O maior bairro do mundo impresso em 3D vai ser construído nos Estados Unidos

A cidade de Austin, no estado norte-americano do Texas, irá em breve albergar o maior bairro do mundo impresso em 3D.

O ambicioso projeto, que começará em 2022, resultou de uma colaboração entre a construtora norte-americana Lennar Group e a ICON, uma empresa de tecnologia de construção que, segundo o site Interesting Engineering, ficou conhecida por imprimir as casas de uma rua inteira no Texas e por construir o Mars Dune Alpha, uma estrutura para os astronautas da NASA simularem a vida em Marte.

A ideia é construir a maior comunidade de casas impressas em 3D até hoje, com um total de cem residências, também para mostrar uma forma promissora de responder à crescente procura por habitação.

“A escassez de mão de obra e de materiais são dois dos maiores fatores que afastam o sonho de muitas famílias norte-americanas de ter uma casa própria” , disse, em comunicado, Eric Feder, presidente da LENX, do grupo Lennar.

“A Lennar sempre expandiu os limites da inovação tecnológica para manter casas de qualidade, mas acessíveis, e a impressão 3D é uma abordagem extremamente encorajadora. Estamos entusiasmados por colaborar com a ICON para desenvolver soluções para os desafios emergentes dos próximos anos”, acrescentou.

Tal como recorda o mesmo site, a ICON usa um sistema de impressão robótica que imprime a uma velocidade de cerca de 25 centímetros por segundo e usa um material de construção patenteado chamado Lavacrete.

“A impressão 3D na construção não só oferece casas de alta qualidade com mais rapidez e economia, como pode mudar para melhor a forma como comunidades inteiras são construídas”, explica, na mesma nota, Jason Ballard, co-fundador e diretor executivo da ICON.

“Os Estados Unidos enfrentam um défice de aproximadamente cinco milhões de residências, logo, existe uma necessidade profunda de aumentar rapidamente a oferta sem comprometer a qualidade, beleza ou sustentabilidade e essa é exatamente a força da nossa tecnologia”, considerou.

Além disso, as casas também contarão com telhados fotovoltaicos, tornando-as sustentáveis e autossuficientes no que toca à energia.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.