Um “mano a mano” de buracos negros. NASA divulga rara imagem do processo de fusão

A NASA revelou recentemente uma imagem da galáxia NGC 624, que contém dois buracos negros supermassivos num processo de fusão.

A agência espacial norte-americana divulgou, esta semana, uma imagem da união cósmica entre dois buracos negros supermassivos. A fotografia foi partilhada na conta de Instagram do telescópio Chandra X-ray Observatory, responsável pelo registo. Os dados foram combinados com uma imagem do Telescópio Espacial Hubble, capturada em 2008.

“Vistos como os ‘pontos’ brilhantes perto do centro da imagem, os buracos negros estão separados por apenas 3 mil anos-luz. Eventualmente, flutuarão juntos, formando um buraco negro maior daqui a milhões de anos”, lê-se na legenda da fotografia.

Os cientistas acreditam que os buracos negros estão muito próximos por estarem numa espiral em direção um ao outro, um processo iniciado há cerca de 30 milhões de anos, escreve o Tech Explorist.

A descoberta de dois buracos negros em fusão foi anunciada este ano, com base nos dados do Chandra. No entanto, tem havido um crescente interesse nas observações da galáxia NGC 6240 desde 2002, tanto pelo Chandra como por outros telescópios, avança o comunicado da NASA.

A galáxia infravermelha ultraluminosa próxima (ULIRG) localiza-se na constelação de Ophiuchus e é o resquício de uma fusão entre três galáxias mais pequenas.

Os astrónomos acreditam que os pares de buracos negros supermassivos podem explicar alguns dos comportamentos mais bizarros observados em buracos negros supermassivos de crescimento rápido, como a distorção e a curvatura observadas nos poderosos jatos que produzem.

Além disso, os cientistas sugerem que os pares de buracos negros massivos em processo de fusão são as fontes mais potentes de ondas gravitacionais no Universo.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Leite sem lactose em laboratório (e com a ajuda de membranas de óxido de grafeno)

As membranas de óxido de grafeno (uma forma oxidada do material) têm sido muito estudadas para a dessalinização da água e separação de corantes, mas as suas propriedades podem não ficar por aqui. Uma equipa de …

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …