Luzes em galáxia distante podem ser vela de nave extraterrestre

M. Weiss / CfA

Conceito artístico de uma vela de onda de rádio (a vermelho) com origem na superfície de um planeta

Conceito artístico de uma vela de onda de rádio (a vermelho) com origem na superfície de um planeta

Uma equipa de investigadores na Universidade de Harvard levantou a possibilidade de que os flashes de energia detectados numa galáxia distante da nossa podem ser emissões de uma nave alienígena.

De acordo com investigadores do Harvard-Smithsonian Centre for Astrophysics, emissões de rádio que foram captadas em 2007 por alguns dos mais poderosos telescópios, cuja origem até agora não foi descoberta, podem de facto ser resultado de actividade de alienígenas.

Num estudo publicado no The Astrophysical Journal Letters, os professores Avi Loeb e Manasvi Lingam sugerem que estes flashes podem ser fugas de energia com origem em poderosas “velas de luz” de naves extraterrestres, capazes de emitir uma forte luminosidade nas suas viagens interestelares.

“As emissões rápidas de rádio (FRB) são excessivamente luminosas, se atendermos às suas durações curtas e origem longínqua. Não identificámos até agora uma possível fonte natural com precisão, pelo que é válido considerar e verificar uma origem artificial“, diz Loeb, citado pelo Phys.org.

De acordo com os especialistas, a suposta “vela de luz” usaria uma quantidade pequena de pressão exercida por luz, que seria capaz de produzir uma aceleração contínua ao longo tempo, permitindo que uma nave possa atingir altas velocidades.

Apesar do fundamento de física usado na sua teoria, Loeb prefere manter a cautela e afirmar que tudo ainda não passa de especulação, já que não existem provas a respeito da origem destas emissões. Além disso, estas emissões ocorreram há cerca de 2,5 mil milhões de anos atrás. Mesmo assim, fica a esperança.

A ciência não é uma questão de crença, é uma questão de provas. Mas vale a pena colocar ideias em discussão e deixar os dados serem o juiz”, argumenta o cientista.

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Bem, eu penso que jÁ VÃO APARECENDO COISAS que viajam à velocidade do olhar. Tambem é possivel, não é? O que interessa é que à pala de tantas novas unviersidades, tantas outras descobertas e tão novas pretensões, cada um aproveite e mande das suas. Diz o ditado que a luz que vai `a frente, é a que ilumina. Força,… quem nisso primeiro falar será aquele que descobriu,…. e agora são tantos os investigadores……….!

  2. “… estas emissões ocorreram há cerca de 2,5 mil milhões… ” isto é, agora já estão a fazer tijolo algures.

  3. O problema com os “2,5 mil milhões” – o uso do redshift como medição de “Distância” está completamente errado e obsoleto. E a comunidade científica teima em não querer abandonar conceitos errados. O porquê disso deixo ao vosso critério quando investigarem o assunto.
    Para quem quiser saber mais, ver trabalho de Dr. Halton Arp, Dr. Harold Aspden. Dois Galileus modernos. Einstein é venerado como um deus e ai de quem for contra o que ele pregou… Parece que o homem não pode falhar…

  4. A NASA tem que tomar vergonha e parar com estas mentiras, pois o espaço não existe, vivemos sob um domo, e após ele existe água, e nada ultrapassa este domo!

    • También eu creio nessa ideia…
      Existem documentos que remontam a uma viagem de uma mulher britânica salvo erro…
      Que num estudo realizado pela própria…
      Numa viagem de barco … encontrou o limite (domo)
      Irei em busca disso e aqui deixar.

  5. a ciencia quase nada sabe sobre o planeta terra mas quer fazer crer que sabe muito sobre o espacodireita=esquerda@hotmail.com

RESPONDER

Época balnear arranca no sábado, mas começa mais tarde no Norte

A época balnear arranca no próximo sábado, 6 de junho, mas não em todo o país. No Norte de Portugal só começa a 27 de junho. Segundo o despacho publicado esta quinta-feira em Diário da República, …

Um terço das empresas de restauração não reabriu

Cerca de um terço das empresas de restauração não retomou a atividade e quase metade tem registado uma faturação média inferior a 10%, revelou a associação representativa do setor. A Associação de Hotelaria, Restauração e Similares …

Ministério Público alemão assume que Maddie McCann está morta

O procuradores do Ministério Público alemão acreditam que Madeleine McCann foi assassinada. O investigador Christian Hoppe, do Bundeskriminalamt, revelou que a criança pode ter sido alvejada quando o suspeito assaltava o apartamento da família. O procuradores do …

Nadadores-salvadores devem privilegiar salvamento "sem entrar na água"

A Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores divulgou hoje alguns dos procedimentos que os vigilantes devem adotar na época balnear face à pandemia, como privilegiar o salvamento “sem entrar na água” ou abordar o náufrago pelas costas. “Ainda …

Confederação do Turismo propõe Lay-off simplificado, banco de horas e horário concentrado

A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) propôs ao Governo 99 medidas para mitigar as consequências "gigantescas" que a pandemia está a ter no sector, apontando um cenário de "eclipse total e asfixia". Segundo noticiou esta …

Coreia do Norte ameaça romper acordo militar com Seul

A Coreia do Norte ameaçou hoje romper o acordo militar com a Coreia do Sul e fechar o gabinete de ligação transfronteiriça, se Seul não impedir que ativistas continuem a enviar panfletos através da fronteira. A …

Moratórias no crédito prolongadas até 31 de março de 2021

O Governo decidiu estender a moratória nos empréstimos dos bancos às famílias e empresas afetadas pela crise. As prestações e juros só voltarão a ser pagos depois de 31 de março de 2021, apurou o …

Santana Lopes deixou funções executivas no Aliança. Mas não "deserta"

O fundador do partido Aliança deixou, recentemente, as suas funções executivas por "motivos profissionais", mas promete "não desertar", "muito menos em alturas difíceis". No passado dia 15 de maio, Pedro Santana Lopes pediu a suspensão das …

Pela primeira vez em 30 anos, Hong Kong proíbe vigília em memória de Tiannamen

Pela primeira vez em 30 anos, tanto Hong Kong como Macau não vão ter vigílias em homenagem às vítimas do massacre de Tiananmen. A Polícia de Hong Kong proibiu a vigília em memória do massacre de …

Portugal com mais 8 mortos e 331 casos positivos em 24 horas

Portugal registou mais oito mortes e 331 casos positivos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde. Esta quinta-feira, Portugal registou 1.455 mortes por …