Mágico indiano morre afogado ao tentar recriar truque de Houdini

A polícia indiana recuperou o corpo do mágico Chanchal Lahiri, que se afogou no rio Hooghly, em Bengala Ocidental, no domingo, quando tentava recriar um dos famosos truques do húngaro-americano Harry Houdini.

Segundo noticiou o Guardian na segunda-feira, Chanchal Lahiri, de 42 anos, conhecido por Mandrake, desapareceu depois de ser transportado para a parte mais ampla do rio, por volta do meio-dia. O mágico encontrava-se dentro de uma pequena jaula, fechado com cadeado. Estava vedado, com os braços e as pernas amarrados e o corpo enrolado numa corrente. O objetivo era conseguir soltar-se e nadar até à margem.

As autoridades foram alertadas quando os espetadores se aperceberam que o mágico não tinha regressado à superfície, tendo sido iniciadas operações de busca, com a participação de uma equipa de mergulhadores. O corpo acabou por ser encontrado a cerca de um quilómetro do local onde tentou o truque, com os membros ainda amarrados.

Jayanta Shaw, fotojornalista de um jornal local que assistiu ao truque, explicou à BBC, que falou com Chanchal Lahiri antes de o mágico mergulhar no rio. “Perguntei-lhe porque é que ele arriscava a vida pela magia”, ao que o mesmo respondeu: “Se o fizer bem, é magia. Se cometer um erro, torna-se uma tragédia”.

Há mais de 20 anos, o mágico tinha feito um truque no mesmo rio, tendo conseguido escapar do interior de uma estrutura de vidro que estava debaixo de água.

Sumit Kharbanda, presidente da Irmandade Indiana de Mágicos em Deli, disse que Mandrake realizou o mesmo truque com sucesso pelo menos uma dúzia de vezes antes. “Ele costumava praticar em piscinas e rios”, contou.

“Toda a magia tem que ser perfeita e é preciso mesmo muita prática, porque as coisas podem dar errado. Este foi um desempenho muito perigoso. Não sei se foi um problema respiratório ou simplesmente não conseguiu desfazer as fechaduras”, acrescentou.

Entre os vários truques perigosos que consagraram o húngaro-americano Harry Houdini como um dos mais famosos mágicos da História, esteve a ocasião, em junho de 1912, em que foi colocado com mãos e pés algemados dentro de um caixão, amarrado e preso a 90 quilogramas de chumbo, e atirado ao East River, em Nova Iorque. Subiu à tona 57 segundos depois. Quando o caixão foi içado, estava intacto, com as algemas dentro.

TP, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.