Na Malásia, os tubarões estão a ser alvo de uma doença de pele misteriosa

Os biólogos marinhos estão a investigar uma doença misteriosa de pele que está a atacar os tubarões-de-pontas-brancas dos recifes da Malásia. Alguns relatórios sugerem que o aumento da temperatura da água do mar pode ser a causa deste problema.

Na Malásia, os tubarões-de-pontas-brancas são encontrados em cardumes à volta dos recifes durante o dia e são uma atração popular para os mergulhadores. À noite, os animais tornam-se mais ativos para caçar pequenos peixes e outros animais.

Em abril, fotografias de um tubarão com manchas e lesões na cabeça, tiradas por um fotógrafo subaquático no estado de Sabah, na ilha de Bornéu, tornaram-se virais nas redes sociais.

Mais tarde, um grupo de mergulhadores na ilha de Sipadan, um famoso destino de mergulho nas proximidades, uma equipa de especialistas e grupos governamentais e conservacionistas começaram a ver a doença de pele em todos os grupos de tubarões que encontraram.

Segundo o Independent, numa tentativa de descobrir o que se estava a passar com a pele dos tubarões, a equipa levou a cabo uma investigação que permitiu concluir que a temperatura da superfície do mar em Sipadan tinha subido para 29,5 graus Celsius em maio, um grau Celsius acima da temperatura registada em 1985.

Davies Austin Spiji, biólogo marinho do Reef Guardian, diz que os cientistas estão em condições de afirmar que o “aquecimento do oceano” tem um papel importante na misteriosa doença de pele que está a atingir os tubarões em Sipadan. Aliás, o especialista salientou que está em causa uma área protegida, onde a pesca é estritamente proibida, e sem assentamentos ou indústrias nas proximidades.

“Não podemos ignorar as mudanças que estão a acontecer devido às altas temperaturas”, disse Mohamed Shariff, professor na Universiti Putra Malaysia, chamando a atenção para o branqueamento de corais.

A causa patogénica das lesões ainda não foi apurada, uma vez que os cientistas ainda não conseguiram capturar alguns dos tubarões afetados para analisar as amostras de pele.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Hong Kong. Veredicto de culpado no primeiro julgamento sob a lei de segurança nacional

A primeira pessoa acusada e julgada de acordo com a lei de segurança nacional de Hong Kong foi esta terça-feira considerada culpada de terrorismo e incitação à secessão, numa decisão histórica que estabelece um precedente …

Medina queixa-se dos juízes: "Há coisas que não dá para entender"

Dia de emoções diferentes para o Brasil, no surf. O primeiro campeão olímpico na modalidade é brasileiro mas Gabriel Medina nem chegou à final; e não gostou da pontuação na meia-final. Aí está a primeira medalha …

Estado demora dois anos a pagar aos fornecedores

Atrasos nos pagamentos têm vindo a diminuir, com muitos organismos a conseguir cumprir os 60 dias previstos pela lei. À semelhança do que acontece com os prazos, também os valores em dívida apresentam uma tendência …

Ministra da Saúde abre a porta à presença de público na Supertaça

A Supertaça, entre Sporting e Sporting de Braga e agendada para sábado, pode vir a ter adeptos nas bancadas, admitiu a ministra da Saúde, esta terça-feira, descrevendo o jogo como um possível "evento-teste". "Em relação ao …

Escolas avançam para a "desmaterialização dos manuais"

"As escolas estão já a avançar para a desmaterialização dos manuais e materiais clássicos da aprendizagem", indicou esta segunda-feira o vice-presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), David Sousa, a …

Marcelo sai do Infarmed "irritantemente otimista". "Onde avança a vacina, o vírus recua"

O Presidente da República elogiou, esta terça-feira, o processo de vacinação, considerando que "é excecional" o ritmo a que tem avançado, e declarou-se "irritantemente otimista", expressão que antes atribuía ao primeiro-ministro. "Eu agora também estou, como …

EUA. Casos de covid-19 podem ter sido subestimados em 60%

O número de casos de covid-19 nos Estados Unidos (EUA) pode ter sido subestimado em até 60%, com as infeções relatadas a representarem "apenas uma fração do número total estimado". Esta é a conclusão de um …

Portugal com mais seis mortes e 2316 novos casos de covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, mais seis mortes e 2316 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 2316 novos …

Um quarto dos processos às companhias aéreas por falta de testes à covid já resultou em multas pagas

A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) instaurou, entre 2020 e a semana passada, 539 processos a 40 companhias aéreas por transportarem passageiros para o território nacional sem o respetivo teste negativo à covid-19. Cerca …

Colômbia pede que a Venezuela seja declarada como país promotor do terrorismo

A Colômbia pediu esta segunda-feira aos EUA que declarem a Venezuela como país promotor do terrorismo por alegadamente "proteger" guerrilheiros colombianos do Exército de Libertação Nacional (ELN) e do Grupo Armado Residual (Gaor 33, composto …