/

Um “mano a mano” de buracos negros. NASA divulga rara imagem do processo de fusão

A NASA revelou recentemente uma imagem da galáxia NGC 624, que contém dois buracos negros supermassivos num processo de fusão.

A agência espacial norte-americana divulgou, esta semana, uma imagem da união cósmica entre dois buracos negros supermassivos. A fotografia foi partilhada na conta de Instagram do telescópio Chandra X-ray Observatory, responsável pelo registo. Os dados foram combinados com uma imagem do Telescópio Espacial Hubble, capturada em 2008.

“Vistos como os ‘pontos’ brilhantes perto do centro da imagem, os buracos negros estão separados por apenas 3 mil anos-luz. Eventualmente, flutuarão juntos, formando um buraco negro maior daqui a milhões de anos”, lê-se na legenda da fotografia.

Os cientistas acreditam que os buracos negros estão muito próximos por estarem numa espiral em direção um ao outro, um processo iniciado há cerca de 30 milhões de anos, escreve o Tech Explorist.

A descoberta de dois buracos negros em fusão foi anunciada este ano, com base nos dados do Chandra. No entanto, tem havido um crescente interesse nas observações da galáxia NGC 6240 desde 2002, tanto pelo Chandra como por outros telescópios, avança o comunicado da NASA.

A galáxia infravermelha ultraluminosa próxima (ULIRG) localiza-se na constelação de Ophiuchus e é o resquício de uma fusão entre três galáxias mais pequenas.

Os astrónomos acreditam que os pares de buracos negros supermassivos podem explicar alguns dos comportamentos mais bizarros observados em buracos negros supermassivos de crescimento rápido, como a distorção e a curvatura observadas nos poderosos jatos que produzem.

Além disso, os cientistas sugerem que os pares de buracos negros massivos em processo de fusão são as fontes mais potentes de ondas gravitacionais no Universo.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.