Macron convoca reforços após novos confrontos de coletes amarelos

Etienne Laurent / EPA

A nova manifestação de “coletes amarelos”, no sábado, registou distúrbios violentos na capital francesa. Como resposta, o presidente francês Emmanuel Macron convocou um reforço das forças de segurança.

O dia de sábado marcou mais um protesto dos “coletes amarelos”, que ficou marcado pela violência. Mais de 14 mil pessoas saíram às ruas de França e mais de cem pessoas foram detidas em Paris. O Governo francês criticou os acontecimentos e condenou o uso excessivo e “inaceitável” da violência.

A polícia francesa não conseguiu controlar os protestos deste fim-de-semana e, por isso mesmo, Macron irá reforçar as forças de segurança. Também o primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, prometeu anunciar medidas para evitar que casos como o deste sábado se voltem a repetir.

A Rádio Renascença relata que a polícia estaria preparada para o aumento da violência, mas que a sua resposta às ocorrências, segundo um dos agentes de segurança, acabou por se revelar “um fracasso“.

O secretário de Estado do interior manifestou também a sua preocupação com o assunto, dizendo que a polícia estava “menos reativa“, comparativamente a manifestações anteriores. Além disso, estavam reticentes em relação ao uso de balas de borracha, devido aos vários ferimentos nos últimos protestos.

Segundo a RR, no mês passado, o parlamento francês aprovou um projeto-lei, apoiado pelo Governo de Macron, para impedir um aumento da violência nos protestos. Contudo, segundo a Associated Press, a lei ainda não entrou em vigor.

Em mais uma vaga de manifestações contra o presidente Emmanuel Macron, lojas foram pilhadas e incendiadas no centro de Paris, lançando o pânico nas ruas. A polícia respondeu aos confrontos com gás lacrimogéneo e canhões de água.

De acordo com o Público, pelo menos cinco mil agentes da polícia foram mobilizados para a zona dos Campos Elísios, onde grupos extremistas se terão infiltrado no protesto dos “coletes amarelos”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Médicos, enfermeiros e professores lamentam recondução de ministros

Médicos, enfermeiros e professores lamentaram a recondução de ministros na pasta da Saúde, Educação e das Finanças, reagindo assim à constituição do novo Governo entregue em Belém pelo primeiro-ministro indigitado, António Costa. O secretário-geral do …

"Batalha campal" assola a Catalunha: 40 mil pessoas nas ruas, 50 detidos e mais de 100 feridos

Pelo menos 51 pessoas foram detidas e 70 polícias ficaram feridos desde o início dos atos de violência que começaram na segunda-feira na região espanhola da Catalunha após a sentença que condenou políticos separatistas catalães …

Kristalina Georgieva exige maior inclusão de mulheres nos mercados de trabalho

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional exigiu esta terça-feira, nos Encontros Anuais, uma maior inclusão de mulheres nos mercados de trabalho, dizendo que quando um país ignora "parte das suas capacidades" enfraquece o desempenho económico. Kristalina …

Cientistas nazis criaram um pesticida alternativo ao DDT (que até era melhor)

Cientistas nazis criaram uma alternativa ao inseticida DDT, que alegadamente seria menos tóxica para os mamíferos e de ação mais rápida. A sua produção viria a terminar abruptamente por intervenção das forças Aliadas. O DDT é …

Operação Rota do Cabo leva à detenção de 22 pessoas

A Procuradoria-geral Distrital de Lisboa (PGDL) anunciou hoje a detenção de 22 pessoas no âmbito a operação Rota do Cabo, efetuada para desmantelar uma alegada rede criminosa de auxílio à imigração ilegal. Em comunicado, a PGDL …

Garcia de Orta. Governo admite recorrer a pediatras do privado para assegurar urgência

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, disse que a falta de médicos pediatras nas urgências do hospital Garcia de Orta “é uma situação que não é possível resolver de um …

Cientistas descobrem um novo benefício de tomar chá

https://vimeo.com/366605754 Se já se sabia que beber chá era bom para a nossa saúde, uma nova investigação vem confirmar ainda mais essa ideia. Cientistas encontraram no chá um novo benefício para o nosso cérebro. Várias investigações apontam …

Governo da Escócia quer novo referendo sobre independência em 2020

A ministra principal da Escócia e líder do Partido Nacionalista Escocês (SNP), Nicola Sturgeon, afirmou esta terça-feira que quer um novo referendo sobre a independência em 2020 e abrir negociações com Londres até ao fim …

As bactérias contradizem Darwin: a mais apta não sobrevive

Uma recente investigação levada a cabo pela Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, revela que, no que diz respeito às bactérias, a "sobrevivência das mais cooperativas" excede a "sobrevivência das mais fortes". As bactérias são capazes de …

A Via Láctea roubou minúsculas galáxias à sua vizinha

Utilizando dados obtidos pelo Telescópio Gaia, os cientistas chegaram à conclusão que a Via Láctea "sequestrou" galáxias da Grande Nuvem de Magalhães, uma outra galáxia que a orbita. No nosso Universo, a regra é orbitar: a …