Mauna Loa. Estudo revela que o maior vulcão do mundo pode entrar em erupção

(dr) USGS

Vulcão Mauna Loa

Uma equipa de cientistas descobriu, recentemente, que um grande terramoto poderia causar uma erupção no vulcão Mauna Loa, no Havai.

Cientistas da Escola de Ciências Marinhas e Atmosféricas da Universidade de Miami analisaram os movimentos do solo, medidos por dados de satélite e por GPS, e modelaram o fluxo de magma no interior do vulcão. Além disso, descobriram também o que poderia ou não desencadear a próxima grande erupção do Mauna Loa.

“Um terramoto de magnitude 6 ou maior aliviaria o stress causado pelo influxo de magma ao longo de uma falha sub-horizontal sob o flanco ocidental do vulcão”, disse Bhuvan Varugu, principal autor do estudo, citado pelo SciTechDaily. “Este terramoto pode desencadear uma erupção.”



A equipa descobriu que, de 2014 a 2020, 0,11 quilómetros quadrados de magma fluíram para um novo local na câmara do vulcão, mudando de direção de acordo com as pressões colocadas sobre ela.

Estas mudanças na estrutura do magma não foram medidas anteriormente. Aliadas aos fluxos de lava na superfície e às mudanças no solo ao longo da falha em que o vulcão está localizado, as intrusões de magma mudam a forma do vulcão e, consequentemente, a probabilidade de o Mauna Loa entrar em erupção.

A atividade de flanco e as erupções estão intimamente relacionadas no caso deste vulcão havaiano, o que significa que mudanças nestes flancos causadas pela introdução de magma podem fazer uma diferença substancial em termos de como o vulcão se comporta.

Um terramoto pode mudar o jogo“, disse Falk Amelung, professor do Departamento de Geociências Marinhas da universidade norte-americana. “O evento libertaria gases do magma comparáveis ​​a abanar uma garrafa de refrigerante, produzindo pressão e flutuabilidade adicionais, o suficiente para quebrar a rocha acima do magma.”

Apesar disso, as incertezas são muitas.

Embora o stress exercido ao longo da falha seja conhecido, a magnitude do terramoto também dependerá do tamanho da falha. Além disso, não há dados de satélite disponíveis para determinar os movimentos anteriores a 2002.

Com 9 quilómetros de altura, da base no fundo do mar até ao cume, Mauna Loa é o maior vulcão da Terra e está sob uma carga topográfica “bastante pesada”.

As erupções recentes sublinham a importância de um alerta precoce dado que, em 1950, a lava de uma erupção do vulcão atingiu a costa em apenas três horas. Esse evento geológico, e outra grande erupção em 1984, foram precedidos por terramotos substanciais.

O artigo científico foi publicado este mês na Scientific Reports.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. E sabiam que uma grande erupção pode causar o arrefecimento do planeta? As poeiras projectadas para a atmosfera podem ficar vários anos na atmosfera e bloqueiam parte da radiação solar, como aconteceu com Krakatoa no Hawai. Há mesmo teorias de que grandes erupções estiveram na origem de períodos glaciares. Acabava a histeria do aquecimento global. A pequena Greta a defender os combustíveis fósseis para os animaizinhos peludos e fofos não morrerem. Faz tudo parte de um processo natural, e é graças a ele que eu estou aqui a escrever.

    • O Krakatoa fica na Indonésia, e sim, é um facto sobejamente conhecido que grandes erupções causam arrefecimento global… durante um ano ou dois se estivermos a falar de algo da magnitude do Krakatoa. Depois volta à tendência anterior, neste caso, de aquecimento. Se estivermos a falar de uma erupção que cause arrefecimento global durante décadas, então teremos problemas bem maiores e provavelmente não estaremos aqui para discuti-los. Portanto, se calhar essa ideia peregrina de esperamos que um vulcão resolva os nossos problemas se calhar não é assim tão boa. O melhor se calhar é mesmo deixarmos de poluir o ar, ou não?

RESPONDER

Novo estudo indica que comer em excesso não é a principal causa da obesidade

A obesidade afeta grande parte da população e já é considerada umas das maiores epidemias do século XXI. Contudo, a ideia de quanto mais se come, mais propenso se está a ganhar peso pode ser …

Jogador do Santos foi ameaçado e perseguido (e filmou)

Saída da Taça do Brasil originou protestos e cenas de vandalismo. A última vitória do Santos foi no dia 13 de Agosto. O Santos não vive uma fase positiva. 13.º classificado no Brasileirão, foi afastado da …

Esta tarde, discute-se a "ampla abertura". Máscaras em espaços fechados são para manter

As restrições impostas na sequência do combate à pandemia de covid-19 deverão deixar de ser obrigatórias a partir do final do mês. Esta tarde, na reunião do Infarmed, os peritos vão propor a libertação. Esta quinta-feira, …

Eletricidade vai ficar mais cara a partir de outubro

A fatura da eletricidade vai voltar a subir 3% no dia 1 de outubro, depois de ter subido outros 3% a 1 de julho. O preço da eletricidade vai voltar a aumentar, a partir de 1 …

As vacas podem aprender a ir à casa de banho - e assim ajudar a salvar o Planeta

Os excrementos largados pelas vacas podem ser bastante prejudiciais para o Planeta, mas esta situação pode ser controlada se estes animais aprenderem a usar algo inesperado para a espécie de quatro patas - uma casa …

A receita para produzir cimento em Marte pode levar sangue, suor e lágrimas

Investigadores propõe que se produza cimento em Marte ou na Lua combinando poeira com sangue, suor e lágrimas de astronautas. No seu discurso inaugural como primeiro-ministro do Reino Unido, em 1940, Winston Churchill mostrou como as …

Podem já ter existido buracos negros microscópicos

Investigadores sugerem que, nos primeiros momentos do Big Bang, podem ter existido buracos negros primitivos do tamanho de um átomo de potássio. Desde sempre, os seres humanos quiseram explicar os fenómenos mais imprevisíveis e perturbadores do …

Liga dos Campeões: Haaland quebrou recorde de Nistelrooy (numa lista com Mário Jardel)

Primeiro jogo do grupo do Sporting terminou com vitória dos favoritos. Mas o mesmo não aconteceu na Moldávia. Segundo dia da primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões 2021/22, com recorde na Turquia …

O "maior escritório flutuante do mundo" foi construído para resistir às alterações climáticas

Um edifício flutuante foi construído em Roterdão, na Holanda, para resistir às alterações climáticas — se o nível da água subir, o "maior escritório flutuante do mundo" acompanhará a maré. De acordo com o New Atlas, …

"O sistema inteiro permitiu e perpetrou". Biles acusa Federação de ser cúmplice dos abusos de Nassar

Simone Biles culpou nesta quarta-feira a federação de ginástica dos Estados Unidos e “todo o sistema” por permitir que Larry Nassar, médico da equipa nacional durante 20 anos, abusasse sexualmente dela e de centenas de …