Lula disse que queria “f**** Moro”. Polícia Federal desmantelou plano para matar o ex-juiz

6

A Polícia Federal brasileira desmantelou um plano para matar o ex-ministro da Justiça de Bolsonaro e ex-juiz da “Lava Jato” Sérgio Moro. O plano é de um grupo criminoso, mas declarações de Lula da Silva estão a colocar o Presidente do Brasil em xeque.

Foram detidos vários suspeitos na região da cidade de Campinas, no interior do estado de São Paulo, e a Polícia Federal (PF) brasileira prossegue as investigações também em Brasília e em outros estados brasileiros no âmbito da operação “Sequaz”.

Os suspeitos estão ligados à facção criminosa de São Paulo PCC (Primeiro Comando da Capital), de acordo com os media brasileiros.

O plano passava por raptar e assassinar várias autoridades brasileiras, incluindo Sérgio Moro e o promotor público Lincoln Gakya do Grupo de Actuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) de São Paulo. Também incluía directores de prisões e guardas prisionais.

O PCC também pretendia raptar figuras de autoridade para pedir resgates e a libertação de lideres do grupo que se encontram detidos.

Este grupo é considerado a maior organização criminosa do Brasil e tem estado envolvido em vários ataques que vitimaram civis, polícias e criminosos rivais.

Quando foi ministro da Justiça, Moro autorizou que 21 líderes do PCC fossem transferidos para as prisões federais, o que causou revolta entre estes elementos.

“Só vai estar bem quando eu f**** esse Moro”

Na véspera do anúncio do desmantelamento deste plano, Lula da Silva fez uma declaração que, retirada do contexto, está a dar que falar porque coloca o actual Presidente do Brasil como “culpado” no meio da operação da PF.

“Só vai estar bem quando eu f**** esse Moro”, disse Lula numa entrevista a um blogue brasileiro, acrescentando que está aqui para se “vingar dessa gente”.

A frase surgiu num contexto em que o Presidente brasileiro falava do que sentia quando estava preso após um processo que foi conduzido por Moro. Mas, agora, a declaração tornou-se um “trunfo para ser utilizado por Sérgio Moro” que é, actualmente, senador da oposição ao Governo de Lula da Silva, como vinca o jornal Valor Económico.

A postura de Lula “aumenta o risco político ao Governo”, analisa ainda este jornal brasileiro.

Moro acusa Lula de “ferir a liturgia do cargo”

Moro já está a aproveitar a frase controversa para criticar Lula da Silva e o seu Governo, salientando, em declarações à CNN Brasil, que é uma “forma de desviar o foco em relação às falhas e fracassos do Governo actual”.

“Repudio veementemente”, referiu ainda o antigo juiz, considerando que “o Presidente feriu a liturgia do cargo ao utilizar esse palavreado de baixo calão“.

“Quando o presidente fala que ele queria se vingar, só posso interpretar, nesse contexto, que ele queria se vingar da população brasileira“, acusou ainda. “Lula foi condenado por nove magistrados, não fui somente eu”, apontou também.

Agora, Moro teme que a posição de Lula possa levar a mais ameaças contra si e contra a sua família, como vincou.

Partido de Bolsonaro fala em “relação antiga” do PT de Lula com o PCC

Nas redes sociais, o partido de Bolsonaro já está a aproveitar a frase de Lula da Silva para o ligar ao plano do PCC.

É isso mesmo que faz o deputado federal do Rio de Janeiro Carlos Jordy, salientando que o plano do PCC “é algo assustador, sobretudo um dia após a fala de Lula demonstrando sua sede de vingança contra o ex-juiz”.

“A relação do PT [o Partido dos Trabalhadores de Lula] com o PCC é antiga”, refere ainda Jordy, notando que é algo que é preciso “ser apurado com urgência”.

Susana Valente, ZAP //

6 Comments

  1. Prendam esse ex-presidiário Lula. Agora se vê o bandido que ele é. E ainda querem os esquerdas portugueses (meio comunistas) que ele venha a Lisboa para a comemoração do 25 de Abril.

  2. Nós em Portugal felizmente vivemos numa democracia, não estamos no Brasil que nos últimos anos nem a cheira, sejam honestos e deixem que as maiorias vivam esse estatuto. Se lá vos aceitarem, podem sempre ir para as Filipinas e assim deixam a maioria em paz.

    • Lula é um bandido e como tal compra a todos, compra apoio político e apoio da mídia, Lula é uma vergonha porque é um canalha sem caráter, Bolsonaro tem uma imagem que é uma vergonha porque a mídia comprada fez de tudo, e agora até admite que fez, para tirar Bolsonaro e voltar a ser alvo das benesses do Lula, Já estão todos bem alimentados, os canais de transferência de recursos já estão quase todos re estabelecidos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.