Quanto mais longo o bocejo, maior é o cérebro

De acordo com um estudo que analisou mais de cem espécies de mamíferos e pássaros, os vertebrados com cérebros maiores bocejam durante mais tempo.

Bocejamos cerca de 5 a 10 vezes por dia e, de acordo com uma recente investigação, a duração desse fenómeno parece estar relacionada com o tamanho e número de neurónios no cérebro. Isto significa que a crença popular de que o bocejo serve para oxigenar o sangue está errada.

O Phys relata que as novas descobertas mostram que, afinal, o bocejo arrefece o cérebro.

“Através da inalação simultânea de ar frio e do alongamento dos músculos à volta das cavidades orais, o bocejo aumenta o fluxo de sangue mais frio para o cérebro e, portanto, tem uma função termorreguladora”, explicou o investigador Andrew Gallup, da State University of New York Polytechnic Institute (U.S.).

Vários estudos mostraram que a temperatura cerebral cai rapidamente após o bocejo e que a temperatura ambiente determina a frequência com que o fenómeno ocorre.

Além disso, como “cérebros maiores têm maiores necessidades termolíticas“, estas criaturas precisam de bocejos mais longos para atingir o efeito de arrefecimento. Esta foi a conclusão da equipa, que conduziu o “maior estudo sobre bocejos já realizado” e publicou as descobertas no dia 6 de maio na Communications Biology.

Os cientistas analisaram mais de cem espécies de mamíferos e pássaros, de forma a apurar o quão universal é, afinal, esta teoria. “E especialmente se se aplica às aves”, acrescentou o coautor do estudo, Jorg Massen.

No total, a equipa observou 1.291 bocejos: 622 de mamíferos e 669 de pássaros. Foram analisados 697 animais individuais de 101 espécies distintas.

Independente do tamanho do corpo, concluíram, a duração do bocejo entre as espécies aumenta com o tamanho e o número de neurónios no cérebro.

Além disso, os mamíferos parecem bocejar mais do que os pássaros, um facto que pode ser explicado pela temperatura interna mais elevada do corpo das aves.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Logo, como raramente bocejo, devo ser muito estúpido. O curioso é quando bocejo, apesar do prazer, sinto-me mesmo estúpido…

RESPONDER

Hong Kong. Polícia detém responsáveis de jornal, acusados de conspiração

A polícia de Hong Kong deteve esta quinta-feira o chefe de redação e outros quatro responsáveis do jornal Apple Daily por alegado conluio com um país estrangeiro ou com elementos externos para pôr em perigo …

Dinamarca 1-2 Bélgica | Magia colectiva anula furacão nórdico

A Bélgica somou hoje o segundo triunfo no Euro2020 de futebol, ao bater a Dinamarca por 2-1, com reviravolta, em encontro da segunda jornada do Grupo B, e juntou-se à Itália nos oitavos de final. Em …

Tigre siberiano mata funcionário em parque de animais na África do Sul

Na quarta-feira, um tratador foi morto por um tigre siberiano num parque de vida selvagem na África do Sul, depois de o animal ter saltado uma cerca elétrica que havia sido desligada para conserto. Um funcionário …

Australiana que terá sido violada em Airbnb recebeu 7 milhões para ficar em silêncio

Uma australiana, que terá sido violada num apartamento do Airbnb em Nova Iorque, recebeu 7 milhões de dólares para ficar calada sobre o incidente. A reportagem da Bloomberg Businessweek revela que a australiana, de 29 anos, …

Super Ticão. Sete juízes juntam-se a Ivo Rosa e Carlos Alexandre

Os juízes Carlos Alexandre e Ivo Rosa vão deixar de ser os únicos juízes do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), que passa agora a contar com nove magistrados. O Conselho de Ministros aprovou, esta quinta-feira, …

Ryanair avança para tribunal contra o Governo britânico

A Ryanair e uma empresa dona de três aeroportos britânicos, a MAG, vão fazer queixa nos tribunais contra o sistema de "luzes" nas viagens. Esta quarta-feira à noite, a Ryanair e a maior operadora aeroportuária do …

Ventura concorre pelo Chega à Assembleia Municipal de Moura

André Ventura é o candidato do partido à Assembleia Municipal de Moura nas próximas eleições autárquicas, anunciou o próprio esta quinta-feira. O presidente do Chega, André Ventura, disse esta quinta-feira que vai ser o cabeça-de-lista do …

Texas vai permitir porte de armas em público sem ser necessária qualquer licença

O governador republicano do Texas assinou uma lei que permite o porte de armas em público, sem respetiva licença, a última de uma série de medidas que expandem este tipo de direitos nos estados conservadores …

Para já, Ivo Rosa escapa de um inquérito disciplinar do Conselho Superior da Magistratura

O Conselho Superior da Magistratura não vai abrir inquérito disciplinar a Ivo Rosa, pelo menos, para já. O órgão de gestão dos juízes concluiu que não há suspeitas de violação de caso julgado na decisão …

Mario Gómez: "O futebol é como a roupa, é de modas"

Comentário do antigo internacional alemão sobre as funções do ponta-de-lança atual. Mario não tem saudades dos relvados. Mario Gómez García, o homem que veio de Riedlingen, na República Federal da Alemanha, para marcar muitos golos. Figura …