Quanto mais longo o bocejo, maior é o cérebro

De acordo com um estudo que analisou mais de cem espécies de mamíferos e pássaros, os vertebrados com cérebros maiores bocejam durante mais tempo.

Bocejamos cerca de 5 a 10 vezes por dia e, de acordo com uma recente investigação, a duração desse fenómeno parece estar relacionada com o tamanho e número de neurónios no cérebro. Isto significa que a crença popular de que o bocejo serve para oxigenar o sangue está errada.

O Phys relata que as novas descobertas mostram que, afinal, o bocejo arrefece o cérebro.

“Através da inalação simultânea de ar frio e do alongamento dos músculos à volta das cavidades orais, o bocejo aumenta o fluxo de sangue mais frio para o cérebro e, portanto, tem uma função termorreguladora”, explicou o investigador Andrew Gallup, da State University of New York Polytechnic Institute (U.S.).

Vários estudos mostraram que a temperatura cerebral cai rapidamente após o bocejo e que a temperatura ambiente determina a frequência com que o fenómeno ocorre.

Além disso, como “cérebros maiores têm maiores necessidades termolíticas“, estas criaturas precisam de bocejos mais longos para atingir o efeito de arrefecimento. Esta foi a conclusão da equipa, que conduziu o “maior estudo sobre bocejos já realizado” e publicou as descobertas no dia 6 de maio na Communications Biology.

Os cientistas analisaram mais de cem espécies de mamíferos e pássaros, de forma a apurar o quão universal é, afinal, esta teoria. “E especialmente se se aplica às aves”, acrescentou o coautor do estudo, Jorg Massen.

No total, a equipa observou 1.291 bocejos: 622 de mamíferos e 669 de pássaros. Foram analisados 697 animais individuais de 101 espécies distintas.

Independente do tamanho do corpo, concluíram, a duração do bocejo entre as espécies aumenta com o tamanho e o número de neurónios no cérebro.

Além disso, os mamíferos parecem bocejar mais do que os pássaros, um facto que pode ser explicado pela temperatura interna mais elevada do corpo das aves.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Logo, como raramente bocejo, devo ser muito estúpido. O curioso é quando bocejo, apesar do prazer, sinto-me mesmo estúpido…

RESPONDER

Espanha 0-0 Suécia | Muro amarelo trava fúria espanhola

A Espanha e a Suécia empataram hoje 0-0 em jogo da primeira jornada do Grupo E do Euro2020 de futebol, naquela que foi a primeira partida sem golos na competição até ao momento. No estádio La …

Covid-19. Variante indiana causa doença mais grave, dizem médicos chineses

A Delta está a causar doença mais grave e mais rapidamente do que durante a primeira vaga, informaram médicos na zona de Guangzhou, no sudeste da China, onde surgiu um surto recente provocado por esta …

Do café aos brinquedos. Preço do transporte de mercadorias vai atingir a nossa carteira mais cedo do que se pensava

Os preços exorbitantes do transporte de mercadorias pelo mundo poderão atingir a sua carteira mais cedo do que pensa. Mais de 80% de todo o comércio de mercadorias é transportado pela via marítima, mas o alto …

Tal é a qualidade de Portugal, que o treinador da Hungria "podia ser motorista ou roupeiro"

O selecionador da Hungria, o italiano Marco Rossi, afirmou hoje que "até podia ser o motorista ou rapaz dos equipamentos" da seleção portuguesa, tal é a qualidade dos jogadores lusos que vão disputar o Euro2020. “Estamos …

Destroços de avião descobertos no fundo de um lago nos EUA podem pôr fim a um mistério de 56 anos

Trabalhadores que testam equipamentos de investigação subaquática dizem ter encontrado os destroços de um pequeno avião nas profundezas do lago Folsom, na Califórnia. A confirmar-se, podem ter resolvido um mistério com 56 anos. As imagens de …

Norte-americanos envolvidos na fuga de Carlos Ghosn declaram-se culpados

Os dois norte-americanos acusados de ajudarem o ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn a fugir do Japão quando aguardava julgamento em liberdade sob fiança declararam-se esta segunda-feira culpados perante a justiça japonesa. De acordo com fontes da …

Enfermeira tentou provar que as vacinas tornam as pessoas magnéticas (mas não correu como previsto)

Na semana passada, a enfermeira negacionista de Ohio Joanna Overholt tentou, durante uma sessão legislativa, provar que as vacinas contra a covid-19 tornam as pessoas magnéticas. Mas não foi bem sucedida. O teste do íman resulta …

Foda e Kostadinov: as recordações à volta do Áustria-Macedónia do Norte

O selecionador da Áustria e um dos jogadores da Macedónia do Norte trouxeram memórias dos anos 90. O jogo entre Áustria e Macedónia do Norte, que terminou com vitória austríaca por 3-1, não estava propriamente na …

Paquistão. Quem não se vacinar pode ficar sem acesso ao telemóvel

O governo regional de Punjab, no Paquistão, decidiu que os cidadãos que não se vacinarem contra a covid-19 "ao fim de um certo tempo" podem ver o cartão SIM do seu telemóvel bloqueado. "Estamos a fazer …

Seleção Nacional testa negativo na véspera da estreia no Europeu

Depois do susto de João Cancelo, que testou positivo ao novo coronavírus, a seleção nacional respira de alívio na véspera da estreia no Europeu, depois de ter testado negativo à covid-19. Esta segunda-feira de manhã, a …