Novo livro de Elena Ferrante vai ser uma série da Netflix

O novo romance da escritora italiana, que já tem tradução e publicação garantida em Portugal pela Relógio d’Água, vai ser adaptado a série pela Netflix.

“A Vida Mentirosa dos Adultos”, na sua tradução para Português, vai ser publicado em setembro pela Relógio d’Água, editora que tem lançado toda a obra da escritora italiana em Portugal.

Este romance, o oitavo de Elena Ferrante, foi publicado em Itália em novembro de 2019 e será uma série televisiva da Netflix, à semelhança do que aconteceu com a tetralogia napolitana de “A amiga Genial”, que foi adaptada a série pela HBO em coprodução com a televisão pública italiana Rai.

No final de abril, o canal por cabo norte-americano encomendou uma terceira temporada de “A Amiga Genial”, uma saga que se desenrola em torno de duas amigas e de várias famílias num bairro de Nápoles, e que vendeu mais de 15 milhões de cópias em todo o mundo.

“A Vida Mentirosa dos Adultos” conta a história da passagem de Giovanna da infância à adolescência, durante os anos 90, mais uma vez com a cidade de Nápoles como pano de fundo.

No anúncio da adaptação televisiva, na terça-feira, a Netflix deu a entender que a série será filmada em Itália, na língua original do livro. O projeto será realizado em colaboração com a produtora italiana Fandango, do produtor Domenico Procacci, que já trabalhou na adaptação televisiva de “A Amiga Genial”.

O livro deverá ser publicado em 25 línguas a 1 de Setembro, de acordo com um comunicado de imprensa da Netflix.

Apesar do sucesso da sua tetralogia, cujos quatro livros foram publicados entre 2011 e 2014 em Itália, a escritora Elena Ferrante nunca se revelou publicamente e permanece escondida atrás de um pseudónimo.

A pista mais grave, apontada pelo jornalista italiano Claudio Gatti, leva à tradutora romana Anita Raja, mulher do escritor napolitano Domenico Starnone, tendo este sido também já apontado como o possível autor.

A tese nunca foi confirmada nem desmentida pela editora italiana de Elena Ferrante, Edizioni E/O.

O escritor que se esconde por detrás do pseudónimo Elena Ferrante continua a só dar entrevistas por email através da sua editora e o argumento para persistir no anonimato é sempre o mesmo: não quer que a sua imagem interfira na forma como o livro chega aos leitores, acredita que os livros bastam-se a si mesmos e que, depois de escritos, não necessitam dos autores para a sua promoção.

A Relógio d’Água publicou toda a obra da autora em Portugal, a começar por “Crónicas de Mal de Amor”, em junho de 2014, com prefácio do crítico literário inglês James Wood, que compreende os três primeiros curtos romances de Ferrante: “Um Estranho Amor”, “Os Dias do Abandono” e “A Filha Obscura”.

Os dois primeiros foram adaptados ao cinema: “Um Estranho Amor” teve adaptação de Mário Martone, em 1995, e chegou a Portugal em 2018 com o título “Vítima e Carrasco”; “Os Dias do Abandono” foi realizado em 2005 por Roberto Faenza, e chegou ao circuito comercial português em 2007 com esse mesmo título.

Em dezembro de 2014, a Relógio d’Água publicou “A Amiga Genial” o primeiro de quatro livros que compõem a tetralogia napolitana, completada com “Historia do Novo Nome”, “História de Quem Vai e de Quem Fica” e “História da Menina Perdida”. Na HBO, cada temporada corresponde a cada um destes livros.

A Relógio d’Água publicou ainda outros três livros de Elena Ferrante: um infantil intitulado “A Praia da Noite”, um ensaio, cujo título é “Escombros”, e uma compilação de crónicas escritas entre 2018 e 2019 para o jornal The Guardian, intitulada “A Invenção Ocasional”.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

FC Porto 1-0 Guimarães | Dragão já vê Sporting no horizonte

O Porto venceu no fecho da 28ª jornada da Liga NOS pela margem mínima, na recepção ao Vitória SC, e conseguiu o principal objectivo, que passava por somar os três pontos e reduzir para quatro …

Italiano faltou ao trabalho durante 15 anos, mas ganhou quase 600 mil euros

Um funcionário de um hospital no sul de Itália recebeu o salário durante 15 anos, apesar de nunca ter aparecido para trabalhar. De acordo com a polícia italiana, citada pela cadeia televisiva CNN, Salvatore Scumace está …

Google ficou sem o domínio na Argentina (e Nicolás achou que ia ser o novo dono)

Na última quarta-feira, um jovem argentino achou que ia ficar rico à custa da distração da Google no seu país. Acabou por não acontecer e tudo ficou resolvido. "Que pague a dívida externa", "que compre vacinas", …

Lola, a robô humanóide, dá "passos de bebé" (e equilibra-se com as mãos)

Uma equipa de cientistas está a ensinar a robô humanóide Lola a dar "passos de bebé", equilibrando-se com as suas mãos em vários pontos de contacto. Há muito tempo que os investigadores estudam a locomoção de …

Presidente da República veta decreto sobre inseminação post mortem

O Presidente da República vetou, esta quinta-feira, o decreto do Parlamento sobre inseminação post mortem, considerando que suscita dúvidas no plano do direito sucessório e questionando a sua aplicação retroativa. Na mensagem dirigida à Assembleia da …

Primeiro-ministro francês está a receber centenas de peças de lingerie no correio

O primeiro-ministro francês tem estado a receber roupa interior feminina na sua caixa de correio. Foi a forma encontrada pelas lojas de lingerie para protestarem contra as restrições da pandemia que as obrigam a estar …

Inteligência artificial "identifica" autores dos Manuscritos do Mar Morto

Investigadores da Universidade de Groningen, nos Países Baixos, recorreram à inteligência artificial para concluir que os Manuscritos do Mar Morto foram redigidos por vários escribas, o que abre uma "nova janela" para o estudo do …

Inteligência Artificial vai ajudar a identificar fontes de poluição no Bangladesh

A produção de tijolos é uma fonte de poluição que ameaça a saúde da população e do planeta, mas regular esta indústria pode ser uma tarefa difícil para as autoridades. Para resolver o problema, uma …

Portimonense 1-5 Benfica | "Águia" arrasa em solo algarvio

O Benfica regressou aos triunfos depois de ter vencido o Portimonense por 5-1, numa partida relativa à 28.ª jornada da Liga NOS, após o desaire registado na recepção ao Gil Vicente.  Porém, não foi um duelo …

Vigaristas burlaram mulher de 90 anos em 32 milhões de dólares

Uma mulher de Hong Kong, de 90 anos, foi defraudada em 32 milhões de dólares por burlões que se fizeram passar por agentes policiais chineses, via chamada telefónica. A Agence France-Presse (AFP) escreve que um jovem …