Peritos alertam para situação “séria” após erupção do maior vulcão ativo do mundo

1

USGS

Peritos do Serviço Geológico dos Estados Unidos alertam que a erupção do vulcão Mauna Loa, no Havai, “pode transformar-se numa situação séria”.

Alguns residentes do sul da cidade de Kona começaram a evacuação por conta própria, ainda que ainda não haja ordens para a população deixar a cidade.

“Fluxos de superfície saíram da caldeira em erupções anteriores – isso não é incomum”, escreveu o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) no Twitter. “É o magma a ir para as zonas de fendas que é a verdadeira preocupação, porque isso pode transformar-se numa situação séria muito mais rapidamente”.

Partes da Ilha Grande estão sob um alerta de cinzas emitido pelo Serviço Nacional de Meteorologia em Honolulu, que previu que 0,6 centímetro de cinzas se poderiam acumular em algumas áreas.

O maior vulcão ativo do mundo, Mauna Loa, localizado no Havai, Estados Unidos, entrou em erupção pela primeira vez em 38 anos. O Mauna Loa entrou em erupção 33 vezes desde 1843 e estava adormecido desde 1984.

A erupção começou na noite de domingo na caldeira do vulcão na Ilha Grande, indicou o USGS. Ao início da manhã de segunda-feira, o USGS referiu que os fluxos de lava estavam contidos na área do cume e não ameaçavam as comunidades próximas.

A agência norte-americana alertou que os residentes sob risco de fluxos de lava de Mauna Loa devem rever os seus preparativos para a erupção. Os cientistas já estavam em alerta devido a um recente pico de terramotos no cume do vulcão.

‘Cabelo de Pelé’ é o nome dado os fios finos de fibras de vidro formados durante algumas erupções. Essas fibras, suficientemente leves para serem transportadas por ventos fortes, são tão afiadas que se conseguem entrar na pele e nos olhos.

Mauna Loa é um dos cinco vulcões que constituem a ilha do Havai (a ilha do Havai é a maior do arquipélago havaiano, tendo assim dado nome ao estado norte-americano do Havai).

Com 4.169 metros acima do nível do mar, é muito maior em relação ao vulcão Kilauea, que entrou em erupção e destruiu 700 casas num bairro residencial em 2018.

Algumas das suas encostas são muito mais íngremes que as do Kilauea e por isso, quando entra em erupção, a sua lava pode fluir muito mais rapidamente.

Durante uma erupção de 1950, a lava da montanha viajou 24 quilómetros até ao oceano em menos de três horas.

ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.