130 mortos, pelo menos 82 crianças, em ataque talibã a escola do Paquistão

Pelo menos 130 pessoas, na maioria crianças, foram mortas no ataque lançado esta terça-feira por um comando talibã contra uma escola militar em Peshawar, no noroeste do Paquistão, segundo um novo balanço divulgado com o ataque ainda em curso.

A maior parte das crianças foi morta com um tiro na cabeça, segundo o ministro da Informação provincial, Mushtaq Ghani, que deu também conta de 25 feridos graves.

Um anterior balanço, numa altura em que o edifício já estava cercado pelo exército paquistanês e por diversos veículos de emergência e helicópteros, estabelecia o número de mortos em 95, 82 dos quais crianças.

Segundo testemunhas, o ataque começou com uma forte explosão na Escola Militar Pública de Peshawar, após a qual homens armados entraram no estabelecimento e foram de sala em sala disparando contra os alunos.

O grupo Tehreek-e-Taliban Pakistan (TTP) reivindicou o ataque como uma retaliação por uma grande operação do exército em curso desde junho contra enclaves nas zonas tribais do Waziristão do Norte e Khyber que, segundo fontes oficiais, já fez mais de mil mortos. O movimento dos talibãs paquistaneses lidera, desde 2007, uma sangrenta guerra contra o Governo de Islamabad.

O primeiro-ministro paquistanês, Nawaz Sharif, descreveu o ataque como “uma tragédia nacional perpetrada por selvagens”.

O ataque foi lançado cerca das 10h30 locais (5h30 em Lisboa) quando um grupo de pelo menos cinco homens armados, alegadamente vestidos com uniformes militares, entrou na escola, onde se encontravam cerca de 500 pessoas, entre alunos e professores.

Fonte da segurança paquistanesa disse à agência France Presse que havia centenas de alunos e funcionários na escola quando o ataque começou. Fonte do exército disse que a maioria das pessoas foi retirada do local.

A escola faz parte do sistema de Escolas Militares Públicas paquistanês, que gere 146 estabelecimentos de ensino frequentados por filhos de militares e civis entre os 10 e os 18 anos.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Nem os nazis fariam melhor que estes selvagens. Como é que se pode viver com tanto ódio tanta raiva? Como é que alguém pode levantar a bandeira da vitória em cima do cadaver das crianças inocentes? Que mundo é que estes fanáticos querem para os seus filhos?………………………………

RESPONDER

Sterling tentou fazer "mata-leão" a Joe Gomez e foi afastado da convocatória

O estágio da seleção inglesa para os jogos da Qualificação para o Campeonato da Europa, frente ao Montenegro e ao Kosovo, não poderia ter começado da pior forma. Raheem Sterling foi afastado da equipa após …

Alunos com gaguez não terão de fazer exames orais

Os alunos com gaguez podem ser dispensados da realização das provas orais. Há dois anos, estes exames passaram a integrar a avaliação externa em línguas estrangeiras nos exames do ensino secundária e nas provas de …

PSD. Só 15,8% dos militantes poderiam votar se eleições diretas fossem hoje

A dois meses das eleições diretas no PSD, há hoje perto de 17.000 militantes com quotas em dia, que podem ser pagas até 22 de dezembro, de acordo com informação disponibilizada online pelo partido. Se as …

Hong Kong: Reforço policial, Parlamento suspenso e escolas fechadas

O Parlamento de Hong Kong foi suspenso, esta quarta-feira, e a segurança foi reforçada na cidade e nos campus universitários, com as escolas a fecharem num momento em que prosseguem os confrontos entre manifestantes e …

Debate quinzenal: Políticas de rendimento, Rio ao ataque com o lítio e a primeira vitória dos pequenos

Os debates quinzenais com o primeiro-ministro regressam esta quarta-feira. António Costa vai abrir o debate com uma intervenção sobre "políticas de rendimento", mas as atenções estão centradas na primeira vitória dos pequenos partidos. As políticas de …

Governo vai propor 635 euros para salário mínimo em 2020. Proposta não agrada patrões

Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, vai apresentar esta quarta-feira na Concertação Social a proposta de aumento para o salário mínimo nacional para 2020, com uma atualização de 35 euros. Esta quarta-feira, …

Novo alvo do Sporting consumia e traficava droga (e tentaram matá-lo seis vezes)

Michael, jogador de 23 anos do Goiás, é alvo do Sporting já neste mercado de transferências de inverno. O brasileiro teve uma adolescência marcada pelo consumo e tráfico de drogas. Aos 23 anos de idade, Michael …

O misterioso monstro Tully acabou de ficar ainda mais misterioso

Uma nova investigação desmente um anterior estudo que argumentava que Tully era um vertebrado. A verdadeira natureza desde "monstro" continua um mistério para a comunidade científica. De vez em quando, os cientistas descobrem fósseis que são …

Vítor Pereira condenado a oito meses de prisão com pena suspensa

O treinador português foi condenado, esta terça-feira, a oito meses de prisão com pena suspensa, na Grécia, por incitamento à violência. Vítor Pereira foi condenado pela justiça grega a oito meses de prisão, com pena suspensa, …

Hospital da Cruz Vermelha pode vir a ser vendido à Santa Casa da Misericórdia

A Cruz Vermelha Portuguesa quer vender o respetivo hospital, em Lisboa, e a Santa Casa da Misericórdia da capital está interessada na aquisição. A Cruz Vermelha acredita que a venda pode acontecer até ao final do …