O grupo de trabalho criado em Dezembro de 2021 está à espera da nomeação do novo Governo para voltar às reuniões e quer criar um fundo de recuperação de créditos nos mesmos moldes usados para os lesados do papel comercial do BES.
A maioria absoluta do PS facilita a continuação do grupo de trabalho criado em Dezembro de 2021 com o objetivo de recuperar parte das perdas dos lesados do Banif e do BES na Venezuela e na África do Sul, escreve o Público.
O grupo inclui representantes do Governo, do Banco de Portugal e da CMVM e aguarda pela nomeação do novo executivo para avançar com novas reuniões. Nuno da Silva Vieira, advogado dos lesados, refere que o levantamento do universo de clientes e dos documentos referentes às aplicações financeiras já estão feitos. Mas “o mais difícil ainda vem aí, que é a definição do perímetro dos lesados elegíveis“.
Do lado do Banif, 2000 antigos clientes querem recuperar entre 250 e 300 milhões de euros que perderem com a ruína do banco em 2015. Já do BES, entre 600 e 700 emigrantes querem recuperar 440 milhões de euros que perderam nas sucursais na Venezuela e na África do Sul.
Nuno Vieira refere que a recuperação das poupanças deve apenas ser parcial, “à semelhança do que foi conseguido no caso dos lesados do Papel Comercial, que rondou 60%”.
No caso dos lesados do BES, os clientes do Euro Aforro 10, que foi comercializado pela sucursal em França e cujas aplicações superam os 70 milhões de euros, ainda estão de fora do plano, mas o advogado tem ainda esperança de os incluir.
A solução em cima da mesa é semelhante à que foi criada para o papel comercial do BES, com um empréstimo com garantias públicas do Estado que permitiu pagar faseadamente os montantes acordados de 75% para aplicações menores e 50% para investimentos maiores.
Cómicos…
O dinheiro que já foi injectado no Novo banco já não dava para pagar aos lesados do BES? Milhões e milhões que já sairam do tal fundo de resolução para o Bes……. Não entendo porque é que o Bes está sempre a pedir dinheiro ao governo .
E lá vamos nós, contribuintes, Clientes ou não do BES, pagar o que os ladrões encartados roubaram e ainda pedem ajuda para recuperar o banco, que até já deu lucros, mas não para distribuir pelos lesados, que é o que deveria ser feito… País de ladrões e desgovernado por ladrões
Lol
Isto só pode ser para rir. A última vez que o PS teve maioria absoluta foi precisamente quando o Ricardinho fez tudo aquilo que queria…
Por despacho do juiz Ivo Rosa
Vão confiando!
Com o Ivo Rosa os lesados não vão lá…….ele está do lado dos Banqueiros e tem devolvido tudo que lhes foi arrestado!