Luís Enrique deixa comando da seleção espanhola (e já tem substituto)

Luis Enrique foi obrigado a abandonar o cargo de selecionador espanhol devido a um problema familiar que se arrasta desde março.

“As razões que me impediram, desde março, de exercer normalmente as minhas funções de treinador da seleção espanhola continuam e, por isso, decidi abandonar o cargo”, disse Luis Enrique, na carta revelada hoje pela Federação Espanhola de Futebol (RFEF).

O antigo futebolista, de 49 anos, já tinha estado ausente dos três últimos encontros de qualificação para o Euro 2020, tendo sido substituído por Robert Moreno, seu adjunto, que agora irá passar a treinador principal.

Agradeço a confiança e compreensão demonstrada pela RFEF, bem como à minha equipa técnica e jogadores pela forma profissional como lidaram com a situação. Agradeço também aos meios de comunicação social pela discrição e respeito demonstrados”.

Antigo treinador do FC Barcelona, Luis Enrique assumiu a seleção espanhola depois do Mundial 2018, somando seis triunfos e duas derrotas em jogos oficiais, ambas na fase de grupos da Liga das Nações.

Depois da divulgação da carta, a RFEF efetuou uma conferência de imprensa em que confirmou Robert Moreno como novo selecionador espanhol até à fase final do Euro 2020.

É um dia agridoce. Sempre pensei um dia chegar a treinador principal, mas nunca desta maneira. Levo muito anos de futebol. Desde os 14 anos que sonho em chegar ao mais alto nível como treinador. O Luís mostrou-se de acordo, apoiou-me e disse-me para ir para a frente com este desafio”, contou o técnico, de 41 anos, que fez sempre parte do staff de Luis Enrique nas passagens pela Roma, Celta de Vigo e FC Barcelona.

Na mesma conferência de imprensa, o diretor desportivo da RFEF revelou que Luís Enrique e os dirigentes do organismo se reuniram em Barcelona, em maio, e que na altura a sua saída não estava em cima da mesa.

“Falámos em confiança e em tranquilidade. Infelizmente, nas últimas horas a situação terá piorado e ele decidiu que não teria condições para continuar”, explicou José Francisco Molina.

O antigo guarda-redes garantiu ainda que a “primeira e única” opção para suceder a Luís Enrique foi Robert Moreno, devido ao trabalho efetuado nos dois anos que trabalha na seleção espanhola. “A confiança no Robert é total. Sabemos da qualidade do seu trabalho e do seu profissionalismo”, concluiu.

A estreia de Robert Moreno está agendada para 5 de setembro, com uma deslocação à Roménia, em jogo do Grupo F de apuramento para o Euro 2020. A Espanha lidera o agrupamento, com 12 pontos e só com vitórias, à frente da Suécia, segunda classificada, que tem sete.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.