Quanto mais longo o bocejo, maior é o cérebro

De acordo com um estudo que analisou mais de cem espécies de mamíferos e pássaros, os vertebrados com cérebros maiores bocejam durante mais tempo.

Bocejamos cerca de 5 a 10 vezes por dia e, de acordo com uma recente investigação, a duração desse fenómeno parece estar relacionada com o tamanho e número de neurónios no cérebro. Isto significa que a crença popular de que o bocejo serve para oxigenar o sangue está errada.

O Phys relata que as novas descobertas mostram que, afinal, o bocejo arrefece o cérebro.

“Através da inalação simultânea de ar frio e do alongamento dos músculos à volta das cavidades orais, o bocejo aumenta o fluxo de sangue mais frio para o cérebro e, portanto, tem uma função termorreguladora”, explicou o investigador Andrew Gallup, da State University of New York Polytechnic Institute (U.S.).

Vários estudos mostraram que a temperatura cerebral cai rapidamente após o bocejo e que a temperatura ambiente determina a frequência com que o fenómeno ocorre.

Além disso, como “cérebros maiores têm maiores necessidades termolíticas“, estas criaturas precisam de bocejos mais longos para atingir o efeito de arrefecimento. Esta foi a conclusão da equipa, que conduziu o “maior estudo sobre bocejos já realizado” e publicou as descobertas no dia 6 de maio na Communications Biology.

Os cientistas analisaram mais de cem espécies de mamíferos e pássaros, de forma a apurar o quão universal é, afinal, esta teoria. “E especialmente se se aplica às aves”, acrescentou o coautor do estudo, Jorg Massen.

No total, a equipa observou 1.291 bocejos: 622 de mamíferos e 669 de pássaros. Foram analisados 697 animais individuais de 101 espécies distintas.

Independente do tamanho do corpo, concluíram, a duração do bocejo entre as espécies aumenta com o tamanho e o número de neurónios no cérebro.

Além disso, os mamíferos parecem bocejar mais do que os pássaros, um facto que pode ser explicado pela temperatura interna mais elevada do corpo das aves.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Logo, como raramente bocejo, devo ser muito estúpido. O curioso é quando bocejo, apesar do prazer, sinto-me mesmo estúpido…

RESPONDER

Tripulantes da TAP queixam-se de "extrema violência psicológica" e escrevem carta ao ministro

Um grupo de tripulantes de cabine da TAP escreveu uma carta a Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, na qual dizem temer que o processo de despedimento coletivo avance em julho e que já saíram …

Marcelo considera que legislativas de 2023 devem servir para julgar uso dos fundos europeus

O Presidente da República defendeu esta terça-feira que Portugal tem de dar "o salto" com os fundos europeus e considerou que as eleições legislativas de 2023 devem servir para os portugueses julgarem a sua utilização. "Cabe …

Portugal regista mais 1.020 casos e seis mortes. Internamentos continuam a aumentar

Portugal registou esta terça-feira 1.020 novos casos de infeção por covid-19 e mais seis mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

"Toma a vacina ou ponho-te na prisão". Presidente das Filipinas ameaça prender quem recusar ser imunizado

O Presidente das Filipinas ameaçou prender quem se recusar a tomar a vacina contra a covid-19, numa altura em que o país combate o pior surto da doença desde o início da pandemia. "Se não se …

Preços das casas continuam a subir. Centeno alerta para riscos de bolha imobiliária

Os preços das casas voltaram a registar um aumento em relação ao mês passado e não subiam tanto há mais de dois anos. Uma situação que leva o Banco de Portugal a alertar para os …

Itália segue os passos de França e Espanha e abandona o uso de máscara na rua

A Itália vai suspender a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre a partir do próximo dia 28 de junho, revelou o governo na segunda-feira. Depois de ter sido considerado o epicentro da pandemia, Itália …

União Europeia endurece sanções contra a Bielorrússia

A União Europeia, os Estados Unidos, o Reino Unido e o Canadá decidiram, esta segunda-feira, punir dezenas de personalidades e empresas ligadas ao regime bielorrusso. No final de uma reunião, no Luxemburgo, os 27 Estados-membros da …

Casimiro quer 30 milhões pela Groundforce. 10 milhões são para a banca

Alfredo Casimiro está a tentar vender a sua parte na Groundforce por 25 a 30 milhões de euros. Contudo, o acionista não deverá ficar com o montante pago já que tem pagamentos em atraso a …

Meio milhão de mortes depois, Brasil pede (em força) demissão de Bolsonaro

No sábado, o número de óbitos por covid-19 ultrapassou o meio milhão no Brasil. Centenas de milhares de manifestantes encheram as ruas de mais de 400 cidades brasileiras e do mundo, acusando o Presidente Jair …

23 juízes nomeados "em velocidade de cruzeiro" nos Governos de Costa. "Porta giratória coloca em risco a democracia"

Durante os dois Governos de António Costa foram nomeados 23 magistrados para cargos políticos. Nomeações "em velocidade de cruzeiro", segundo a Associação Transparência e Integridade que fala de uma "porta giratória" que "coloca em risco …