Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente.

Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a “captura acidental” de tartarugas marinhas em mais de 70% e a de pequenos cetáceos – como golfinhos – em mais de 66%.

O estudo, da Universidade de Exeter e da organização de conservação ProDelphinus, analisou embarcações que partiram de três portos peruanos, entre 2015 e 2018. Além das vantagens que as tartarugas e os golfinhos agradecem, os cientistas chegaram à conclusão que as luzes não reduziam a quantidade de “espécies-alvo” capturadas – isto é, aquelas que os pescadores querem mesmo apanhar.

Estes resultados apoiam uma pesquisa anterior, publicada em julho do ano passado na The Royal Society, que sugeria que as luzes LED reduzem a captura acessória de aves marinhas em cerca de 85%.

Segundo a autora principal do mais recente artigo científico, Alessandra Bielli, as redes de pesca são, normalmente, sinónimo de “altas taxas de capturas acessórias de espécies marinhas ameaçadas”, como tartarugas marinhas, baleias, golfinhos e aves marinhas. A investigadora salientou ainda que são poucas as soluções existentes para reduzir esta captura acessória.

No novo estudo, publicado dia 4 de dezembro na Biological Conservation, conclui-se que “dicas sensoriais” – neste caso, luzes LED – são uma forma eficaz de alertar estas espécies sobre a presença de utensílios de pesca nas águas.

A equipa de cientistas colocou luzes LED a cada 10 metros ao longo de uma linha flutuante composta por 864 redes de pesca, e combinaram cada rede iluminada por uma rede apagada, de forma a comparar os resultados.

“A dramática redução na captura acessória de tartarugas marinhas e cetáceos em redes iluminadas mostra como esta técnica simples e de custo relativamente baixo pode ajudar as espécies e permitir que os pescadores pesquem de maneira mais sustentável”, disse Jeffrey Mangel, da ONG ProDelphinus.

“Este trabalho mostrou ainda a utilidade das luzes nas redes para salvar a vida selvagem. Agora, precisamos de luzes cada vez mais robustas e acessíveis”, acrescentou o professor Brendan Godley, da Universidade de Exeter, citado pelo Phys.org.

  ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Turistas estão de volta, mas agora falta pessoal nos hotéis

Os turistas estão a voltar às cidades portugueses, nomeadamente a Lisboa, onde os hotéis se debatem agora com um novo problema, a falta de pessoal qualificado. Há responsáveis que já falam da necessidade de fazer …

Gestão do PRR faz tremer Governo dos Açores (que foi bombardeado por críticas)

O Governo dos Açores tem sido acusado de beneficiar empresas no acesso às verbas das Agendas Mobilizadores do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Esta polémica levou à marcação de um debate de urgência, que ficou …

Inédito na medicina. Rim de porco foi transplantado com sucesso num humano

Pela primeira vez na história, uma equipa médica conseguiu transplantar um rim de porco geneticamente modificado num humano. Foi uma experiência num paciente em morte cerebral, mas que abre portas à utilização de rins de …

Golo do FC Porto: como não assinalaram falta do Taremi?

Avançado do FC Porto desviou Ismaël Bennacer, no momento decisivo do FC Porto 1-0 AC Milan. Mas os portistas mereceram ganhar. Stefano Pioli admitiu que o FC Porto venceu o AC Milan (1-0), na terceira jornada …

Senado defende que Bolsonaro seja acusado de genocídio devido à sua gestão da pandemia

Um relatório do Senado brasileiro defende que o Presidente Jair Bolsonaro deve ser acusado de homicídio pela sua gestão da pandemia de covid-19 no país. O documento ainda pode ser alterado pelos senadores, pois só vai …

Dez anos depois, ainda há feridas por sarar. Sánchez promete não soltar presos da ETA em troca da aprovação do Orçamento

Num debate parlamentar com o Governo espanhol, Pablo Casado confrontou Pedro Sánchez sobre os acordos com os nacionalistas radicais bascos. Esta quarta-feira, quando questionado por Pablo Casado, presidente do Partido Popular (PP), sobre se iria libertar …

O treinador inglês de futebol, Steve Bruce.

Steve Bruce já não é treinador do Newcastle. Há dois portugueses na calha para o suceder

Steve Bruce deixou o comando técnico do Newcastle United, recentemente adquirido por um consórcio saudita. José Mourinho e Paulo Fonseca estão entre os possíveis sucessores. Está encontrada a primeira baixa do Newcastle após a aquisição saudita …

Entre reuniões falhadas, cresce o risco de chumbo do OE e de crise política

Depois de não ter sido alcançado um acordo nas reuniões de ontem, a possibilidade de uma crise política parece mais próxima que nunca. As mudanças na lei laboral exigidas por BE e PCP são os …

Quando Rui Pinto ainda era "John", Suíça pediu-lhe ajuda para investigar o presidente da FIFA

Em 2018, as autoridades suíças entraram em contacto com Rui Pinto para pedir a sua colaboração para investigar o presidente da FIFA, Gianni Infantino. Quando o projeto Football Leaks ainda era algo embrionário — embora já …

Liga dos Campeões: Dragão e Vodafone Park entre os estádios mais vazios

FC Porto-AC Milan ficou longe da lotação esgotada, enquanto o Beşiktaş-Sporting ficou-se pela metade da lotação do estádio. A noite era de (novo) confronto entre dois antigos campeões europeus, no Porto, o trânsito na cidade e …