“Love hotels” no Japão acusados de discriminar casais homossexuais

Casais homossexuais dizem que estes “love hotels” inventam desculpas para recusar a sua entrada, apesar da mudança na lei em 2018.

De acordo com o jornal The Guardian, estes “love hotels” são muito famosos no Japão, sendo usados por casais à procura de privacidade e que querem ter um momento íntimo. Mas parece que nem todos estão a ser bem recebidos.

Segundo o jornal britânico, são vários os casais homossexuais que dizem ter sido rejeitados nestes hotéis e grande parte deles assume mesmo que só aceita casais heterossexuais.

“Nada diminui mais a perspetiva de uma noite romântica do que uma política de hotel homofóbica”, afirma um membro da comunidade LGBT de Tóquio. “Fomos tratados como cidadãos de segunda classe”, lamenta outro, a quem foi negada a entrada.

Akira Nishiyama, um dos responsáveis pela “Japan Alliance for LGBT Legislation”, afirma que as rejeições de casais do mesmo sexo em hotéis são comuns, embora esta seja, na verdade, uma prática ilegal. Em 2018, uma revisão da lei de negócios hoteleiros declarou que os hotéis “não devem rejeitar hóspedes com base na sua orientação sexual ou identidade de género”.

E, segundo o diário inglês, nas raras ocasiões em que os clientes denunciam um hotel por homofobia, as autoridades simplesmente oferecem aos proprietários “orientação administrativa” – uma medida que ativistas LGBT dizem não ter qualquer influência legal.

Apesar da crescente consciencialização sobre os direitos LGBT, o Japão ainda é o único país do G7 que não reconhece casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Uma pesquisa publicada esta semana mostra que 79% dos entrevistados disseram já ter ouvido comentários discriminatórios sobre minorias sexuais no trabalho ou na escola.

De acordo com Nishiyama, a falta de proteção legal para as minorias sexuais no país faz com que ainda seja “muito difícil” para vários japoneses assumirem a sua sexualidade.

“Sítios como estes ‘love hotels’, onde as pessoas LGBT podem ter privacidade garantida, são realmente importantes. São estes lugares que tornam possível para estas pessoas serem quem são e estarem com os seus parceiros, sem medos.”

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Testes rápidos registaram maior número de sempre. APED defende venda nos super e hipermercados

O recurso a testes rápidos de antigénio à covid-19 está a aumentar em Portugal, tendo atingido o maior número a 7 de abril, com mais de 34 mil realizados nesse dia, segundo dados do Instituto …

Francisco Rodrigues dos Santos admite que tem sido "difícil" juntar o CDS (mas "não por falta de iniciativa")

Francisco Rodrigues dos Santos, presidente do CDS-PP, afirmou, numa entrevista ao Jornal de Notícias e TSF que tem sido "difícil" conquistar a coesão do partido. Em entrevista ao Jornal de Notícias e à TSF, o líder …

Isabel dos Santos usou equipa de espiões para provar "conspiração" e "vingança" de João Lourenço

A empresária Isabel dos Santos contratou uma firma de antigos agentes secretos israelitas para provar que foi vítima de um ataque orquestrado pelo governo de João Lourenço. Isabel dos Santos criou uma equipa de espiões para …

"Perdemos o avô da nação". Morte do príncipe Filipe deixou "um grande vazio" na vida de Isabel II

A morte do príncipe Filipe, duque de Edimburgo, na sexta-feira, aos 99 anos, deixou a Rainha Isabel II, sua esposa, com "um grande vazio na sua vida", disse este domingo aos jornalistas o seu filho …

Mapa online interativo ajudou indígenas do Panamá a fazer frente à pandemia

Quando a covid-19 chegou ao Panamá no ano passado, o cartógrafo Carlos Doviaza temeu pelas pessoas indígenas da sua comunidade. Por isso, para as ajudar, dedicou-se a fazer aquilo que faz melhor: mapas. "Pensei: 'Porque não …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

Portugal regista mais 566 casos e seis óbitos por covid-19

Portugal registou, este domingo, mais seis mortes e 566 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …

PS quer que Cavaco Silva diga "quando é que soube do buraco do BES"

O PS quer que o antigo Presidente da República Cavaco Silva esclareça "quando é que soube do buraco do BES" e porque é que "não agiu atempadamente" para evitar o aumento de capital, que gerou …

Perdoar o passado, celebrar o renascimento e cumprir tradições. A primavera traz o Nowruz, o ano novo persa

Assim que as flores começam a desabrochar e os dias ficam mais longos, fica claro que o Nowruz está prestes a chegar. A celebração do ano novo iraniano é secular, com raízes que remontam a …

“Mostrámos que sabemos governar”. Bloco apresenta candidata a Lisboa (e abre a porta a acordo com PS)

O Bloco de Esquerda apresentou a candidatura de Beatriz Gomes Dias à Câmara Municipal de Lisboa, pediu “mais força” para determinar a governação da cidade e abriu a porta a novos entendimentos com o PS …