Foi inaugurada em Leiria, a primeira loja Continente Bom Dia a funcionar com tecnologia de Inteligência Artificial, e que permite pagar os produtos sem ter de os registar manualmente.
É “uma loja que é diferente de todas“, nota Luís Moutinho, o CEO da empresa responsável pelo projecto, a MC, salientando que “é a maior loja inteligente do mundo” que nasce “num ano em que a [marca] Continente celebra 40 anos”.
Portanto, é “um momento especial”, sublinha Luís Moutinho, informando que a loja Bom Dia Leiria São Romão contou com um investimento de seis milhões de euros, dos quais 1,5 foram destinados à tecnologia Sensei, uma start up portuguesa.
A inauguração contou com a presença da ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, que teve oportunidade de verificar como funcionam as compras no espaço.
Neste local de venda a retalho, o cliente só tem de fazer as suas compras normalmente, retirando os produtos das prateleiras, adquirir os frescos ou até um simples café.
No final, pode optar pelas caixas “smart checkout”, que autonomizam toda a compra. Nem precisa sequer de tirar os produtos do cesto e fazer o scanning tradicional.
A conta é apresentada de imediato e, depois de conferir, só tem de pagar.
Efeito “uau”
“O nosso sonho é promover aos clientes o efeito ‘uau’, que é chegarem à caixa e não terem de fazer nada”, explica ainda Luís Moutinho.
“Desde o primeiro dia, acreditámos numa loja híbrida, porque queremos que a experiência do cliente seja completamente normal e tranquila”, acrescenta o CEO, explicando que, no momento de saída da loja, as pessoas podem fazer “um ‘checkout’ tradicional” com um funcionário que está na linha de caixa, mas se quiserem ter ” o efeito ‘uau’”, podem, então, fazer o ‘smart checkout’.
A empresa explica, em comunicado, que este “smart checkout” funciona “através de visão computacional, algoritmos de Inteligência Artificial e de prateleiras sensorizadas com balanças“.
A tecnologia permite a criação autónoma e em tempo real do carrinho virtual de cada cliente.
“A maior loja inteligente do mundo”
A loja tem uma área de 1200 metros quadrados coberta pela tecnologia Sensei, o que a torna “a maior loja inteligente do mundo”, refere ainda Luís Moutinho.
Este espaço comercial em São Romão dispõe de seis caixas autónomas (“smart checkouts” e “self checkouts”) e duas caixas manuais.
O parque de estacionamento conta com 55 lugares e quatro postos de carregamento para veículos eléctricos.
Luís Moutinho assegura ainda que a loja está equipada com painéis fotovoltaicos “com autoconsumo de 30%”, utiliza lâmpadas de baixo consumo e tem os frescos protegidos com portas para reduzir o consumo.
Tecnologia consegue distinguir “12 mil referências de produtos diferentes”
O presidente da Sensei, Vasco Portugal, refere que o que se pode observar na loja é “o estado da arte de Inteligência Artificial aplicada a retalho“.
“Na prática, esta loja tem cerca de 12 mil referências de produtos diferentes. Cada um tem cerca de 20 a 50 unidades e todas elas estão dispostas nas estantes”, nota Vasco Portugal, realçando que a tecnologia tem “a capacidade de distinguir cada um desses produtos”.
Esses produtos “podem ser mais pequenos do que uma mão, estão a uma distância de aproximadamente três metros e de um ângulo que não é necessariamente o melhor, mas foi pensando um bocadinho mais naquilo que é a experiência do cliente: como tornar isto invisível para o cliente”, analisa ainda Vasco Portugal.
O presidente da Sensei considera ainda que este sistema de Inteligência Artificial irá também contribuir para a diminuição dos furtos, uma vez que todos os produtos que são recolhidos pelo cliente ficam registados e se não forem pagos à saída serão detectados.
Objectivo não é reduzir empregos
Luís Moutinho garante ainda que a empresa não pretende “tirar colaboradores das lojas”, notando que o grupo é um dos maiores empregadores privados em Portugal.
“A MC emprega 44 mil pessoas e esta loja tem 28 novos colegas“, sublinha.
“Não queremos sequer reduzir as interações sociais que temos com os nossos clientes, mas acreditamos que o digital é ele próprio também facilitador do nosso negócio“, acrescenta.
A MC possui 17 lojas no distrito de Leira e emprega 1329 colaboradores.
ZAP // Lusa