No terceiro trimestre do ano, o resultado foi de 161,6 milhões de euros, uma variação de mais 30,3% face ao trimestre anterior.
Nos nove primeiros meses do ano, o Novo Banco alcançou lucros na ordem dos 428,3 milhões de euros, mais 178% do que no período homólogo. O resultado, correspondente quase ao triplo, destaca-se entre os valores já divulgados pelas restantes instituições da banca até agora. O “crescimento sustentado do negócio [é] demonstrativo da capacidade de geração de receita e capital, apesar do atual contexto macroeconómico, pressões inflacionistas e subida das taxas de juro”, pode ler-se no comunicado emitido pelo banco esta segunda-feira.
“O desemprenho da atividade está em linha com as expectativas para setembro de 2022, apesar do atual contexto macroeconómico, pressões inflacionistas e subida das taxas de juro, agravado pelo conflito na Ucrânia“, continua o documento.
Como justificação para os lucros alcançados, o Novo Branco apresenta o menor registo das imparidades e provisões (que subtraem diretamente aos lucros). “O Grupo Novobanco registou até 30 de setembro de 2022 um reforço de imparidades e provisões no montante de 22,5 milhões de euros, apresentando uma redução face aos valores registados no período homólogo (-85,9%)”, diz o banco.
Outra decisão com impacto positivo terá sido a venda da sede, em Lisboa, a qual valeu ao banco 71,5 milhões. De acordo com o Observador, este efeito foi suficiente para compensar uma descida na margem financeira, um indicador-chave para as instituições bancárias, uma vez que reflete a diferença entre o que o banco paga para se financiar e os juros cobrados nos créditos que concede.
No terceiro trimestre do ano, o resultado foi de 161,6 milhões de euros, uma variação de mais 30,3% face ao trimestre anterior. Quanto a este trimestre, o Novo Banco justifica a “evolução positiva pela melhoria do produto bancário (+7,1%), controlo dos custos operativos (+0,4%) e menor nível de imparidades e provisões”. Ainda sobre os primeiros nove meses, o banco refere que as comissões de serviço a clientes ascenderam a 215,7 milhões de euros, mais 3,8% comparando com o mesmo período do ano passado.