O mar “começou a ferver”. Descoberta estranha erupção vulcânica em Santorini há 1300 anos

A descoberta revela que há um risco de grandes erupções vulcânicas mesmo durante os períodos de calmaria.

Um estudo recente publicado na Nature Geoscience revela a descoberta surpreendente de uma erupção do vulcão de Santorini em 726 d.C., alterando drasticamente a nossa compreensão do comportamento vulcânico durante períodos considerados de calmaria.

Localizado no Arco das Ilhas Helénicas, entre a Grécia e a Turquia, o vulcão subaquático de Santorini faz parte de uma cadeia conhecida pela sua capacidade de produzir erupções cataclísmicas.

Estes eventos podem levar à formação de uma caldeira, um imenso buraco em forma de taça criado quando a crosta acima da câmara de magma colapsa. O último evento deste tipo em Santorini, a infame erupção Minoica de 1600 a.C., remodelou a paisagem no arquipélago observado hoje.

A erupção em 726 d.C., anteriormente minimizada em relatos históricos, foi reavaliada através de recentes esforços científicos. Descrições iniciais do evento falavam do mar “a ferver” dentro da caldeira de Santorini, seguindo-se a ejeção de grandes blocos de pedra-pomes que viajaram distâncias superiores a 400 km.

Contudo, a única evidência conhecida era uma fina camada de pedra-pomes em Palea Kameni. Esta narrativa foi significativamente expandida através da descoberta de uma espessa camada de pedra-pomes e cinza em volta do respiradouro Kameni, sugerindo uma magnitude de erupção comparável à colossal erupção do vulcão de Tonga em 2022, revela o Live Science.

Os investigadores perfuraram vários locais em volta do respiradouro, descobrindo núcleos de sedimento que revelaram um volume de material erupcionado estimado em 3,1 quilómetros cúbicos.

Este achado é surpreendente, dado que ocorreu relativamente pouco tempo após uma erupção formadora de caldeira, indicando o potencial da caldeira de Santorini para atividades explosivas significativas durante a sua suposta fase de recuperação.

A descoberta tem implicações profundas para a avaliação de riscos vulcânicos na região do Mediterrâneo Oriental, sugerindo um risco elevado de erupções em larga escala mesmo durante os chamados períodos de calmaria.

A erupção de 726 d.C., agora classificada como um evento de magnitude 5 na Índice de Explosividade Vulcânica, desfaz a noção de que apenas pequenas erupções poderiam ocorrer durante a fase de recarga da caldeira. Tal evento hoje representaria consequências graves para Santorini, as suas ilhas vizinhas e toda a região.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.