Lula da Silva diz que se arrepende dos casos de corrupção

O ex-presidente do Brasil, Lula da Silva

O ex-presidente do Brasil, Lula da Silva, afirmou hoje que se arrepende dos casos de corrupção e classificou de “imoral” o julgamento político feito à presidente Dilma Rousseff, que tem o mandato suspenso.

Numa entrevista ao programa “Informe Semanal” da televisão espanhola TVE, Lula da Silva lamentou a perda de popularidade do Partido dos Trabalhadores, da presidente Dilma Rousseff e de si próprio.

Ainda assim, Lula não descarta a possibilidade de voltar a candidatar-se à presidência brasileira.

“Quando terminei o meu mandato, nem a oposição falava mal de mim. O legado da relação entre o Governo e a sociedade é o que mais me orgulha”, disse o ex-presidente brasileiro.

“Há gente que me odeia porque os pobres começaram a viajar de avião, a comprar carros”, acrescentou.

Lula da Silva manifestou-se também arrependido dos casos de corrupção, sublinhando que “as denúncias de corrupção contra o PT mancham muito o partido”.

“Há uma disposição para criminalizar o PT. O povo brasileiro sabe que nem tudo o que diz a imprensa é verdade”, referiu, adiantando que a democracia brasileira “foi ferida de morte”.

Lula da Silva sublinhou que o “impeachment” está na Constituição, mas foi imoral aplicá-lo à presidente Dilma Rousseff, com o mandato suspenso por 180 dias.

Sobre o seu futuro e a possibilidade em recandidatar-se à presidência brasileira, Lula da Silva disse que tal poderá acontecer se passar a existir uma política “capaz de destruir tudo” o que o seu Governo fez pela inclusão social.

Na entrevista à TVE, o presidente manifestou-se ainda preocupado com a situação na Venezuela e destacou a relação “muito estreita” que teve com Hugo Chávez.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

De Jorge Jesus a Bruno de Carvalho. Rui Pinto terá espiado 72 pessoas e entidades

O português Rui Pinto terá espiado 72 pessoas e entidades, acusa o Tribunal da Relação de Lisboa. A defesa do denunciante criticou a manutenção da prisão preventiva. De acordo com o acórdão do Tribunal da Relação …

Empresas podem manter lay-off até ao fim de setembro. Trabalhadores podem receber 85% do salário

Os traços gerais do plano do Governo para a retoma da economia e para tentar travar a escalada do desemprego foram apresentados aos parceiros sociais, esta terça-feira, por Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade …

O próximo Wolves? Charlton pode tornar-se "português"

O consórcio português Corporate Football Organisation Portugal (CFO), liderado por Fernando Côrte-Real, está a estudar a compra do Charlton, clube que milita no Championship, o segundo escalão inglês. "A CFO Portugal já existe há pelo menos …

PJ prossegue investigação e confirma envolvimento de alemão no desaparecimento de Maddie

A Polícia Judiciária adiantou esta quarta-feira que prosseguem em Portugal diligências no âmbito da investigação ao desaparecimento da criança inglesa Madeleine McCann, no Algarve, em 2007, confirmando as suspeitas de envolvimento de um cidadão alemão …

Benfica critica presença de Rui Moreira na lista de Pinto da Costa

O diretor de comunicação do SL Benfica, Luís Bernardo, criticou, esta quarta-feira, a presença de Rui Moreira na lista de Pinto da Costa às eleições para a presidência do FC Porto. "Já não bastava o nível …

Costa e Silva prevê recuperação económica lenta e defende "pacto entre Estado e empresas"

Em entrevista à agência Lusa, António Costa Silva, responsável no plano de relançamento da economia, prevê uma recuperação lenta e sugere um pacto entre Estado e empresas. António Costa Silva, gestor nomeado pelo primeiro-ministro para coordenar …

Ver o "Joker" não nos torna mais empáticos com os doentes mentais – pelo contrário

Um novo estudo encontro uma associação entre ver o filme "Joker" e um aumento no preconceito em relação a pessoas com doenças mentais. O filme "Joker" (2019), realizado por Todd Phillips, foi um verdadeiro sucesso de …

Polícia que pressionou pescoço de George Floyd acusado de homicídio intencional. Todos os agentes acusados

O Ministério Público norte-americano agravou esta quarta-feira para homicídio em segundo grau a acusação do agente da polícia que pressionou o pescoço de George Floyd durante minutos e, pela primeira vez, acusou formalmente os três …

Ministra volta atrás, descarta congelamento das carreiras e admite aumentos na Função Pública

Esta segunda-feira, a ministra da Administação Pública disse, em entrevista à Antena 1, que não poda excluir o congelamento das carreiras. Já na quarta-feira, em declarações à TSF, Alexandra Leitão mudou o discurso. Em entrevista à …

Cientistas identificam a região com o ar mais limpo à face da Terra

Uma equipa de cientistas da Universidade Estadual do Colorado (EUA) identificou a região atmosférica que possui o ar mais limpo à face da Terra. Os especialistas, liderados pela professora Sonia Kreidenweis, descobriram que a camada limite …