Mágico indiano morre afogado ao tentar recriar truque de Houdini

A polícia indiana recuperou o corpo do mágico Chanchal Lahiri, que se afogou no rio Hooghly, em Bengala Ocidental, no domingo, quando tentava recriar um dos famosos truques do húngaro-americano Harry Houdini.

Segundo noticiou o Guardian na segunda-feira, Chanchal Lahiri, de 42 anos, conhecido por Mandrake, desapareceu depois de ser transportado para a parte mais ampla do rio, por volta do meio-dia. O mágico encontrava-se dentro de uma pequena jaula, fechado com cadeado. Estava vedado, com os braços e as pernas amarrados e o corpo enrolado numa corrente. O objetivo era conseguir soltar-se e nadar até à margem.

As autoridades foram alertadas quando os espetadores se aperceberam que o mágico não tinha regressado à superfície, tendo sido iniciadas operações de busca, com a participação de uma equipa de mergulhadores. O corpo acabou por ser encontrado a cerca de um quilómetro do local onde tentou o truque, com os membros ainda amarrados.

Jayanta Shaw, fotojornalista de um jornal local que assistiu ao truque, explicou à BBC, que falou com Chanchal Lahiri antes de o mágico mergulhar no rio. “Perguntei-lhe porque é que ele arriscava a vida pela magia”, ao que o mesmo respondeu: “Se o fizer bem, é magia. Se cometer um erro, torna-se uma tragédia”.

Há mais de 20 anos, o mágico tinha feito um truque no mesmo rio, tendo conseguido escapar do interior de uma estrutura de vidro que estava debaixo de água.

Sumit Kharbanda, presidente da Irmandade Indiana de Mágicos em Deli, disse que Mandrake realizou o mesmo truque com sucesso pelo menos uma dúzia de vezes antes. “Ele costumava praticar em piscinas e rios”, contou.

“Toda a magia tem que ser perfeita e é preciso mesmo muita prática, porque as coisas podem dar errado. Este foi um desempenho muito perigoso. Não sei se foi um problema respiratório ou simplesmente não conseguiu desfazer as fechaduras”, acrescentou.

Entre os vários truques perigosos que consagraram o húngaro-americano Harry Houdini como um dos mais famosos mágicos da História, esteve a ocasião, em junho de 1912, em que foi colocado com mãos e pés algemados dentro de um caixão, amarrado e preso a 90 quilogramas de chumbo, e atirado ao East River, em Nova Iorque. Subiu à tona 57 segundos depois. Quando o caixão foi içado, estava intacto, com as algemas dentro.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …

A Budapest Eye foi restaurante por um dia (e com estrela Michelin)

Um restaurante com estrela Michelin em Budapeste, na Hungria, ofereceu aos clientes uma experiência gastronómica na famosa roda gigante Budapest Eye. Atraiçoado pela queda de faturação após o desaparecimento de turistas estrangeiros, o restaurante Costes, premiado …

Antigo ministro da Saúde Leal da Costa admite novo estado de emergência

O antigo ministro da Saúde Fernando Leal da Costa defendeu hoje que em algum momento deve ser decretado de novo o estado de emergência, para que o Governo possa tomar medidas na luta contra a …

Marcelo promulga uso obrigatório de máscara na rua por 70 dias

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto da Assembleia da República que determina o uso obrigatório de máscara na rua, por um período de 70 dias, sempre que não seja possível cumprir o …