Luís Enrique deixa comando da seleção espanhola (e já tem substituto)

Luis Enrique foi obrigado a abandonar o cargo de selecionador espanhol devido a um problema familiar que se arrasta desde março.

“As razões que me impediram, desde março, de exercer normalmente as minhas funções de treinador da seleção espanhola continuam e, por isso, decidi abandonar o cargo”, disse Luis Enrique, na carta revelada hoje pela Federação Espanhola de Futebol (RFEF).

O antigo futebolista, de 49 anos, já tinha estado ausente dos três últimos encontros de qualificação para o Euro 2020, tendo sido substituído por Robert Moreno, seu adjunto, que agora irá passar a treinador principal.

Agradeço a confiança e compreensão demonstrada pela RFEF, bem como à minha equipa técnica e jogadores pela forma profissional como lidaram com a situação. Agradeço também aos meios de comunicação social pela discrição e respeito demonstrados”.

Antigo treinador do FC Barcelona, Luis Enrique assumiu a seleção espanhola depois do Mundial 2018, somando seis triunfos e duas derrotas em jogos oficiais, ambas na fase de grupos da Liga das Nações.

Depois da divulgação da carta, a RFEF efetuou uma conferência de imprensa em que confirmou Robert Moreno como novo selecionador espanhol até à fase final do Euro 2020.

É um dia agridoce. Sempre pensei um dia chegar a treinador principal, mas nunca desta maneira. Levo muito anos de futebol. Desde os 14 anos que sonho em chegar ao mais alto nível como treinador. O Luís mostrou-se de acordo, apoiou-me e disse-me para ir para a frente com este desafio”, contou o técnico, de 41 anos, que fez sempre parte do staff de Luis Enrique nas passagens pela Roma, Celta de Vigo e FC Barcelona.

Na mesma conferência de imprensa, o diretor desportivo da RFEF revelou que Luís Enrique e os dirigentes do organismo se reuniram em Barcelona, em maio, e que na altura a sua saída não estava em cima da mesa.

“Falámos em confiança e em tranquilidade. Infelizmente, nas últimas horas a situação terá piorado e ele decidiu que não teria condições para continuar”, explicou José Francisco Molina.

O antigo guarda-redes garantiu ainda que a “primeira e única” opção para suceder a Luís Enrique foi Robert Moreno, devido ao trabalho efetuado nos dois anos que trabalha na seleção espanhola. “A confiança no Robert é total. Sabemos da qualidade do seu trabalho e do seu profissionalismo”, concluiu.

A estreia de Robert Moreno está agendada para 5 de setembro, com uma deslocação à Roménia, em jogo do Grupo F de apuramento para o Euro 2020. A Espanha lidera o agrupamento, com 12 pontos e só com vitórias, à frente da Suécia, segunda classificada, que tem sete.

PARTILHAR

RESPONDER

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …