Mágico indiano morre afogado ao tentar recriar truque de Houdini

A polícia indiana recuperou o corpo do mágico Chanchal Lahiri, que se afogou no rio Hooghly, em Bengala Ocidental, no domingo, quando tentava recriar um dos famosos truques do húngaro-americano Harry Houdini.

Segundo noticiou o Guardian na segunda-feira, Chanchal Lahiri, de 42 anos, conhecido por Mandrake, desapareceu depois de ser transportado para a parte mais ampla do rio, por volta do meio-dia. O mágico encontrava-se dentro de uma pequena jaula, fechado com cadeado. Estava vedado, com os braços e as pernas amarrados e o corpo enrolado numa corrente. O objetivo era conseguir soltar-se e nadar até à margem.

As autoridades foram alertadas quando os espetadores se aperceberam que o mágico não tinha regressado à superfície, tendo sido iniciadas operações de busca, com a participação de uma equipa de mergulhadores. O corpo acabou por ser encontrado a cerca de um quilómetro do local onde tentou o truque, com os membros ainda amarrados.

Jayanta Shaw, fotojornalista de um jornal local que assistiu ao truque, explicou à BBC, que falou com Chanchal Lahiri antes de o mágico mergulhar no rio. “Perguntei-lhe porque é que ele arriscava a vida pela magia”, ao que o mesmo respondeu: “Se o fizer bem, é magia. Se cometer um erro, torna-se uma tragédia”.

Há mais de 20 anos, o mágico tinha feito um truque no mesmo rio, tendo conseguido escapar do interior de uma estrutura de vidro que estava debaixo de água.

Sumit Kharbanda, presidente da Irmandade Indiana de Mágicos em Deli, disse que Mandrake realizou o mesmo truque com sucesso pelo menos uma dúzia de vezes antes. “Ele costumava praticar em piscinas e rios”, contou.

“Toda a magia tem que ser perfeita e é preciso mesmo muita prática, porque as coisas podem dar errado. Este foi um desempenho muito perigoso. Não sei se foi um problema respiratório ou simplesmente não conseguiu desfazer as fechaduras”, acrescentou.

Entre os vários truques perigosos que consagraram o húngaro-americano Harry Houdini como um dos mais famosos mágicos da História, esteve a ocasião, em junho de 1912, em que foi colocado com mãos e pés algemados dentro de um caixão, amarrado e preso a 90 quilogramas de chumbo, e atirado ao East River, em Nova Iorque. Subiu à tona 57 segundos depois. Quando o caixão foi içado, estava intacto, com as algemas dentro.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Negociações falharam. Sindicatos dos motoristas entregam pré-aviso de greve

Os sindicatos representativos dos camionistas não chegaram a acordo com a ANTRAM e entregaram um pré-aviso de greve, com início em 12 de agosto, após uma reunião de quase cinco horas, sob a mediação do …

Tribunal do Porto condena 119 pessoas por corrupção com cartas de condução

O Tribunal São João Novo, no Porto, condenou 119 pessoas, entre instrutores, examinadores e alunos de escolas de condução do Grande Porto, a penas de prisão efetiva e suspensa por participarem num esquema de corrupção …

Este pequeno verme é a criatura mais barulhenta dos oceanos

O oceano é um lugar surpreendentemente barulhento. Há baleias cantoras, camarões-pistola que produzem estrondos sónicos e cardumes de peixes barulhentos.  Mas das criaturas grandes e pequenas que habitam os nossos oceanos, poucas se tornam mais barulhentas …

Já sabemos qual vai ser o primeiro fruto a ser plantado na EEI (e é picante)

Se tudo correr como planeado, em novembro deste ano, a Estação Espacial Internacional (EEI) vai ficar um bocadinho mais picante. De acordo com o Science Alert, os investigadores querem enviar para a Estação Espacial Internacional (EEI) …

O Hubble encontrou um buraco negro que não devia existir

Algo estranho está a acontecer a 130 milhões de anos-luz da Via Láctea na galáxia espiral NGC 3174. Há um disco fino de material a rodear o seu pequeno e esfomeado buraco negro. Discos como os …

Alimentos para bebés têm excesso de açúcar, alerta a OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) detetou em quatro cidades da Europa que pelo menos um em cada três alimentos infantis tem níveis de açúcar excessivos e são comercializados de forma incorreta como adequados para …

Estilo de vida saudável pode compensar risco genético de Alzheimer

Novas pesquisas sugerem que um estilo de vida saudável pode reduzir em um terço o risco de doença de Alzheimer ou outras formas de demência, mesmo existindo genes que aumentem o risco destas doenças. Investigadores britânicos …

Lançada Barbie em homenagem a David Bowie

A Matel acaba de lançar uma Barbie em homenagem ao músico britânico David Bowie, que faleceu em 2016, noticia esta semana a Associated Press. De acordo com a agência noticiosa, a nova da Barbie visa celebrar …

Netflix retrata a trágica história de Nicolau II, o último czar da Rússia

A Netflix acaba de lançar The Last Czars, uma série documental sobre a história de Nicolau II e a sua família, que acabou por ditar o fim da dinastia de 300 anos dos Romanov e …

Português desce e Matemática volta à positiva nos exames do 9.º ano

As médias dos alunos do 9.º ano nos exames desceram este ano a Português e subiram a Matemática, voltando a uma média positiva, mas com uma taxa de reprovação ainda a rondar os 30%. Os exames …