Marcha imparável de mortíferas viúvas-negras está a apoderar-se do Canadá

Judy Gallagher / Flickr

Aranha Latrodectus variolus, a famigerada viúva-negra

O habitat das criaturas potencialmente letais de oito patas estendeu-se em mais de 48 quilómetros nos últimos 12 anos, e aparentemente nada pode ser feito para as conter.

Segundo um estudo publicado a semana passada na revista científica PLOS One, as famigeradas viúvas-negras estão a avançar de forma inexoravel, povoando cada vez mais densamente algumas regiões do Canadá. De acordo com os autores do estudo, a migração é provocada pelo clima quente.

A viúva-negra (Latrodectus variolus) tem um veneno extremamente poderoso, que provoca violentas dores musculares, náuseas e até mesmo a paralisia diafragmática, podendo levar à morte.

A presença de viúvas-negras na regiões do norte do Canadá tem aumentado de forma constante nas últimas cinco décadas, e o habitat da aranha expandiu-se para norte em mais 48 quilómetros.

“A contribuição dos cidadãos que nos enviaram dados sobre avistamentos de aranhas foi essencial para conseguirmos mapear o habitat e definir a distribuição destas espécies”, afirmou Christopher Buddle, professor da Universidade McGille e co-autor do artigo. “Esta contribuição da comunidade está a mudar a forma como fazemos ciência”.

Segundo o estudo, a superfície terrestre está a tornar-se cada vez mais quente, criando nas regiões até agora mais frias do norte do país as condições necessárias para as aranhas se reproduzirem.

Além das temíveis aranhas que invadiram agora as vastas paisagens do norte canadiano, também têm sido avistadas colónias de viúvas-negras próximo do Wisconsin, na região dos grandes lagos no norte dos Estados Unidos, zona que nunca antes tinha sido referenciada como habitat da espécie.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Epá deixem-se de mariquices. Nas zonas onde já havia viuvas negras sempre viveram pessoas por isso, aguentem-se que esse é o menor mal do aquecimento global. Aliás… Não há aquecimento global, não o que o Trump diz? Então agora toma lá umas viuvas-negras… Embrulha!

    Há antídotos!

RESPONDER

Novo Banco. BCP garante que não faz "favores a ninguém" ao emprestar dinheiro ao Fundo de Resolução

O presidente executivo do BCP, Miguel Maya, disse ontem que o banco não faz "favores a ninguém" ao entrar no empréstimo de 275 milhões de euros da banca ao Fundo de Resolução, que posteriormente financiará …

Máfia italiana "lavou" milhões de euros ganhos com fundos europeus na Madeira

Uma das mais violentas máfias de Itália, a Società Foggiana, utilizou a Madeira para branquear mais de 16 milhões de euros obtidos com um esquema de burla à União Europeia (UE). Em causa estão fundos comunitários …

Ajudas de custo para professores deslocados ficaram na gaveta (e não estão previstas no OE2021)

O Orçamento de Estado para 2020 (OE2020) previa um programa de ajudas de custo para professores deslocados como incentivo à fixação. No entanto, a medida não avançou. O Jornal de Notícias avança esta sexta-feira que a …

Biden ainda à frente, mas nada está perdido para Trump. A luta pelos "swing states" continua

O dia em que os norte-americanos vão saber quem é o próximo presidente dos EUA está muito próximo. Entres sondagens, parece fácil levantar a ponta do véu. No entanto, é importante não esquecer que não …

Nani entre os candidatos a melhor jogador da época na MLS

O internacional português, capitão dos Orlando City, está entre os 46 jogadores nomeados para o prémio de melhor da época na liga norte-americana de futebol (MLS), anunciou, esta quinta-feira, o organismo. A eleição decorre até 9 …

"Estranho, muito estranho". Ana Gomes comenta morte do marido de Isabel dos Santos e é criticada

O empresário congolês Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos, morreu no Dubai, durante a prática de mergulho. Uma morte prematura aos 48 anos que leva Ana Gomes a comentar o assunto como "estranho", "muito …

Conselho Europeu. Vacinas distribuídas de forma justa e fronteiras não vão fechar

O presidente do Conselho Europeu garantiu, esta quinta-feira, no final de uma videoconferência entre os líderes da União Europeia, que os 27 estão "unidos" para enfrentar a "luta difícil" contra a segunda vaga da covid-19. "A …

Teletrabalho sim, confinamento não. O que vai sair do Conselho de Ministros de sábado

O Conselho de Ministro reúne no próximo sábado para discutir novas medidas para conter a propagação do novo coronavírus e em cima da mesa está o regresso ao teletrabalho e medidas de restrição à circulação. A …

Conselho de Disciplina instaura dois processos disciplinares a Varandas

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) instaurou, esta quinta-feira, dois processos disciplinares ao presidente do Sporting, na sequência das declarações proferidas sobre o seu homólogo do FC Porto e das …

Há infetados que escondem a doença com medo de perder o salário

O médico António Pais Lacerda, diretor do serviço de Medicina Interna II do Hospital Santa Maria, em Lisboa, alerta que o medo de perder salário ou emprego leva pessoas infetadas com o novo coronavírus …