“Falta de atenção” do maquinista português provocou acidente de comboio na Galiza

Salvador Sas / EPA

O acidente ferroviário registado em setembro de 2016, na Galiza, foi devido à “falta de atenção” do maquinista, um português de 45 anos, que também acabou por morrer no acidente.

A Comissão de Investigação de Acidentes Ferroviários (CIAF) espanhola revelou, esta quarta-feira, que o comboio Celta acidentado na Galiza em setembro de 2016 descarrilou devido à “falta de atenção” do condutor português.

O descarrilamento,que provocou quatro mortos, deveu-se ao excesso de velocidade da composição, que entrou numa linha desviada a 110 km/hora quando o máximo permitido era de 30 km/hora. “A possível distração [do maquinista] é a única explicação verosímil que encaixa com as circunstâncias”, adianta o relatório, apesar de reconhecer que tal não possa ser afirmado de forma categórica dada a inexistência de registos áudio e vídeo.

Segundo o Público, o documento refere que, ao aproximar-se da estação do Porriño, o maquinista não cumpriu as ordens do sinal luminoso que estava na via, embora tenha reconhecido o sinal acústico que alertava para a obrigatoriedade de reduzir a velocidade.

Quando carregou no botão que confirmou a leitura do sinal, o maquinista fez o sistema assumir que ele iria atuar em conformidade, pelo que o comboio não parou automaticamente. Como consequência, a composição descarrilou, tendo provocado a morte do maquinista português, do revisor e de dois passageiros. Registaram-se ainda 47 feridos.

No entanto, o documento alerta para as causas indiretas do acidente que se prendem com uma situação que fugiu à rotina: a passagem pela estação do Porriño por uma linha desviada e não pela linha principal como era habitual.

Essa situação “poderá ter induzido, de forma inconsciente, uma forma de condução mais baseada na rotina do que na atenção à visualização dos sinais e ao cumprimento das suas ordens”, refere o documento.

Os investigadores constataram ainda que o condutor fez aquele percurso apenas dez vezes nos últimos seis meses, pelo que esse espaçamento de experiência de condução do Celta pode ter dificultado que este se apercebesse na íntegra das várias possibilidades daquele trajeto.

É por este último motivo que o  relatório avisa que é importante que os maquinistas do comboio Celta (o serviço é explorado em conjunto pela CP e pela Renfe) “prestem serviço com maior frequência” nesta linha para aumentaram a sua experiência e o seu conhecimento.

O CIAF recomenda ainda às duas empresas que a formação dos maquinistas tenha em especial atenção as diferenças, em Portugal e Espanha, da sinalização da via e dos sistemas de segurança embarcados a bordo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O detetive a bordo do rover da NASA Perseverance

Marte está muito longe da famosa 221 Baker Street, mas um dos detetives mais conhecidos da ficção estará representado no Planeta Vermelho quando o rover Perseverance da NASA pousar no dia 18 de fevereiro de …

Nem o mar profundo se safa das alterações climáticas

Um novo estudo mostra que as alterações climáticas já estão a bater à porta do mar profundo, e os seus habitantes poderão em breve estar em perigo. De acordo com o site IFLScience, a equipa de …

Príncipe belga pede desculpa por violar confinamento em festa ilegal em Espanha

O príncipe Joachim da Bélgica disse “lamentar profundamente” não ter respeitado “todas as medidas” do confinamento durante uma viagem a Espanha, onde participou numa festa ilegal em Córdoba que está a ser investigada pela polícia. Depois …

Politólogo que previu que Trump seria Presidente vaticina a sua reeleição

O politólogo que previu que Donald Trump seria Presidente dos Estados Unidos vaticina agora a sua reeleição em novembro de 2020. Helmut Norpoth, professor de ciências políticas da Universidade Stony Brook, nos Estados Unidos, previu …

Índia regista mais de oito mil novos casos. Tem "uma longa batalha" pela frente

A Índia registou mais de oito mil novos casos de covid-19 num único dia, um novo recorde desde o início da pandemia no país, foi este domingo anunciado. O número de casos confirmados de covid-19 na …

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …