Nova espécie de louva-a-deus empala as suas presas como se fossem fondue

Yony Callohuari

Carrikerella simpira

O Carrikerella simpira, uma nova espécie de louva-a-deus, caça as suas presas perfurando-as de um lado ao outro com as suas patas em forma de tridente.

Cientistas descobriram uma nova espécie de louva-a-deus com uma característica particular que a destaca de todas as outras. Com os seus membros longos e farpados, o Carrikerella simpira empala as presas, quase como se de fondue se tratassem, para as poder devorar mais habilmente.

A espécie foi encontrada na floresta tropical no centro do Peru, onde os investigadores acreditam que viva há eras. O entomólogo Julio Rivera analisou no seu laboratório um macho e uma fêmea e retirou algumas conclusões espelhadas num estudo publicado no mês de dezembro na revista científica Neotropical Entomology.

De acordo com o Gizmodo, o inseto tem metade do tamanho de um polegar, mas é um caçador nato. Com tons de cinza e verde, camufla-se entre a vegestação da floresta tripical peruana, onde aguarda pacientemente pelas presas. A particularidade do Carrikerella simpira é fundamentalmente a forma como devora as vítimas.

Este louva-a-deus empala as vítimas com o seu membro farpado que atravessa as presas de um lado ao outro, tornando-o único entre os insetos. Relativamente aos antrópodes, apenas o camarão mantis tem uma estratégia semelhante para caçar alimento.

Os investigadores acreditam que estes membros dianteiros que funcionam como tridentes são uma adaptação do louva-a-deus ao ambiente da floresta peruana, onde há muitos invertebrados rápidos e ágeis, difíceis de apanhar. Com as ferramentas que tem a seu dispor, o Carrikerella simpira tem uma facilidade muito maior em caçar.

Ainda assim, a capacidade desta espécie em atingir uma presa tão pequena maravilha os especialistas. “Imagine que você quer apanhar um M&M com um palito que seja longo o suficiente para alcançá-lo do chão”, disse Rivera. “E você tem que fazer isso de uma só vez”.

Rivera acredita que o Carrikerella simpira não é único na sua técnica de caça e que há outras espécies de louva-a-deus que fazem o memso.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Centeno mantém "mistério" sobre BdP. "Não costumo sofrer com ansiedade"

O ministro das Finanças, Mário Centeno, não fecha a porta à liderança do Banco de Portugal (BdP), dizendo que a eventual decisão, quando vier a ser tomada, será devidamente explicada pelo Governo. Mário Centeno, que …

Bolsonaro convoca manifestação a seu favor e contra o Congresso (e gera crise no Brasil)

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, está a ser duramente criticado por figuras políticas e judiciais do país, após ter partilhado vídeos, na plataforma de mensagens Whatsapp, com a convocação para uma manifestação contra o Congresso. Segundo …

Médicos relatam o primeiro caso conhecido de uma pessoa que urina álcool

Uma mulher residente em Pittsburgh, nos Estados Unidos, tornou-se o primeiro caso documentado de uma pessoa que urina álcool - sem sequer o ter consumido. A mulher, de 61 anos, com problemas hepáticos e diabetes, deslocou-se …

PCP quer travar cedência de obras de arte para hotel em Alter do Chão

O PCP anunciou esta quarta-feira que vai entregar na Assembleia da República um projeto de resolução que insta o Governo a reverter a cedência de um conjunto de obras de arte ao hotel Vila Galé …

Flamengo conquista Supertaça sul-americana. É o quinto título de Jesus no Brasil

O Flamengo, do treinador português Jorge Jesus, conquistou na quarta-feira a Supertaça sul-americana de futebol, ao vencer os equatorianos do Independiente Del Valle por 3-0, no Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro. Depois do empate a …

Descoberto primeiro animal que não precisa de oxigénio para viver

Respirar oxigénio é uma característica fundamental dos animais multicelulares, mas os cientistas acabam de descobrir, pelo menos, um que não precisa de o fazer para sobreviver. É muito provável que tenha aprendido que todos os organismos …

"Marte está vivo". Sonda InSight regista mais de 170 eventos sísmicos no Planeta Vermelho

Resultados dos primeiros dez meses de exploração da sonda InSight da NASA revelaram que o Planeta Vermelho é um mundo com atividade sísmica ativa. "Marte está vivo e a cada diz que passa começo a ter …

Um planeta pode ter sido "roubado" do Sistema Solar

Uma nova análise de astrónomos da Universidade Stony Brook, em Nova Iorque, revelou que as estrelas "roubam" planetas umas às outras - e isso também poderá ter acontecido no nosso próprio Sistema Solar. Quase tudo o …

Netflix passa a mostrar "top 10" diário de séries e filmes

A Netflix disponibiliza, desde esta segunda-feira (24), uma nova feature para os utilizadores do serviço de streaming: uma lista com os 10 filmes e as 10 séries mais vistas no país em cada dia. Esta nova …

A Realidade Virtual pode ser a próxima terapia para tratar pânico, fobias e distúrbios

A Oxford VR, empresa britânica de realidade virtual, acaba de acumular mais de 13 milhões de euros para investir na terapia com a tecnologia do futuro. A companhia surgiu a partir do departamento de psiquiatria da …