O que diz o inédito manuscrito de Darwin (que foi leiloado por um valor recorde)

Sotheby's

Um pedaço de papel no qual Charles Darwin expôs a sua defesa definitiva da teoria da evolução foi vendido por um preço recorde na Sotheby’s, uma leiloeira tradicional sediada em Londres, no Reino Unido.

O manuscrito, assinado pelo grande cientista, foi vendido por 882 mil dólares.

Alguns especialistas do ramo pensaram que a peça rara poderia sair por um valor mais alto, mas o preço supera confortavelmente qualquer outra quantia paga por objetos de Darwin.

Darwin escreveu o documento em 1865 para uma revista de celebridades.

A publicação, chamada The Autographic Mirror, imprimia reproduções da caligrafia e assinaturas de pessoas famosas, junto com as suas biografias.

Quando o editor pediu a Darwin que contribuísse, o cientista aproveitou a oportunidade para responder aos críticos.

À época, seis anos após o lançamento da primeira edição do livro A Origem das Espécies, era comum ouvir que a teoria da evolução não seria capaz de explicar como a vida surgiu no planeta.

Darwin admitiu que, de facto, o seu trabalho não falava da origem, mas argumentou que isso era irrelevante para as suas observações de como a vida na Terra evoluiu e se diversificou.

Tal como acontece com a gravidade, a “essência” pode não ser compreendida, mas as equações de Isaac Newton certamente funcionam, pontuou o cientista.

Este argumento foi retirado da terceira edição do famoso livro de Darwin.

O comprador da carta no leilão realizado nos últimos dias preferiu ficar anónimo.

O preço de 882 mil dólares já inclui os encargos da Sotheby’s para lidar com a transação.

O preço mais alto pago anteriormente por um manuscrito de Darwin era pouco mais de 400 mil libras.

A carta de Darwin diz:

Agora, recapitulei os principais factos e considerações que me convenceram completamente de que as espécies foram modificadas, durante um longo curso de descendência, pela preservação ou seleção natural de muitas variações sucessivas e favoráveis. Não posso acreditar que uma teoria falsa explicaria, como me parece que a teoria da seleção natural explica, as várias grandes classes de factos especificados acima. Não é uma objeção válida que a ciência ainda não tenha lançado luz sobre o problema muito mais elevado da essência ou da origem da vida. Quem pode explicar qual é a essência da atração da gravidade? Ninguém agora se opõe a seguir os resultados desse elemento desconhecido de atração; no entanto, Leibnitz anteriormente acusou Newton de introduzir “qualidades ocultas e milagres na filosofia”. – Charles Darwin.

ZAP // BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.