Manoel de Oliveira inicia (finalmente) rodagem de “O velho do Restelo”

Roman Bonnefoy / Wikimedia

-

Aos 105 anos, o realizador Manoel de Oliveira inicia na quarta-feira, no Porto, a rodagem do filme “O velho do Restelo”, de acordo com a produtora O Som e a Fúria.

A rodagem decorrerá de 9 a 13 de abril e contará com a participação dos atores Luís Miguel Cintra, Ricardo Trepa, Diogo Dória e Mário Barroso. O argumento é assinado por Manoel de Oliveira.

O realizador português estava há vários meses a aguardar financiamento para avançar com este filme, só possível agora, segundo a produtora, com o “patrocínio do secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, que reconheceu o mérito cultural deste projeto”, e com apoio da ministra da Cultura e Comunicação de França, Aurélie Filippetti.

A produção contará ainda com apoio da autarquia portuense, através da Porto Film Commission, e da Universidade Católica do Porto.

A finalização de “O velho do Restelo” está prevista para agosto.

“Fazer este filme é como ganhar uma batalha”

Manoel de Oliveira, nascido no Porto em 1908, completou 105 anos no dia 11 de dezembro.

No ano passado, em entrevista à revista francesa Cahiers du Cinéma, Manoel de Oliveira admitia que lhe faltava financiamento: “Fazer este filme é como ganhar uma batalha: é difícil. A conjuntura económica trava e fragiliza a montagem financeira do filme”.

E deixava um lamento: “Eu penso que no país há uma grande indiferença pelo que já realizei. Tanto faz que o meu cinema exista ou não exista”.

Na entrevista, o realizador explicou que, com “O Velho do Restelo”, quer refletir novamente sobre a História de Portugal, em particular sobre “a Invencível Armada e o presente”. O filme é baseado em partes do livro “O Penitente”, de Teixeira de Pascoaes, que evoca as diferenças entre Cervantes e Camilo Castelo Branco.

No filme, Luís Miguel Cintra será Camões, Ricardo Trepa encarnará a personagem D. Quixote, Diogo Dória o escritor Teixeira de Pascoaes e Mário Barroso será Camilo Castelo Branco.

“Teremos Pascoaes e D. Quixote, cada um trajando à sua época, cada um sentado na sua extremidade de um banco de pedra. A eles irão juntar-se Camilo Castelo Branco e Camões”, lê-se na sinopse.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Após 2 anos preso, Pedro Dias assume três homicídios e diz-se arrependido

Pedro Dias, conhecido pelos homicídios de Aguiar da Beira, manifesta-se arrependido pelos crimes por que foi condenado a 25 anos de prisão, após cumprir dois anos da pena. Um arrependimento que é também um assumir …

Orçamento da UE. Proposta agrava corte de Portugal na coesão em 2 mil milhões

A proposta do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, prevê um corte de 2 mil milhões de euros no envelope da coesão para Portugal. Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia iniciaram esta …

Russos atormentam Estados Unidos outra vez. Presidenciais são o alvo

Os serviços secretos norte-americanos estão convencidos de que os russos estão, novamente, a tentar influenciar as presidenciais daquele país. Faltam nove meses para as eleições presidenciais norte-americanas, mas já há suspeitas de que os russos estão …

Processo obscuro e pouco transparente. Expansão do Metro do Porto cria mal-estar

O alargamento do Metro do Porto está a criar mal-estar entre algumas autarquias da área Metropolitana do Porto. Os autarcas falam num processo obscuro e pouco transparente. O protocolo para consolidação da expansão da rede de …

Barcelona contrata jogador com o mercado fechado (mas Leganés não pôde fazer o mesmo)

O Barcelona foi autorizado a contratar um jogador com o mercado fechado, mas o pedido do Leganés foi rejeitado. O clube perdeu Braithwaite para o clube catalão. O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do …

Portugueses gastam 160 euros por ano na "epidemia das raspadinhas". 11 vezes mais do que os espanhóis

De acordo com um estudo recente, há cada vez mais pessoas a chegarem aos consultórios médicos com a doença do jogo patológico desencadeada pela raspadinha. Num artigo científico publicado na The Lancet, Pedro Morgado e Daniela …

Direita chega ao jogo das comissões no MB Way. PSD e Chega juntam-se ao PS

O PSD quer alargar serviços dentro das contas de baixo custo e incluir transferências via a aplicação da SIBS. O Chega quer eliminar custos nessas transações. Depois da esquerda, é a vez da direita marcar terreno …

Fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sepultura errada

Numa tentativa de prestar homenagem ao ex-basquetebolista, vários fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sua sepultura. O problema é que o têm na campa de outra pessoa. Quase um mês depois …

Precários das escolas ganham menos 170 euros por mês ao entrarem nos quadros

Nas escolas, os psicólogos que passem a efetivos através do PREVPAP passam a ganhar menos 170 euros por mês. Há outros trabalhadores na mesma situação. Os psicólogos precários que trabalham em escolas passam a ganhar menos …

Numa Liga Europa "aportuguesada", o Sporting foi o único a rugir

O Sporting foi a única equipa portuguesa a conseguir vencer nos 16-avos-de-final da Liga Europa. Benfica, FC Porto e SC Braga saíram derrotados dos seus respetivos jogos. A Liga Europa é casa dos emblemas portugueses esta …