Londres. Polícia utiliza câmaras com sistema de reconhecimento facial para procurar criminosos

A tecnologia é cada vez mais utilizada pelas autoridades para a aplicação da lei. Na cidade de Londres, no Reino Unido, foram recentemente instaladas câmaras de reconhecimento facial que permitem às forças de segurança reconhecer criminosos procurados no meio de multidões.

Segundo revelou o Extreme Tech, o Metropolitan Police Service de Londres instalou as câmaras em vários pontos da cidade. Nesses locais foram também instalados avisos, que indicam às pessoas que o reconhecimento facial está a ser realizado. Contudo, as máquinas vão recolher dados de forma indiscriminada.

De acordo com as autoridades, isso as ajudará a encontrar suspeitos de crimes graves e violentos, estando o sistema de reconhecimento facial ativo apenas nas áreas identificadas.

Caso as câmaras detetem uma possível correspondência, caberá aos agentes analisar a imagem e chegar a uma conclusão. No Twitter, a Metropolitan Police Service indicou que todas as imagens que não acionem uma correspondência serão imediatamente excluídas, não esclarecendo, contudo, o que acontece com imagens de falsas correspondências.

De acordo com o Extreme Tech, este sistema conta com câmaras 2D, menos precisas que os sistemas de digitalização 3D. Um relatório da Universidade de Essex, na Inglaterra, mostra que a tecnologia de reconhecimento facial utilizada pelo Metropolitan Police Service retornou correspondências imprecisas em cerca de 81% das vezes.

Durante um teste no País de Gales, o sistema desenvolvido identificou 2.300 pessoas inocentes como criminosas. Caberia à polícia de Londres examinar cada um desses indivíduos para decidir se seriam interrogados. No entanto, o Metropolitan Police Service indicou que a margem de erro do sistema é de apenas um em mil.

A instalação desta tecnologia de reconhecimento facial ocorre num momento em que a União Europeia (UE) pondera sobre uma proibição da sua utilização em espaços públicos por um período de cinco anos, enquanto estuda formas de regulamentação. Com a saída do Reino Unido da UE, o país pode continuar a utilizar essa tecnologia sem impedimentos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Veneno de cascavel pode ser o segredo para novo analgésico poderoso

Um composto do veneno da cascavel sul-americana pode ser usado para criar um analgésico poderoso. Os testes feitos em animais foram um sucesso. A crotoxina pode ser encontrada no veneno da cascavel sul-americana, Crotalus durissus terrificus, …

O falecido George Solitário, última tartaruga da sua espécie, pode ter parentes vivos

Uma expedição científica encontrou, em Galápagos, uma tartaruga com uma alta carga genética da espécie a que pertenceu o famoso George Solitário. Em 2012, uma tartaruga gigante, conhecida como George Solitário, faleceu com 100 anos. A …

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …