/

Manchester imitou o Porto com uma réplica da Casa da Música

3

Aviva Studios

Aviva Studios – a Casa da Música de Manchester

Foi inaugurado esta quarta-feira, em Manchester, um edifício muito idêntico à Casa da Música do Porto. Afinal, o que justifica esta cópia tão “descarada”?

Há um edifício em Manchester (quase) igual à famosa Casa da Música, no Porto.

O Aviva Studios é um novo espaço cultural da cidade inglesa.

A obra ficou concluída no final de setembro e a inauguração foi esta quarta-feira.

É o maior investimento do Reino Unido num projeto cultural nacional, desde a abertura do Tate Modern, em 2000. Custou 210 milhões de libras – o que corresponde a cerca de 241 milhões de euros.

“Os Estúdios Aviva estão destinados a fazer uma grande diferença na vida social, económica e cultural das pessoas em toda a Grande Manchester e o Norte, bem como a atrair visitantes nacionais e internacionais para a cidade”, disse Nicholas Serota, presidente do Arts Council England, citado pela Museums Association.

O Aviva Studios vai ser nova casa da Factory International, que organiza o Festival Internacional de Manchester.

“Este edifício extraordinário permitirá que a Factory International amplie a sua reputação internacional por desenvolver e fornecer atividade artística de classe mundial e permitirá que os jovens construam uma carreira nas artes”, considerou Nicholas Serota.

Casa da Música 2.0

Não se pode deixar de reparar que o Aviva Studios é extraordinariamente parecido com a Casa da Música… e pode haver explicação para isso.

O novo edifício foi projetado pela arquiteta Ellen van Loon, do Office for Metropolitan Architecture (OMA), fundado, precisamente, por Rem Koolhaas – o arquiteto criador da Casa da Música.

Paolo Margari / Flickr

Casa da Música, no Porto, uma das obras mais emblemáticas da cidade Invicta, acabada de construir em 2005

Em novembro de 2015, este projeto da OMA, liderado por Ellen van Loon, venceu o concurso para um novo espaço cultural em Manchester, localizado no coração de Spinningfields, um antigo bairro às margens do rio Irwell.

O trabalho de construção começou em julho de 2017 e acaba agora de ser inaugurado, com perspetivas de que, através da Factory Academy, o Aviva Studios se torne num importante centro de formação e oportunidades para a arte.

Miguel Esteves, ZAP //

3 Comments

  1. Desnecessário, podiam ter pedido aos Portuenses se podiam levar aquele aborto arquitectónico, aquele mono, muito feio, de muito mau-gosto, e parolo, que não tem qualquer utilidade, conhecido como “Casa da Música”.
    Seria dado de graça e com todo o prazer.

  2. “Extraordinariamente parecido” Não sejam ridículos! Que tem de semelhante?
    Sr. Figueiredo, preferia mais um estádio de futebol? Ou uma casa dos segredos?
    A música não tem qualquer utilidade? Porventura conhece a agenda da Casa da Música?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.