Emmanuel Macron expulsa seguranças israelitas de igreja

Stephane Mahe / EPA

O Presidente francês, Emmanuel Macron

Um incidente entre Emmanuel Macron e a polícia israelita marcou na quarta-feira a vista do Presidente francês à igreja de Santa Ana, território francês na Cidade Velha de Jerusalém.

“I don’t like what you did in front of me” (Não gosto do que vocês fizeram à minha minha frente”), gritou Macron em inglês para um agente israelita posicionado em frente à entrada da igreja. “Vão lá para fora, por favor, ninguém tem que provocar ninguém, está a perceber?”, questionou ainda Macron, citado pela AFP e pelo Diário de Notícias.

E acrescentou: “Vamos manter a calma, fizemos uma caminhada maravilhosa, vocês fazem um bom trabalho na cidade e eu aprecio isso, mas por favor respeite as regras estabelecidas há séculos. Elas não vão mudar comigo”.

“É a França aqui, todo o mundo conhece a regra”, frisou o chefe de Estado francês, que improvisou um passeio na Cidade Velha de Jerusalém. Após a confusão, explicou que a segurança presidencial francesa era a responsável por manter a ordem no local. “As forças de segurança [israelitas] não têm de estar presentes” dentro da basílica, sublinhou.

De acordo com o Diário de Notícias, no início do dia, já tinha havido uma altercação entre o GSPR, a segurança presidencial, e as forças de segurança de Israel.

O Presidente francês está em Israel numa visita de dois dias, onde terá reuniões com os líderes israelitas e palestiniano e será um dos oradores do Fórum Mundial do Holocausto no memorial Yad Vashem.

Também em Israel encontra-se o Presidente português Marcelo Rebelo de Sousa, um dos mais de 40 chefes de Estado ou de governo que na quarta-feira foram recebidos num banquete pelo Presidente israelita Reuven Rivlin.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.