O “maior escritório flutuante do mundo” foi construído para resistir às alterações climáticas

Um edifício flutuante foi construído em Roterdão, na Holanda, para resistir às alterações climáticas — se o nível da água subir, o “maior escritório flutuante do mundo” acompanhará a maré.

De acordo com o New Atlas, a construção do Escritório Flutuante de Roterdão (FOR, na sigla em inglês) foi recentemente concluída.

O edifício foi projetado para acompanhar a subida do nível da água — causado pelas alterações climáticas —, será alimentado por energia solar e pode ser facilmente reciclado quando chegar ao fim da sua vida útil.

Descrito como “o maior escritório flutuante do mundo” pela Powerhouse Company, a empresa criadora, o edifício foi recentemente inaugurado pelo Rei Willem-Alexander dos Países Baixos, ao lado do antigo Secretário-Geral da ONU Ban Ki-moon e da diretora administrativa da Fundo Monetário Internacional.



O escritório, que fica no porto de Rijnhaven, em Roterdão, servirá de sede para o Centro Global de Adaptação, acolhe o banco ABN Amro, a RED Company, a própria empresa de design Powerhouse e ainda um restaurante. O projeto faz parte de um esforço de reabilitação na área.

O FOR tem 3.606 metros quadrados, é feito de madeira pré-fabricada e repousa em cima de 15 pontões de betão feitos à medida que são ancorados juntos para criar uma base flutuante sólida. É composto por três andares, uma grande área de terraço e um telhado verde.

Toda a energia necessária para o edifício provém de uma matriz de painéis solares de 800 metros quadrados, e a água do porto é usada para dissipar o calor e para ajudar a fornecer aquecimento e arrefecimento eficientes.

O edifício inovador estará no porto de Rijnhaven até 2031. Depois será transferido para outro local ou poderá acolher outros inquilinos.

“Desenvolvemos o nosso escritório flutuante para refletir os valores dos seus residentes: o Centro Global sobre Adaptação”, explicou a Powerhouse Company.

“Esta organização não governamental com sede em Roterdão, presidida por Ban Ki-moon, visa promover o planeamento, o investimento e a tecnologia para mitigar as alterações climáticas. O edifício neutro em carbono foi concebido para ser resistente ao clima e flutuará se o nível do mar subir devido às alterações climáticas. O nosso escritório resistente ao clima é tanto uma ilustração da missão do centro como um exemplo de como construir estruturas flutuantes sustentáveis”, concluem.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bebeu demais na noite anterior? Não é aconselhado tomar um parecetamol

A combinação de álcool e este tipo de medicação pode sobrecarregar o fígado e provocar danos hepáticos, refere uma especialista. Muitas das vezes cometem-se excessos com o álcool e, tendencialmente, os sintomas de desconforto surgem no …

Portugal 5-0 Luxemburgo | Manita com três de Cristiano

Goleada das grandes. Portugal recebeu o Luxemburgo e não permitiu as mesmas dificuldades do jogo da primeira volta. Aos 17 minutos a formação das “quinas” já vencia por 3-0, com duas grandes penalidades a ajudar, e …

Vantablack. A tinta preta mais preta do mundo já é vendida em peças (que se unem como legos)

Desde a substituição dos ecrãs verdes à pintura dos cenários do teatro, o futuro do entretenimento tem tudo a ver com a Ventablack - a cor preta mais preta do mundo. Nenhuma cor - ou, melhor …

Itália vai exigir passaporte sanitário a todos os trabalhadores a partir de sexta-feira

O primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, assinou hoje um decreto com as normas sobre a obrigatoriedade de os funcionários públicos exibirem o passe sanitário a partir de 15 de outubro nos locais de trabalho, medida que …

Está criado o primeiro iPhone com entrada USB — pelas mãos de um estudante de robótica

Ken Pillonel é estudante do mestrado em robótica do Swiss Federal Institute e implementou um sistema que daqui a uns meses pode tornar-se regra nos dispositivos da marca da maçã. Numa altura em que a União …

Autópsia revela que Gabby Petito morreu por estrangulamento. Namorado continua desaparecido

A autópsia ao corpo de Gabby Petito revela que a jovem foi estrangulada. O namorado, Brian Laundrie, que a acompanhava na viagem, continua desaparecido. Além de revelarem o motivo da morte da norte-americana, as autoridades também …

F1: piloto do carro médico continua a recusar vacina (e português beneficia)

Alan van der Merwe não esteve no Grande Prémio da Turquia e, provavelmente, não vai estar em mais nenhuma corrida em 2021. Um português foi chamado para o Grande Prémio da Turquia, na Fórmula 1: Bruno …

Tribunal Europeu dos Direitos Humanos rejeita queixosos que queriam processar Vaticano por pedofilia

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH) rejeitou esta terça-feira 24 queixosos que já tinham tentado perante tribunais belgas processar o Vaticano por atos de pedofilia cometidos por padres. O TEDH invocou em particular “a imunidade” …

Casa desaba em São Miguel devido a chuva forte mas sem fazer vítimas

Uma “casa antiga” ficou na última noite “totalmente destruída” na cidade de Ponta Delgada, nos Açores, devido à forte chuva que caiu em São Miguel, mas “os moradores não sofreram ferimentos”, disse esta terça-feira a …

O novo Super-Homem é bissexual e promete continuar a lutar para salvar o mundo

Revelação foi feita esta semana por Tom Taylor, autor da banda-desenhada que revelou não querer "desperdiçar" a oportunidade de conferir mais inclusão e representatividade à história. O novo Super-Homem, filho de Clark Kent e Lois Lane, …