Maior central solar da Europa para autoconsumo nasce no Alentejo

Vai nascer em Aljustrel, no Alentejo, a maior central solar para autoconsumo da Europa. Ao todo são 44.500 painéis solares que vão ocupar o espaço equivalente a 35 campos de futebol. O projeto está a cargo da portuguesa Greenvolt.

O Jornal de Negócios escreve que a Unidade de Produção para Autoconsumo (UPAC) terá uma potência total instalada de 24,4 MWp. A UPAC é uma instalação de produção de energia elétrica a partir de energias renováveis, destinada ao autoconsumo na instalação de utilização associada.

Os painéis fotovoltaicos serão estabelecidos na empresa portuguesa de exploração mineira Almina Minas do Alentejo. Todo o investimento na compra dos painéis solares e na sua instalação ficará totalmente a cargo da Almina.

Além do aproveitamento da energia, a exploradora mineira vai também reduzir 20.104 toneladas de CO2 por ano.

Citado pelo Negócios, João Manso Neto, presidente executivo da EDP Renováveis e CEO da Greenvolt, fala de uma “opção estratégica por parte da Almina” e de uma “solução com um forte racional económico, que permitirá estabilidade nos custos com a energia num período de preços muito elevados”.

A Greenvolt prevê uma produção de energia de 41.222 MWh anuais, permitindo assim suprir 25% das necessidades da Almina.

Além dos painéis solares, também será implementado um “carport”, com uma capacidade instalada de 1 MWp, que irá produzir anualmente aproximadamente 1.553 MWh. Este sistema de estacionamento de viaturas permitirá alimentar parte da frota automóvel da Almina.

O maior parque solar flutuante da Europa também nasceu este ano na barragem do Alqueva, no Alentejo, contando com 12 mil painéis solares. É uma peça-chave no objetivo da EDP, que quer que toda a sua produção energética seja limpa até 2030.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.