Marcelo Rebelo de Sousa diz estar surpreendido com “alarido” sobre conversa que teve com representante da Palestina, onde disse que, “desta vez” foi alguém do lado deles que começou. “Faz todo sentido o que eu disse”.
Marcelo Rebelo de Sousa afirmou-se surpreendido com o “alarido” provocado por ter dito na sexta-feira ao chefe da missão diplomática da Palestina em Portugal que, desta vez, foi um grupo do lado palestiniano a iniciar as hostilidades com Israel.
“Nem percebo o alarido, não percebo. Foi o embaixador da Palestina que levantou a questão, não fui eu. Ele é que disse que a situação era muito complicada e deu as suas razões. No meu comentário, eu disse: atenção, é muito importante a moderação. E depois disse que foi pena que este caso tivesse nascido de um determinado lado”, referiu o Presidente da República.
“E agora até faz todo sentido o que eu disse [apelo à moderação], porque há sinais de que pode haver cessar-fogo, se houver um acordo sobre os sequestrados”, acrescentou.
“Não deviam ter começado”
Durante uma visita ao Bazar Diplomático, no Centro de Congressos de Lisboa, na sexta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa disse ao chefe da missão diplomática da Palestina em Portugal que alguns palestinianos “não deviam ter começado” esta guerra com Israel e aconselhou-os a serem moderados e pacíficos.
“Desta vez foi alguém do vosso lado que começou. Não deviam (…) Têm de ser moderados, de outro modo, perdem a vossa razão”, considerou Marcelo.
Quando Nabil Abuznaid invocou “a ocupação de 56 anos”, o chefe de Estado insistiu: “Eu sei, mas não deviam ter começado”.
“Eu fiz uma coisa muito moderada (…) e depois acrescentei que, além do mais [o ataque do Hamas a Israel] instabilizou a situação num sentido prejudicial a quem tinha uma determinada causa. E a causa para Portugal é, desde sempre, dois estados: Israel e Palestina”, sublinhou o Presidente da República.
ZAP // Lusa
Guerra no Médio Oriente
-
5 Dezembro, 2024 Reino Unido: “Estamos à beira da terceira era nuclear”Também em: Guerra na Ucrânia
-
3 Dezembro, 2024 Cessar do cessar-fogo: há outra vez mortes no Líbano
E não ficam por aí… Depois dos judeus vêm os outros… Cristãos incluídos.
Faz todo o sentido por seres judeu e odiares a Palestina que tem sido ocupada pelos ocupantes judeus desde 1947, fruto da ação do bebedolas Churchill.
Oh Zé, lá estás tu a veres só uma pequena parte da história… Abre os olhos enquanto ainda vais a tempo.