/

Madrid vai eliminar 12 mil periquitos-monge. Animais são prejudiciais para o ambiente e para a saúde

4

A câmara municipal de Madrid vai avançar com um plano para eliminar 12 mil periquitos-monge. A autarquia justifica a medida com o facto de o animal, originário da América Latina, estar a ameaçar a segurança e a biodiversidade da capital espanhola.

Desde 1985, altura em que os periquitos-monge se fixaram em Madrid, o número de exemplares não tem parado de aumentar, o que constitui uma ameaça para outras aves autóctones.

Segundo o jornal espanhol La Vanguardia, a presença destas aves em Madrid e noutras cidades espanholas, como Barcelona e Málaga está também a provocar danos no ambiente e a trazer problemas para a saúde pública.

Os periquitos-monge são agressivos, roubam comida a outras aves e podem ser portadores de psitacose, uma doença infeciosa transmitida via respiratória. Para além disso, o peso dos ninhos — que podem chegar aos 150 quilos — pode provocar a queda de ramos de árvores.

O plano passa por permitir a caça de periquitos-monge e pela esterilização dos ovos. A morte de cada ave custará entre seis a oito euros. A medida pode custar, no total, 100 mil euros. A câmara municipal local diz que uma comunidade de cerca de 600 exemplares seria o “mínimo aceitável”.

Em Portugal, esta espécie só está presente em Lisboa e no Porto. De acordo com o Observador, que cita a página Aves de Portugal, as comunidades não são abundantes, mas podem ser vistas ao longo de todo o ano.

ZAP //

4 Comments

  1. A sociedade autoritária da actualidade pensa sobretudo em exterminar. Se não queriam a ave em Espanha não a deixassem entrar mas com a globalização é o vale tudo e depois queixam-se. Tenho dúvidas que essa ave seja assim tão perigosa, já os bípedes são milhares de vezes mais perigosos e são conhecidos por disseminarem inúmeras doenças por todo o lado.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.