Descoberta a mais longa sequência de supervulcões de todos os tempos

Esteban Biba / EPA

Os cientistas acreditam que esta “corrente transportadora” de magma, criada por mudanças no fundo do mar, disponibilizou espaço para a rocha derretida fluir durante milhões de anos.

Uma equipa de cientistas liderada por geólogos da Curtin University, na Austrália, descobriu que uma província vulcânica no Oceano Índico é a mais continuamente ativa do mundo, alimentada por uma “corrente transportadora” de magma em constante movimento.

De acordo com o SciTechDaily, as erupções ocorreram no sul do oceano Índico entre 122 milhões e 90 milhões de anos atrás, um período muito superior à duração máxima registada até agora, de um a cinco milhões de anos.

O fenómeno aconteceu no planalto de Kerguelen, um planalto quase três vezes maior do que o Japão e situado sob o sul do oceano Índico. Lá, acumulou-se uma grande quantidade de magma e lava, ou uma grande província ígnea. O fluxo durou 32 milhões de anos.

A equipa usou amostras de rochas negras basálticas retiradas do fundo do mar e aplicou um método de datação por isótopos de argão para determinar a propagação e ascensão da província ígnea, que se assentava no que é conhecido como pluma de manto, criada pelo magma ascendente.

Segundo os cálculos, o planalto de Kerguelen subiu anualmente cerca de 20 centímetros durante 30 anos. O estudo, publicado recentemente na Geology, sugere que este fenómeno ocorreu devido a uma pluma de manto cujos cumes de propagação lenta canalizaram o magma para cima.

“O vulcanismo durou muito tempo porque os magmas causados pela pluma do manto fluíam continuamente através das cristas do médio-oceano, que atuaram sucessivamente como um canal, ou como uma ‘corrente transportadora de magma’ durante mais de 30 milhões de anos”, explicou o geólogo Hugo Olierook.

Ao contrário de outros vulcões, cujo magma “entope” o resto do fluxo, a pluma assegura o derretimento prolongado do manto. “Encontrar esta longa e contínua atividade eruptiva é importante porque nos ajuda a entender que fatores podem controlar o início e o fim da atividade vulcânica”, sublinhou o geocronólogo Fred Jourdan.

“Acumulações extremamente grandes de rochas vulcânicas – conhecidas como grandes províncias vulcânicas – são muito interessantes para os cientistas, devido às suas ligações com extinções em massa, distúrbios climáticos rápidos e formação de depósitos de minério”, rematou Jiang.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …

Ataque à bomba contra escola feminina em Cabul faz 30 mortos e 79 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola secundária para raparigas na zona ocidental de Cabul fez hoje pelo menos 30 mortos e 79 feridos, segundo um novo balanço feito pelas autoridades afegãs. “O número …

Tamám Shud. Exumação de corpo pode resolver um estranho mistério com 70 anos

As autoridades da Austrália aprovaram uma exumação do corpo de Tamám Shud - ou "Homem de Somerton" - e, em breve, o mistério de 70 anos pode estar resolvido. Em 30 de novembro de 1948, vários …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Vacinação no bom caminho com 25% da população da UE vacina

A Comissão Europeia anunciou este sábado que 200 milhões de doses de vacinas anticovid-19 chegaram já à União Europeia (UE) e 160 milhões de europeus já receberem a primeira dose, levando a que a vacinação …