“Love hotels” no Japão acusados de discriminar casais homossexuais

Casais homossexuais dizem que estes “love hotels” inventam desculpas para recusar a sua entrada, apesar da mudança na lei em 2018.

De acordo com o jornal The Guardian, estes “love hotels” são muito famosos no Japão, sendo usados por casais à procura de privacidade e que querem ter um momento íntimo. Mas parece que nem todos estão a ser bem recebidos.

Segundo o jornal britânico, são vários os casais homossexuais que dizem ter sido rejeitados nestes hotéis e grande parte deles assume mesmo que só aceita casais heterossexuais.

“Nada diminui mais a perspetiva de uma noite romântica do que uma política de hotel homofóbica”, afirma um membro da comunidade LGBT de Tóquio. “Fomos tratados como cidadãos de segunda classe”, lamenta outro, a quem foi negada a entrada.

Akira Nishiyama, um dos responsáveis pela “Japan Alliance for LGBT Legislation”, afirma que as rejeições de casais do mesmo sexo em hotéis são comuns, embora esta seja, na verdade, uma prática ilegal. Em 2018, uma revisão da lei de negócios hoteleiros declarou que os hotéis “não devem rejeitar hóspedes com base na sua orientação sexual ou identidade de género”.

E, segundo o diário inglês, nas raras ocasiões em que os clientes denunciam um hotel por homofobia, as autoridades simplesmente oferecem aos proprietários “orientação administrativa” – uma medida que ativistas LGBT dizem não ter qualquer influência legal.

Apesar da crescente consciencialização sobre os direitos LGBT, o Japão ainda é o único país do G7 que não reconhece casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Uma pesquisa publicada esta semana mostra que 79% dos entrevistados disseram já ter ouvido comentários discriminatórios sobre minorias sexuais no trabalho ou na escola.

De acordo com Nishiyama, a falta de proteção legal para as minorias sexuais no país faz com que ainda seja “muito difícil” para vários japoneses assumirem a sua sexualidade.

“Sítios como estes ‘love hotels’, onde as pessoas LGBT podem ter privacidade garantida, são realmente importantes. São estes lugares que tornam possível para estas pessoas serem quem são e estarem com os seus parceiros, sem medos.”

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Profissionais de saúde começam hoje a receber segunda dose da vacina

Até sexta-feira, tinham sido vacinadas 106 mil pessoas em Portugal continental, incluindo utentes e funcionários de lares de idosos. Os primeiros profissionais de saúde que foram vacinados contra a covid-19 no final do ano vão começar …

Garcia de Orta alerta para risco de pré-catástrofe. Hospital de Loures com doentes ventilados na urgência

O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, apresentava, este sábado, um total de 169 doentes com covid-19 internados, dos quais 18 em cuidados intensivos. Já o Hospital de Loures tinha 187 doentes com covid-19 …

Os novos robôs da Samsung fazem pequenas tarefas domésticas (e ainda lhe servem um copo de vinho)

O Samsung Galaxy S21 não é a única surpresa que a empresa tem preparada para 2021. A Samsung apresentou algumas propostas de robôs domésticos, na primeira grande feira de tecnologia do ano. A Samsung levantou um …

Cientistas desenvolveram mini-cérebros (quase) humanos

Cientistas norte-americanos enviaram para a Estação Espacial Internacional (EEI) aglomerados de células nervosas, chamadas de mini-cérebros, que estão, agora, a desenvolver-se de formas que os investigadores não imaginavam ser possível. Os organóides foram criados a partir …

Um medicamento comum utilizado para tratar a diarreia pode ajudar a combater células cancerígenas agressivas

Um fármaco comum prescrito para tratar a diarreia pode ajudar a combater um tipo agressivo de cancro cerebral (glioblastoma), sugere uma nova investigação levada a cabo pela Universidade de Frankfurt, na Alemanha. Em causa está …

"Bola de fogo" cruzou o céu sobre o Mediterrâneo a 105 mil quilómetros por hora

Uma "bola de fogo" atravessou o mar Mediterrâneo e o norte de Marrocos na noite de quarta-feira, a 105.000 quilómetros por hora. A bola de fogo foi observada por um projeto científico espanhol a uma velocidade …

Duterte rejeita que a filha o vá suceder na liderança das Filipinas. "Isto não é para mulheres"

O líder das Filipinas, Rodrigo Duterte, descartou, na quarta-feira, a hipótese de a filha o vir a suceder no próximo ano, acrescentando que a presidência não é tarefa para uma mulher por causa das …

"Uma memória a flutuar no oceano." Encontrada, dois anos depois, uma mensagem numa garrafa

Uma mensagem no interior de uma garrafa sobreviveu a uma viagem de dois anos pelo oceano. Recentemente, chegou às mãos de um ativista ecológico, enquanto limpava uma praia da Papua Nova Guiné. Em novembro do ano …

As células imortais de Henrietta Lacks revolucionaram a Ciência

O ano de 1951 foi muito importante no campo da biotecnologia e, surpreendentemente, tudo começou com a chegada de Henrietta Lacks a um hospital norte-americano. Descendente de escravos, Loretta Pleasant nasceu a 1 de agosto de …

Humanidade não será capaz de controlar máquinas superinteligentes, avisam cientistas

Uma equipa de investigadores do Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano sugere que seria impossível controlar máquinas superinteligentes. A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) continua a evoluir de vento em popa, enquanto alguns cientistas e …