Mauna Loa. Estudo revela que o maior vulcão do mundo pode entrar em erupção

(dr) USGS

Vulcão Mauna Loa

Uma equipa de cientistas descobriu, recentemente, que um grande terramoto poderia causar uma erupção no vulcão Mauna Loa, no Havai.

Cientistas da Escola de Ciências Marinhas e Atmosféricas da Universidade de Miami analisaram os movimentos do solo, medidos por dados de satélite e por GPS, e modelaram o fluxo de magma no interior do vulcão. Além disso, descobriram também o que poderia ou não desencadear a próxima grande erupção do Mauna Loa.

“Um terramoto de magnitude 6 ou maior aliviaria o stress causado pelo influxo de magma ao longo de uma falha sub-horizontal sob o flanco ocidental do vulcão”, disse Bhuvan Varugu, principal autor do estudo, citado pelo SciTechDaily. “Este terramoto pode desencadear uma erupção.”

A equipa descobriu que, de 2014 a 2020, 0,11 quilómetros quadrados de magma fluíram para um novo local na câmara do vulcão, mudando de direção de acordo com as pressões colocadas sobre ela.

Estas mudanças na estrutura do magma não foram medidas anteriormente. Aliadas aos fluxos de lava na superfície e às mudanças no solo ao longo da falha em que o vulcão está localizado, as intrusões de magma mudam a forma do vulcão e, consequentemente, a probabilidade de o Mauna Loa entrar em erupção.

A atividade de flanco e as erupções estão intimamente relacionadas no caso deste vulcão havaiano, o que significa que mudanças nestes flancos causadas pela introdução de magma podem fazer uma diferença substancial em termos de como o vulcão se comporta.

Um terramoto pode mudar o jogo“, disse Falk Amelung, professor do Departamento de Geociências Marinhas da universidade norte-americana. “O evento libertaria gases do magma comparáveis ​​a abanar uma garrafa de refrigerante, produzindo pressão e flutuabilidade adicionais, o suficiente para quebrar a rocha acima do magma.”

Apesar disso, as incertezas são muitas.

Embora o stress exercido ao longo da falha seja conhecido, a magnitude do terramoto também dependerá do tamanho da falha. Além disso, não há dados de satélite disponíveis para determinar os movimentos anteriores a 2002.

Com 9 quilómetros de altura, da base no fundo do mar até ao cume, Mauna Loa é o maior vulcão da Terra e está sob uma carga topográfica “bastante pesada”.

As erupções recentes sublinham a importância de um alerta precoce dado que, em 1950, a lava de uma erupção do vulcão atingiu a costa em apenas três horas. Esse evento geológico, e outra grande erupção em 1984, foram precedidos por terramotos substanciais.

O artigo científico foi publicado este mês na Scientific Reports.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. E sabiam que uma grande erupção pode causar o arrefecimento do planeta? As poeiras projectadas para a atmosfera podem ficar vários anos na atmosfera e bloqueiam parte da radiação solar, como aconteceu com Krakatoa no Hawai. Há mesmo teorias de que grandes erupções estiveram na origem de períodos glaciares. Acabava a histeria do aquecimento global. A pequena Greta a defender os combustíveis fósseis para os animaizinhos peludos e fofos não morrerem. Faz tudo parte de um processo natural, e é graças a ele que eu estou aqui a escrever.

    • O Krakatoa fica na Indonésia, e sim, é um facto sobejamente conhecido que grandes erupções causam arrefecimento global… durante um ano ou dois se estivermos a falar de algo da magnitude do Krakatoa. Depois volta à tendência anterior, neste caso, de aquecimento. Se estivermos a falar de uma erupção que cause arrefecimento global durante décadas, então teremos problemas bem maiores e provavelmente não estaremos aqui para discuti-los. Portanto, se calhar essa ideia peregrina de esperamos que um vulcão resolva os nossos problemas se calhar não é assim tão boa. O melhor se calhar é mesmo deixarmos de poluir o ar, ou não?

RESPONDER

Portugal vs Alemanha em direto: Portugal perde por 2-4

A seleção portuguesa de futebol pode garantir hoje o apuramento para os oitavos de final do Euro2020, mas terá de vencer a poderosa Alemanha, ainda à procura dos primeiros pontos no Grupo F. O jogo …

Choques elétricos no pescoço podem combater a fadiga

Desde café a rotinas de sono complexas: os seres humanos desenvolveram várias estratégias para evitar o cansaço. Agora, cientistas acreditam ter descoberto uma nova técnica de combate à fadiga através de estimulação elétrica cerebral não …

"Juneteenth". Novo feriado americano comemora o fim da escravatura

Este sábado comemora-se o mais recente feriado nacional a ser instituído nos Estados Unidos da América. É o chamado Juneteenth, um termo que funde as palavras "june" (junho) e "nineteenth" (dezanove), e representa a data …

Chef Enrico Derflingher trabalhou em Buckingham e na Casa Branca (e revela as preferências da rainha e de Bush)

O chef Enrico Derflingher já alimentou algumas das figuras mais poderosas do mundo. Do Palácio de Buckingham à Casa Branca, o chef italiano sabe melhor do que ninguém quais são as preferências culinárias de Isabel …

Maiores de 35 anos vão poder agendar toma da vacina na segunda-feira

As pessoas com 35 ou mais anos vão poder agendar a toma da vacina contra a covid-19 na próxima segunda-feira. A informação foi confirmada ao Público por fonte da task force. A mesma fonte não adiantou …

Braga faz testes gratuitos a quem trabalhou em Lisboa

As autoridades de Braga estão a proporcionar testes gratuitos de despistagem da covid-19 a trabalhadores do concelho que tenham estado a trabalhar na Área Metropolitana de Lisboa, indicaram hoje os promotores da iniciativa. Os testes realizam-se …

Botswana descobre diamante que pode ser o terceiro maior do mundo

A empresa de diamantes Debswana, que se situa no Botswana, anunciou a descoberta de uma pedra de 1.098 quilates que descreveu como a terceira maior do seu tipo em todo o mundo. Contudo, ainda é …

Hungria 1-1 França | Magiares travam campeões do Mundo

A Hungria empatou hoje 1-1 com a França, em encontro da segunda jornada do grupo F do Euro2020 de futebol em que travou a campeã mundial, algo desinspirada no ataque, graças a uma atuação organizada …

Governo diz que limites à circulação na AML está protegida por Lei de Bases

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde afirmou hoje que a medida que impõe limites à circulação na Área Metropolitana de Lisboa (AML) está “bem protegida e consolidada” naquilo que é a Lei de …

Cidade australiana está coberta de teias de aranha. Fenómeno tem explicação

Uma região australiana está a ser inundada por teias de aranha, após se deparar com severas inundações que obrigaram os habitantes - e os aracnídeos - a procurar terras mais secas para se estabelecerem. A região …