/

Marcelo culpa Governo por atrasos no PRR. Ânimos exaltados em reunião privada

9

Miguel Figueiredo Lopes / Presidência da República

Os ânimos ficaram exaltados numa reunião à porta fechada, com Marcelo a acusar Costa de ser um “otimista irritante” e a culpar o Governo pelos atrasos no PRR.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou esta quarta-feira que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) constitui uma “oportunidade muito importante” para o país e disse esperar que tenha êxito.

“Estamos todos juntos, todos os órgãos de soberania, todos os portugueses, em torno do Plano de Recuperação e Resiliência e em torno daquilo que ele significa como oportunidade muito importante para o nosso país neste ano e nos próximos anos”, disse Marcelo Rebelo de Sousa, na abertura de uma sessão com o Governo para fazer um ponto de situação do PRR, no antigo Picadeiro Real, junto ao Palácio de Belém, em Lisboa.

Apesar da mensagem de união transmitida em público, o chefe de Estado foi muito menos brando com o primeiro-ministro em privado, revela o Expresso.

“De cada vez que falamos deste assunto parece que vemos dois países diferentes”, terá dito Marcelo Rebelo de Sousa a António Costa a dada altura. Enquanto isso, o líder do Governo mantinha-se — e mantém-se — confiante de que a ‘bazuca’ vai ser bem executada e em tempo útil.

“Há sete anos que andamos nisto, por isso um dia lhe chamei otimista irritante”, terá ainda dito Marcelo, segundo relatos de presentes na reunião. “O senhor primeiro-ministro vê uma coisa, eu vejo outra, imagine os portugueses”.

A sua equipa da Casa Civil questionou ainda António Costa, Mariana Vieira da Silva e membros da Comissão Nacional de Avaliação do PRR presentes sobre queixas entregues na Presidência por cidadãos, empresas e diversos serviços públicos.

De acordo com o Expresso, o primeiro-ministro foi confrontado com candidaturas que demoraram 300 dias a ser respondidas e com a baixíssima percentagem de fundos executados em áreas como a habitação ou a agricultura.

Costa responsabilizou as câmaras municipais e as empresas pelos atrasos na execução dos fundos, garantindo que “o Governo está a fazer o que tem que fazer”.

Marcelo mostrou-se cético quanto à justificação do chefe do Governo e insistiu que a culpa era do Executivo. “O senhor primeiro-ministro está enganado”, terá dito o Presidente. “Alguém pensa que o Governo pode ser desresponsabilizado?”.

Por sua vez, o primeiro-ministro sublinhou que o objetivo do PRR não é fazer chegar dinheiro aos bolsos dos portugueses, mas sim modernizar o país em áreas-chave.

O semanário escreve ainda que António Costa usou a sua “famosa paciência oriental” para sugerir calma ao Presidente.

ZAP //

9 Comments

  1. “O senhor primeiro-ministro vê uma coisa, eu vejo outra, imagine os portugueses”. Pergunto: Não seremos todos portuguêses ou eles consideram-se diferentes de todos os outros cidadão com a mesma nacionalidade? Se sim , são diferentes em quê ? Porquê ? Obrigado. Respeitosamente

    • A diferença, é o peso da responsabilidade, é isso que incomoda o Sr. Presidente Rebelo de Sousa! porque o Sr. 1º Ministro não se incomoda com essa diferença ‘deixa andar’, tem ‘a faca e o queijo na mão’ e deixa o queijo deteriorar-se até ir para o lixo! não pode fazer isso, as câmaras não têm que se responsabilizar por todos os erros dele! ele deve ser o primeiro, a tomar decisões, que as câmaras concordarão ou não! para ele só a câmara de Lisboa conta e as outras? divide o mal pelas aldeias? não pode ‘fugir com o rabo à seringa’!! está em causa o bem de todos os portugueses, se o barco afundar vão ao fundo os portugueses todos: os de 1ª, os de 2ª e os de 3ª. Se há diferenças? pois há!! há reformas milionárias e reformas minoritárias. Ainda há os que trabalharam em contratos de dois meses, foram mudando, até passar o tempo e ficaram sem reforma.

  2. Claro porta fechada, mas aberta para alguns. Mas tb senão fosse aberta para alguns O comentador Marcelo estava presente e vinha de certeza fazer o comentário para as televisões

  3. Deviam era ter ficado com o Passos, que seria melhor. Parvo foi o Costa em ter formado governo e ter revertido as injustiças que foram feitas, e assim dariam mais valor.
    E assim daria mais valor, mas a maioria dos portugueses têm memória curta!

  4. É sempre o mesmo, mas o povo português tem mentalidade terceiro mundista. Esqueceram-se que o Costa foi baço direito do famoso Sócrates, e com certeza alguma coisa lhe ficou na mioleira. Com o tempo, veremos. Mas como dizia, o povo português gosta é de facilidades. lembram-se das famosas promessas do sr. Costa sobre o apertar dos cintos? Pois estamos lá outra vez. Quando rebentar a bronca foge cada um para seu lado. O que vier a seguir, como agora, e tiver de endireitar o que está torto, lá vêm novamente os fascistas a roubar o povo e os seus subsídios de Férias e de Natal. Este país não tem emenda ne vergonha na cara. Vamos ser novamente o tema de chacota da Europa. Tenho vergonha de ser português!!!!!!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.