Marcha imparável de mortíferas viúvas-negras está a apoderar-se do Canadá

Judy Gallagher / Flickr

Aranha Latrodectus variolus, a famigerada viúva-negra

O habitat das criaturas potencialmente letais de oito patas estendeu-se em mais de 48 quilómetros nos últimos 12 anos, e aparentemente nada pode ser feito para as conter.

Segundo um estudo publicado a semana passada na revista científica PLOS One, as famigeradas viúvas-negras estão a avançar de forma inexoravel, povoando cada vez mais densamente algumas regiões do Canadá. De acordo com os autores do estudo, a migração é provocada pelo clima quente.

A viúva-negra (Latrodectus variolus) tem um veneno extremamente poderoso, que provoca violentas dores musculares, náuseas e até mesmo a paralisia diafragmática, podendo levar à morte.

A presença de viúvas-negras na regiões do norte do Canadá tem aumentado de forma constante nas últimas cinco décadas, e o habitat da aranha expandiu-se para norte em mais 48 quilómetros.

“A contribuição dos cidadãos que nos enviaram dados sobre avistamentos de aranhas foi essencial para conseguirmos mapear o habitat e definir a distribuição destas espécies”, afirmou Christopher Buddle, professor da Universidade McGille e co-autor do artigo. “Esta contribuição da comunidade está a mudar a forma como fazemos ciência”.

Segundo o estudo, a superfície terrestre está a tornar-se cada vez mais quente, criando nas regiões até agora mais frias do norte do país as condições necessárias para as aranhas se reproduzirem.

Além das temíveis aranhas que invadiram agora as vastas paisagens do norte canadiano, também têm sido avistadas colónias de viúvas-negras próximo do Wisconsin, na região dos grandes lagos no norte dos Estados Unidos, zona que nunca antes tinha sido referenciada como habitat da espécie.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Epá deixem-se de mariquices. Nas zonas onde já havia viuvas negras sempre viveram pessoas por isso, aguentem-se que esse é o menor mal do aquecimento global. Aliás… Não há aquecimento global, não o que o Trump diz? Então agora toma lá umas viuvas-negras… Embrulha!

    Há antídotos!

RESPONDER

Físicos criaram um novo e extremamente raro tipo de urânio

Físicos criaram um novo e extremamente raro tipo de urânio, considerada a versão mais leve de um átomo daquele elemento. Os investigadores realçam que a sua produção "é muito difícil". Uma equipa de investigadores produziu a …

Uma das estrelas mais próximas da Terra pode ser uma fábrica de matéria escura

A estrela vermelha gigante Betelgeuse pode estar a produzir toneladas de partículas hipotéticas de matéria escura chamadas axiões que, se existirem, emitirão um sinal revelador. Sendo um ponto vermelho brilhante na constelação de Órion, Betelgeuse é …

Quem bebe café tem melhor controlo motor e maior nível de atenção, diz estudo

Um investigador da Universidade do Minho (UMinho) concluiu que consumidores de café têm melhor controlo motor, maiores níveis de atenção e alerta e que a cafeína tem "benefícios na aprendizagem e na memória", divulgou esta …

Pas de Deux cósmico. NASA mostra dois buracos negros a distorcer a luz à sua volta

A NASA publicou um vídeo em que mostra um par de buracos negros com milhões de vezes a massa do Sol que executam um pas de deux hipnótico. A visualização da NASA mostra como os buracos …

Inteligência Artificial recriou a voz de Einstein (e é possível fazer-lhe perguntas)

Graças à Inteligência Artificial, os fãs do Nobel da Física Albert Einstein podem agora "falar" com o físico alemão online. Segundo o site IFLScience, a ideia partiu das empresas Aflorithmic e UneeQ, sediadas no Reino Unido …

O SUV BZ4X lança o mote para a nova sub marca de elétricos da Toyota

A Toyota apresentou o primeiro modelo 100% elétrico da BZ, acrónimo de Beyond Zero (além do zero), sub marca da fabricante nipónica dedicada exclusivamente aos elétricos. O SUV BZ4X será o primeiro de uma ofensiva …

A "tele-escola" em 2006: Gisela conta como era

20 de abril de 2020: o regresso da escola à RTP, agora com a designação Estudo Em Casa. Um ano depois desse momento, cruzámo-nos com uma jovem que nasceu em 1994 e que ainda estudou …

O famoso consumo de chá de Jane Austen liga a escritora ao comércio de escravos

O consumo de chá de Jane Austen vai ser submetido a "interrogatório histórico" sobre as suas ligações à escravatura, de acordo com o diretor de um museu dedicado à autora inglesa. A casa da escritora na …

Júri declara ex-polícia Derek Chauvin culpado da morte de George Floyd

Os jurados do julgamento do ex-agente da polícia acusado do homicídio do afro-americano George Floyd chegaram a acordo sobre o veredito esta terça-feira. Derek Chauvin foi considerado culpado. A decisão dos jurados, reunidos desde segunda-feira num …

Lago "assassino" matou cerca de 1.800 pessoas em apenas alguns minutos (e a história pode repetir-se)

A noite de 21 de agosto de 1986 parecia ser igual a outra qualquer. Até que, por volta das 21h30, ouviu-se um barulho muito estranho no Lago Nyos, no noroeste dos Camarões. E em minutos, …