Marcelo apela a que vítimas denunciem casos de abusos sexuais na Igreja

Mário Cruz / Lusa

Presidente da República afirmou que os portugueses devem “colaborar” na procura de justiça.

Na sequência da reunião que manteve com os membros da Comissão Independente responsável por investigar os casos de abusos a menores por parte de membros da igreja Católica, Marcelo Rebelo de Sousa apelou a todas as vítimas que utilizem os canais disponíveis para denunciar as situações que experienciaram.

No final do encontro, que se prolongou durante pouco mais de uma hora e meia, o chefe de Estado saudou o trabalho da Comissão e voltou a apelar ao testemunho.

“Ficou claro a importância do testemunho”, sublinhou o Presidente da República, afirmando que, além da Justiça, as vitimas que quiserem manter o anonimato têm agora a Comissão Independente a quem podem recorrer.

“E esse testemunho anónimo tem um valor fundamental como exemplo daquilo que deve ser o comportamento dos portugueses”, acrescentou, defendendo que “os portugueses devem colaborar nesta procura de justiça”.

Na audiência estiveram presentes o presidente da Comissão, o pedopsiquiatra Pedro Strecht, e outros dois membros: a socióloga Ana Nunes de Almeida e a assistente social e terapeuta familiar Filipa Tavares.

A audiência decorreu no mesmo dia em que o cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, foi recebido pelo Papa Francisco a propósito dos acontecimentos das últimas semanas, relacionados com suspeitas de abusos de menores na igreja em Portugal, revelou o Patriarcado.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.