China anuncia fim de novas centrais a carvão no estrangeiro

Segundo os especialistas, o impacto da medida deverá depender da forma como será implementada, podendo ter um grande impacto na luta contra as alterações climáticas. Num anúncio bem recebido por ativistas e organizações ambientes, a China …

Roménia vai distribuir €200 mil a quem tiver vacinação completa contra a covid-19

A Roménia anunciou uma "lotaria de vacinação" que distribuirá prémios de até 200.000 euros entre aqueles que tiverem a vacinação completa, na tentativa de elevar a taxa de imunização, a segunda mais baixa da União …

Antes da invasão ao Capitólio, Bannon ajudou a planear estratégia para "matar a presidência de Biden no berço"

O estrategista-chefe da campanha de Donald Trump, Steve Bannon, revelou que falou com o ex-Presidente antes da invasão ao Capitólio, a 06 de janeiro, discutindo as condições para "matar a presidência de [Joe] Biden no …

Costa prepara novo alívio de restrições para vigorar a partir de 1 de outubro

António Costa prepara-se para anunciar, na quinta-feira, o levantamento de um conjunto de restrições que vigoraram por causa da covid-19. O primeiro-ministro, António Costa, prepara-se para anunciar na quinta-feira o levantamento de um conjunto de restrições …

IPO Porto. Cirurgias fora do horário suspensas desde julho

As intervenções cirúrgicas feitas fora do horário normal estão suspensas no bloco central do IPO do Porto desde o dia 1 de julho. Os profissionais de saúde do IPO do Porto estão indisponíveis para realizar intervenções …

Rio critica "vigarice" das sondagens. Líder do PSD acredita na vitória de Moedas

Esta tarde, ao lado de Francisco Rodrigues dos Santos e de Carlos Moedas, Rui Rio apelou a que não se acredite nas sondagens que, "ou são mal feitas, ou são encomendadas: uma vigarice". O presidente do …

A prova que precisava: Sim, as máscaras protegem contra a covid-19 (mas há uma predileta)

As máscaras funcionam? Se sim, será melhor utilizar uma N95, uma máscara cirúrgica ou uma máscara de pano? No último ano e meio, os investigadores produziram muitas evidências laboratoriais sobre a eficácia das máscaras. Para muitas …

Trump processa sobrinha e New York Times por investigação sobre os seus impostos

O antigo Presidente norte-americano processou a sobrinha e o jornal The New York Times devido à divulgação de um artigo no qual é alegado que Donald Trump estaria envolvido em "esquemas de evasão fiscal". Donald Trump …

Há 31 surtos ativos em ATL, creches e jardins-de-infância

Dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) revelam que existem, atualmente, 31 surtos ativos em estabelecimentos de ensino como centros de atividades de tempos livres (ATL), creches e jardins-de-infância. Na última segunda-feira, "foram registados 31 surtos ativos …