Nova espécie de louva-a-deus empala as suas presas como se fossem fondue

Yony Callohuari

Carrikerella simpira

O Carrikerella simpira, uma nova espécie de louva-a-deus, caça as suas presas perfurando-as de um lado ao outro com as suas patas em forma de tridente.

Cientistas descobriram uma nova espécie de louva-a-deus com uma característica particular que a destaca de todas as outras. Com os seus membros longos e farpados, o Carrikerella simpira empala as presas, quase como se de fondue se tratassem, para as poder devorar mais habilmente.

A espécie foi encontrada na floresta tropical no centro do Peru, onde os investigadores acreditam que viva há eras. O entomólogo Julio Rivera analisou no seu laboratório um macho e uma fêmea e retirou algumas conclusões espelhadas num estudo publicado no mês de dezembro na revista científica Neotropical Entomology.

De acordo com o Gizmodo, o inseto tem metade do tamanho de um polegar, mas é um caçador nato. Com tons de cinza e verde, camufla-se entre a vegestação da floresta tripical peruana, onde aguarda pacientemente pelas presas. A particularidade do Carrikerella simpira é fundamentalmente a forma como devora as vítimas.

Este louva-a-deus empala as vítimas com o seu membro farpado que atravessa as presas de um lado ao outro, tornando-o único entre os insetos. Relativamente aos antrópodes, apenas o camarão mantis tem uma estratégia semelhante para caçar alimento.

Os investigadores acreditam que estes membros dianteiros que funcionam como tridentes são uma adaptação do louva-a-deus ao ambiente da floresta peruana, onde há muitos invertebrados rápidos e ágeis, difíceis de apanhar. Com as ferramentas que tem a seu dispor, o Carrikerella simpira tem uma facilidade muito maior em caçar.

Ainda assim, a capacidade desta espécie em atingir uma presa tão pequena maravilha os especialistas. “Imagine que você quer apanhar um M&M com um palito que seja longo o suficiente para alcançá-lo do chão”, disse Rivera. “E você tem que fazer isso de uma só vez”.

Rivera acredita que o Carrikerella simpira não é único na sua técnica de caça e que há outras espécies de louva-a-deus que fazem o memso.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Oito em cada 10 portugueses é a favor do recolher obrigatório. Metade rejeita novo confinamento

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias e TSF concluiu que a maioria dos portugueses é favor de que Portugal adote o recolher obrigatório, mas é contra um novo confinamento. De acordo com a …

Pinto da Costa avança com queixa-crime contra Frederico Varandas

O presidente do FC Porto anunciou, esta quarta-feira, que vai avançar com uma queixa-crime contra o seu homólogo do Sporting devido às declarações proferidas a 23 de outubro. "Não costumo falar de processos judiciais e como …

Nutriente encontrado no vinho tinto, chá e maçã pode reduzir a pressão arterial

Um composto natural, chamado flavan-3-ol, presente no vinho tinto, no chá e nas maçãs, pode contribuir para a redução da pressão arterial. Uma equipa de cientistas da Universidade de Reading, no Reino Unido, recolheu amostras de …

Maduro acusa EUA e Europa de atacar refinaria (e diz que só há gasolina para 20 dias)

O Presidente Nicolás Maduro acusou esta quarta-feira os Estados Unidos e a Europa de terem atacado "com uma arma poderosa" a refinaria venezuelana de Amuay e anunciou que a Venezuela conta apenas com reservas de …

Ataque em Nice faz pelo menos 2 mortos e vários feridos. Autarca fala em "terrorismo"

Duas pessoas morreram e várias ficaram feridas esta quinta-feira em Nice, no sudeste da França, após serem atacadas com uma faca por um homem que já foi detido pela polícia, de acordo com a agência …

Novas restrições serão circunscritas a territórios. Rui Moreira vai aguardar pelo Conselho de Ministros

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde defendeu esta quinta-feira que as novas restrições para combater a pandemia no país serão a nível territorial e mais circunscritas, num modelo que ainda terá que ser …

Portugal sai da "lista negra" da Suíça de países com chegadas condicionadas

As autoridades federais suíças decidiram esta quarta-feira levantar as restrições à entrada de pessoas provenientes da maior parte de países e regiões que estavam na sua lista negra, incluindo Portugal. Os nacionais ou viajantes provenientes desses …

Estudo sugere que os macacos podem ter-se domesticado como os humanos

Um novo estudo sugere que os macacos, tal como os humanos, podem envolver-se no processo de auto-domesticação, alterando o curso da sua própria evolução e fisiologia através da forma como se comportam uns com os …

A estrela morta que emitiu ondas de rádio no interior da Via Láctea voltou a fazê-lo

O magnetar SGR 1935+2154, que em abril emitiu a primeira explosão de rádio conhecida de dentro da Via Láctea, explodiu mais uma vez. A pequena estrela morta responsável pela primeira deteção de explosões rápidas de rádio …

"Asteróide do caos". Novos dados confirmam que Apophis pode impactar com a Terra em 2068

Um astrónomo do Instituto de Astronomia da Universidade do Havai revelou novas descobertas críticas relacionadas com um grande asteróide que deverá passar muito perto da Terra. Dave Tholen e os seus colaboradores anunciaram a deteção da …