130 mortos, pelo menos 82 crianças, em ataque talibã a escola do Paquistão

Pelo menos 130 pessoas, na maioria crianças, foram mortas no ataque lançado esta terça-feira por um comando talibã contra uma escola militar em Peshawar, no noroeste do Paquistão, segundo um novo balanço divulgado com o ataque ainda em curso.

A maior parte das crianças foi morta com um tiro na cabeça, segundo o ministro da Informação provincial, Mushtaq Ghani, que deu também conta de 25 feridos graves.

Um anterior balanço, numa altura em que o edifício já estava cercado pelo exército paquistanês e por diversos veículos de emergência e helicópteros, estabelecia o número de mortos em 95, 82 dos quais crianças.

Segundo testemunhas, o ataque começou com uma forte explosão na Escola Militar Pública de Peshawar, após a qual homens armados entraram no estabelecimento e foram de sala em sala disparando contra os alunos.

O grupo Tehreek-e-Taliban Pakistan (TTP) reivindicou o ataque como uma retaliação por uma grande operação do exército em curso desde junho contra enclaves nas zonas tribais do Waziristão do Norte e Khyber que, segundo fontes oficiais, já fez mais de mil mortos. O movimento dos talibãs paquistaneses lidera, desde 2007, uma sangrenta guerra contra o Governo de Islamabad.

O primeiro-ministro paquistanês, Nawaz Sharif, descreveu o ataque como “uma tragédia nacional perpetrada por selvagens”.

O ataque foi lançado cerca das 10h30 locais (5h30 em Lisboa) quando um grupo de pelo menos cinco homens armados, alegadamente vestidos com uniformes militares, entrou na escola, onde se encontravam cerca de 500 pessoas, entre alunos e professores.

Fonte da segurança paquistanesa disse à agência France Presse que havia centenas de alunos e funcionários na escola quando o ataque começou. Fonte do exército disse que a maioria das pessoas foi retirada do local.

A escola faz parte do sistema de Escolas Militares Públicas paquistanês, que gere 146 estabelecimentos de ensino frequentados por filhos de militares e civis entre os 10 e os 18 anos.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Nem os nazis fariam melhor que estes selvagens. Como é que se pode viver com tanto ódio tanta raiva? Como é que alguém pode levantar a bandeira da vitória em cima do cadaver das crianças inocentes? Que mundo é que estes fanáticos querem para os seus filhos?………………………………

RESPONDER

Mais seis mortes, 325 novos casos e 237 recuperados

Portugal regista esta quinta-fira mais seis mortes por covid-19, 325 novos casos de infeção e mais 237 pessoas dadas como recuperadas em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

"Filme fantástico". Novo livro revela cartas entre Kim Jong-un e Donald Trump

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, qualificou o seu relacionamento com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um “filme fantástico”, segundo os editores de um livro a ser publicado, que revela a correspondência entre …

Grupo avisa Bruxelas que Portugal pode tornar-se ilha ferroviária na Europa

Um grupo de portugueses ligados ao setor ferroviário alertou a comissária europeia dos Transportes para a possibilidade de Portugal se tornar uma ilha ferroviária na Europa devido ao atraso em adotar "a bitola europeia" nas …

China encontra traços do coronavírus em asas de frango importadas do Brasil

Traços do novo coronavírus foram encontrados em asas de frango importadas do Brasil, na cidade de Shenzhen, no sul da China, noticiou, esta quinta-feira, um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). Os traços foram detetados …

Denúncia de Rui Pinto leva a congelamento de conta bancária da Doyen

Oito milhões de euros que estavam numa conta bancária do fundo de investimento Doyen foram congelados pelas autoridades portuguesas. Uma denúncia do whistleblower português Rui Pinto levou o fundo a ser investigado por suspeitas de fraude …

Preocupado com a Bielorrúsia, Macron ligou a Putin (e aproveitaram para falar da vacina russa)

O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou esta quarta-feira ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, "uma preocupação muito grande" quanto à situação na Bielorrússia após a reeleição do chefe de Estado autoritário bielorrusso, Alexander Lukashenko. Segundo indicou …

Obras do Hospital Militar de Belém custaram mais do triplo do valor estimado

As obras no Hospital Militar de Belém, em Lisboa, custaram mais do valor inicialmente estimado, avançou o Diário de Notícias esta quarta-feira. De acordo com o jornal, estava inicialmente previsto que a reabilitação de três …

Autópsia a Valentina revela descolamento do crânio

A autópsia a Valentina, a menina de 9 anos encontrada morta na serra D’el Rei, em Peniche, distrito de Leiria, em meados de maio, revela descolamento do crânio, avança esta quinta-feira o Correio da Manhã. …

Rio pede "coerência" na lotação do Avante e faz comparação com estádios

O líder do PSD pronunciou-se sobre a lotação da festa do Avante, lembrando que, se for reduzida para metade, isso é o mesmo que os estádios do FC Porto ou do Sporting estarem cheios. Na sua …

Juiz Carlos Alexandre desiste de queixa contra Rui Pinto

A proposta do Ministério Público (MP) para que o pirata informático não continuasse a ser investigado dependia da autorização do "super-juiz", avança o Correio da Manhã. De acordo com o Correio da Manhã, o juiz Carlos …