Los Angeles declara-se oficialmente “cidade santuário” para imigrantes

Molly Adams / Wikimedia

Marcha pelos direitos dos imigrantes em Los Angeles em Setembro de 2017

Los Angeles declarou-se oficialmente esta sexta-feira uma “cidade santuário” para imigrantes ilegais, com uma resolução que evitará que as autoridades locais colaborem com as autoridades federais dos Estados Unidos em questões migratórias.

A resolução, apresentada pelo vereador Gilbert Cedillo, e apoiada pelo presidente da Câmara Municipal da cidade, Herb Wesson, recebeu a aprovação unânime dos vereadores, com 12 votos a favor.

Com esta declaração, Los Angeles compromete-se a “proteger os direitos humanos” de todos os residentes, unindo-se assim a outras cidades californianas, como São Francisco e Santa Ana.

“Anunciamos a todos os que se encontram nesta cidade, neste dia e a esta hora, que Los Angeles é uma cidade santuário“, afirmou Cedillo ao apresentar a sua proposta diante da Assembleia Municipal da cidade.

O vereador hispânico assegurou que desta forma os residentes de Los Angeles “vão ser julgados pelas suas contribuições para cidade ou pelo seu compromisso com a família” e não pelo lugar de onde vêm ou pela cor da sua pele.

Nenhum organismo administrativo ou legislativo de Los Angeles realizou qualquer estudo sobre o impacto fiscal da resolução, que destinou ainda 10 milhões de dólares a ajuda legal a imigrantes.

A aprovação da medida formaliza práticas já estabelecidas na cidade, onde, entre outros, o Departamento de Polícia não exerce funções de controle de imigração e limita a sua ajuda às autoridades migratórias federais.

O Departamento de Xerife do Condado de Los Angeles, que patrulha algumas áreas do leste e sul da cidade, mantinha antes uma política mais ampla de trabalho conjunto com as autoridades federais de imigração, algo que o novo Xerife, que tomou posse do cargo este ano, Alex Villanueva, prometeu restringir.

Além disso, em decisões prévias em conformidade com as políticas de cidade-santuário, a autarquia de Los Angeles estabeleceu o ano passado um fundo de defesa legal para ajudar pessoas que se encontrem ilegalmente no país.

Em 2017, a cidade de Los Angeles contava com uma população calculada em cerca de quatro milhões de habitantes, dos quais 48,7% eram residentes hispânicos. No condado de Los Angeles há mais de um milhão de imigrantes ilegais e 82% são originais do México e da América Central.

// EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Magia termodinâmica. Dispositivo promete transformar água a ferver em gelo sem consumir energia

Físicos da Universidade de Zurique, na Suíça, desenvolveram um dispositivo incrivelmente simples que permite que o calor flua temporariamente de um objeto frio para outro objeto quente sem precisar de uma fonte de alimentação externa. Para …

Papagaio cúmplice de criminosos detido pelas autoridades brasileiras

No Brasil, um papagaio cúmplice de traficantes de droga foi preso pelas autoridades. O animal avisava o casal de criminosos da chegada da polícia. Na favela da cidade de Teresina, no Brasil, o papagaio dizia "a …

Há duas portuguesas desaparecidas e sete mortos após naufrágio em São Tomé e Príncipe

O número de mortos causados pelo naufrágio de um navio perto da ilha são-tomense do Príncipe subiu para sete, existindo ainda 10 desaparecidos, disse fonte do governo regional. “Mais um corpo sem vida, de uma criança, …

Casal está em risco de pena de morte por construir uma casa no mar

Um americano e a sua namorada tailandesa podem terminar os seus dias na prisão ou até serem condenados à morte. As autoridades da Tailândia acusam o casal de ter construído uma casa em águas do país …

Muitas pessoas não se conseguem localizar num mapa

Quando o mau tempo ameaça, os meteorologistas usam mapas para mostrar onde estão localizadas as tempestades e para onde vão. Mas é importante que as pessoas saibam se estão no caminho destas catástrofes. Uma percentagem substancial …

Milícia planeava assassinar Barack Obama e Hillary Clinton

O líder de uma milícia norte-americana que capturava imigrantes sem documentos na fronteira com o México, Larry Hopkins, foi detido no sábado e confessou ao FBI que o grupo planeava matar Barack Obama, Hillary Clinton …

Urina ajuda arqueólogos a acompanhar a ascensão da agricultura

Estudar os vestígios de urina de ovelhas e cabras está a fornecer aos arqueólogos um vislumbre da domesticação de animais numa aldeia turca há 10.000 anos. Uma das transições mais marcantes da História foi quando o …

Inscrição antiga revela o que aconteceu à cidade prestes a tornar-se a capital da Assíria

Cientistas decifraram um texto do Rei Sargão II da Assíria, que governou entre 722 e 705 a.C. A inscrição, mal conservada, relata a conquista da cidade de Carquemis, descobrindo os planos para transformá-la na nova …

Uma das praias mais famosas do Hawai está prestes a ficar submersa

Os legisladores estão a tomar medidas para enfrentar os efeitos da mudança climática antes que seja tarde demais numa nova tentativa de reconstruir a famosa praia de Waikiki para proteger os moradores de futuras inundações. O …

Afinal, a chita não é o animal mais rápido do mundo

A classificação dos animais mais rápidos do planeta não tem, na maioria das vezes, em conta a proporção do seu tamanho e da sua velocidade máxima. Esta classificação, que utiliza como medida a quantidade de segundos …