Afinal, o maior anfíbio do mundo são cinco

afagen / Flickr

Andrias davidianus

A salamandra-gigante-da-china não é uma espécie, mas cinco. Estas espécies estão em risco de extinção devido à má gestão da conservação.

O maior anfíbio do mundo, a salamandra-gigante da-China (Andrias davidianus) são cinco espécies diferentes. A descoberta resulta de uma série de análises genéticas que foram realizadas por uma equipa de biólogos liderada por Jing Che, da Academia das Ciências chinesa, e por Samuel Rurvey, da Sociedade Zoológica de Londres.

Os cientistas já suspeitavam de que o animal poderia não ser uma espécie única. Aliás, a salamandra-gigante-da-china pode até ser oito espécies distintas, mas isso ainda não está confirmado. Os resultados foram publicados na Current Biology.

“Não ficámos surpreendidos por descobrir que era mais do que uma espécie, como um estudo anterior já sugeria, mas a extensão da diversidade, que pode chegar às oito espécies, e que ficou evidenciada nas análises genéticas, deixou-nos quase sem fala”, diz Jing Che.

No entanto, para além da descoberta, a equipa internacional de investigadores alerta ainda, num artigo publicado também na Current Biology, para o risco de extinção que estes anfíbios enfrentam.

“A sobrexploração destes animais incríveis, para o consumo humano teve um efeito catastrófico no número dos seus efetivos na natureza, num período de tempo incrivelmente curto e, a menos que sejam postas em prática medidas urgentes para sua conservação, o futuro do maior anfíbio do mundo está em sério risco”, diz Samuel Turvey, citado pelo DN.

Entre 2013 e 2016, a equipa fez várias campanhas nas zonas tradicionais de habitat destes anfíbios, mas em nenhum dos 97 locais os biólogos conseguiram identificar exemplares na natureza.

Quando questionaram as populações, só em dois casos receberam indicação de avistamentos recentes do animal, algo que pode configurar a confirmação de que a espécie subsiste em estado selvagem nessas regiões.

A captura deste animal está atualmente proibida na China, mas, mesmo assim, a caça furtiva não tem dado descanso à salamandra gigante. Durante as suas campanhas no terreno, a equipa de biólogos encontrou mais de duas dezenas de armadilhas destinadas à captura do anfíbio.

Embora tenho provado que a biodiversidade é maior do que o que se possa pensar, os especialistas mostraram também que ela está ameaçada.

Os responsáveis pelo estudo recomendam que as estratégias de conservação das (agora) cinco espécies seja repensada, de forma a que os maiores anfíbios do mundo possam continuar a sê-lo.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Paquistão. Protestos violentos levam governo a ordenar bloqueio das redes sociais

O Governo do Paquistão ordenou o bloqueio temporário das redes sociais e plataformas de mensagens instantâneas esta sexta-feira, após vários dias de protestos violentos contra a França, avançou a agência AFP. Numa notificação enviada à Autoridade …

Telma Monteiro sagra-se campeã europeia de judo

A judoca Telma Monteiro conquistou esta sexta-feira a medalha de ouro na categoria de -57 kg nos Europeus em Lisboa, ao vencer na final a eslovena Kaja Kajzer, por 'ippon'. Telma alcançou o seu sexto título …

PS já não está a uma só voz. José Sócrates, o ativo tóxico, fez mossa e dividiu o partido

Fernando Medina diz que não falou com António Costa, Vieira da Silva não esconde o desgosto e o PS já não está a uma só voz. O juiz Ivo Rosa arrasou o Ministério Público (MP) na …

A brilhar na Alemanha, André Silva pode sair por preço de saldo

Cada vez mais clubes estão interessados na contratação de André Silva. O internacional português tem uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros. André Silva tem passado por altos e baixos na sua ainda curta …

Possibilidade de melhoria de nota no secundário aprovada. Decisão do ano passado foi "injusta"

Foram, esta quinta-feira, aprovados projetos que permitem a realização de exames para melhoria de nota para os alunos do ensino secundário. O PS absteve-se da votação. De acordo com o Expresso, o Parlamento aprovou esta quinta-feira …

PRR. Governo admite pedir mais 2,3 mil milhões de euros para capitalizar empresas

Capitalização e inovação das empresas, e a possibilidade de pedir mais 2,3 mil milhões de euros (para um total de cinco mil milhões) na componente de empréstimos. António Costa fez, durante a tarde desta sexta-feira, …

OMS alerta para crescimento "preocupante" de casos no mundo

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou esta sexta-feira para o continuo crescimento de casos de covid-19 no mundo, referindo que o número de novos casos confirmados por semana quase duplicou nos últimos …

Há falta de sedativos em hospitais brasileiros. Médicos intubam doentes "conscientes"

Estão a surgir vários relatos de profissionais de saúde brasileiros forçados a intubar pacientes sem o auxílio de sedativos. No Brasil, de acordo com a Associated Press, há profissionais de saúde a intubar pacientes sem recurso …

Governo acusado de financiar queima de resíduos recicláveis com 50 milhões de euros

A associação ambientalista Zero acusa o Ministério do Ambiente de utilizar 50 milhões de euros do Fundo Ambiental para financiar a queima de resíduos recicláveis em Lisboa e Porto, indo contra a nova legislação sobre …

Zimbabué. Sem nacionalidade reconhecida, milhares de pessoas lutam de forma desigual por educação e saúde

Centenas de milhares de pessoas no Zimbabué foram marginalizadas e forçadas a lutar de forma desigual pelo acesso à educação, saúde e habitação, porque não têm nacionalidade reconhecida pelo país, acusou um relatório da Amnistia …