Luís Enrique deixa comando da seleção espanhola (e já tem substituto)

Luis Enrique foi obrigado a abandonar o cargo de selecionador espanhol devido a um problema familiar que se arrasta desde março.

“As razões que me impediram, desde março, de exercer normalmente as minhas funções de treinador da seleção espanhola continuam e, por isso, decidi abandonar o cargo”, disse Luis Enrique, na carta revelada hoje pela Federação Espanhola de Futebol (RFEF).

O antigo futebolista, de 49 anos, já tinha estado ausente dos três últimos encontros de qualificação para o Euro 2020, tendo sido substituído por Robert Moreno, seu adjunto, que agora irá passar a treinador principal.

Agradeço a confiança e compreensão demonstrada pela RFEF, bem como à minha equipa técnica e jogadores pela forma profissional como lidaram com a situação. Agradeço também aos meios de comunicação social pela discrição e respeito demonstrados”.

Antigo treinador do FC Barcelona, Luis Enrique assumiu a seleção espanhola depois do Mundial 2018, somando seis triunfos e duas derrotas em jogos oficiais, ambas na fase de grupos da Liga das Nações.

Depois da divulgação da carta, a RFEF efetuou uma conferência de imprensa em que confirmou Robert Moreno como novo selecionador espanhol até à fase final do Euro 2020.

É um dia agridoce. Sempre pensei um dia chegar a treinador principal, mas nunca desta maneira. Levo muito anos de futebol. Desde os 14 anos que sonho em chegar ao mais alto nível como treinador. O Luís mostrou-se de acordo, apoiou-me e disse-me para ir para a frente com este desafio”, contou o técnico, de 41 anos, que fez sempre parte do staff de Luis Enrique nas passagens pela Roma, Celta de Vigo e FC Barcelona.

Na mesma conferência de imprensa, o diretor desportivo da RFEF revelou que Luís Enrique e os dirigentes do organismo se reuniram em Barcelona, em maio, e que na altura a sua saída não estava em cima da mesa.

“Falámos em confiança e em tranquilidade. Infelizmente, nas últimas horas a situação terá piorado e ele decidiu que não teria condições para continuar”, explicou José Francisco Molina.

O antigo guarda-redes garantiu ainda que a “primeira e única” opção para suceder a Luís Enrique foi Robert Moreno, devido ao trabalho efetuado nos dois anos que trabalha na seleção espanhola. “A confiança no Robert é total. Sabemos da qualidade do seu trabalho e do seu profissionalismo”, concluiu.

A estreia de Robert Moreno está agendada para 5 de setembro, com uma deslocação à Roménia, em jogo do Grupo F de apuramento para o Euro 2020. A Espanha lidera o agrupamento, com 12 pontos e só com vitórias, à frente da Suécia, segunda classificada, que tem sete.

PARTILHAR

RESPONDER

Uso de máscara pode salvar 130 mil vidas nos EUA até final de fevereiro, revela estudo

As medidas de distanciamento social, principalmente o uso de máscaras em público, podem salvar até 130 mil vidas nos Estados Unidos (EUA), revelou um novo estudo divulgado na sexta-feira. Em abril, o Presidente dos Estados Unidos …

A guerra contra o plástico está a distrair-nos da poluição invisível

O atual foco na poluição de plástico está a fazer com que as pessoas descurem o tipo de poluição que não é possível ver, alerta uma equipa de investigadores. O plástico é um material incrivelmente útil …

A pandemia veio interromper as touradas no Peru. Mas há quem não esteja muito satisfeito com isso

Em poucos meses a pandemia do novo coronavírus conseguiu um feito há muito desejado por ativistas de todo o mundo: interrompeu as touradas. O cancelamento dos espetáculos - criticados pela sua violência para com os …

Dezenas de sites franceses com propaganda islâmica após pirataria informática

Várias dezenas de pequenos websites franceses foram afetados por uma onda de pirataria informática, publicando mensagens de propaganda islâmica, indica hoje a agência noticiosa France-Press (AFP). Mensagens como “Vitória para Maomé, vitória para o Islão e …

Jogos Olímpicos em 2021 vão mostrar que "humanidade derrotou o vírus"

O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, disse esta segunda-feira que o país está "determinado" em organizar os Jogos Olímpicos no verão de 2021 e declarou que o evento servirá "como prova de que a humanidade derrotou …

Herdeiro da Samsung assume as rédeas da empresa depois da morte do pai

Lee Jae-Yong, filho do presidente da Samsung, assumiu a liderança da empresa depois do seu pai ter falecido este domingo. O herdeiro assume as rédeas numa altura em que a gigante da tecnologia procura evoluir. Sob …

Vídeos de suicídios, abortos ou abusos sexuais. Ex-moderadora do YouTube descreve pesadelo (e processa plataforma)

Uma ex-moderadora do YouTube apresentou uma queixa contra a plataforma na segunda-feira, acusando-a de não proteger os funcionários que são sujeitos a uma análise e remoção de vídeos violentos publicados na página. O processo contra o …

Resultados nos Açores levam PS a pensar em eleições antecipadas

O PS voltou a ganhar as eleições regionais dos Açores, obtendo 39,13% dos votos, o que não garante a maioria absoluta. Os resultados levam o partido a pensar já em eleições antecipadas. "[O governo regional] está …

"Ainda não sei bem o que fiz". João Almeida e Rúben Guerreiro de volta a Portugal

João Almeida e Rúben Guerreiro foram duas das maiores figuras desta edição do Giro, a volta a Itália em bicicleta. Os dois ciclistas aterraram esta segunda-feira, em Lisboa, e parece que ainda não perceberam a …

Autarca de Pedrógão Grande critica "péssima investigação" sobre reconstrução de casas

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande acusou o Ministério Público e a Polícia Judiciária de terem feito uma "péssima investigação" no processo sobre a reconstrução das casas, cujo julgamento se iniciou esta segunda-feira. "[As acusações] …