Novo livro de Elena Ferrante vai ser uma série da Netflix

O novo romance da escritora italiana, que já tem tradução e publicação garantida em Portugal pela Relógio d’Água, vai ser adaptado a série pela Netflix.

“A Vida Mentirosa dos Adultos”, na sua tradução para Português, vai ser publicado em setembro pela Relógio d’Água, editora que tem lançado toda a obra da escritora italiana em Portugal.

Este romance, o oitavo de Elena Ferrante, foi publicado em Itália em novembro de 2019 e será uma série televisiva da Netflix, à semelhança do que aconteceu com a tetralogia napolitana de “A amiga Genial”, que foi adaptada a série pela HBO em coprodução com a televisão pública italiana Rai.

No final de abril, o canal por cabo norte-americano encomendou uma terceira temporada de “A Amiga Genial”, uma saga que se desenrola em torno de duas amigas e de várias famílias num bairro de Nápoles, e que vendeu mais de 15 milhões de cópias em todo o mundo.

“A Vida Mentirosa dos Adultos” conta a história da passagem de Giovanna da infância à adolescência, durante os anos 90, mais uma vez com a cidade de Nápoles como pano de fundo.

No anúncio da adaptação televisiva, na terça-feira, a Netflix deu a entender que a série será filmada em Itália, na língua original do livro. O projeto será realizado em colaboração com a produtora italiana Fandango, do produtor Domenico Procacci, que já trabalhou na adaptação televisiva de “A Amiga Genial”.

O livro deverá ser publicado em 25 línguas a 1 de Setembro, de acordo com um comunicado de imprensa da Netflix.

Apesar do sucesso da sua tetralogia, cujos quatro livros foram publicados entre 2011 e 2014 em Itália, a escritora Elena Ferrante nunca se revelou publicamente e permanece escondida atrás de um pseudónimo.

A pista mais grave, apontada pelo jornalista italiano Claudio Gatti, leva à tradutora romana Anita Raja, mulher do escritor napolitano Domenico Starnone, tendo este sido também já apontado como o possível autor.

A tese nunca foi confirmada nem desmentida pela editora italiana de Elena Ferrante, Edizioni E/O.

O escritor que se esconde por detrás do pseudónimo Elena Ferrante continua a só dar entrevistas por email através da sua editora e o argumento para persistir no anonimato é sempre o mesmo: não quer que a sua imagem interfira na forma como o livro chega aos leitores, acredita que os livros bastam-se a si mesmos e que, depois de escritos, não necessitam dos autores para a sua promoção.

A Relógio d’Água publicou toda a obra da autora em Portugal, a começar por “Crónicas de Mal de Amor”, em junho de 2014, com prefácio do crítico literário inglês James Wood, que compreende os três primeiros curtos romances de Ferrante: “Um Estranho Amor”, “Os Dias do Abandono” e “A Filha Obscura”.

Os dois primeiros foram adaptados ao cinema: “Um Estranho Amor” teve adaptação de Mário Martone, em 1995, e chegou a Portugal em 2018 com o título “Vítima e Carrasco”; “Os Dias do Abandono” foi realizado em 2005 por Roberto Faenza, e chegou ao circuito comercial português em 2007 com esse mesmo título.

Em dezembro de 2014, a Relógio d’Água publicou “A Amiga Genial” o primeiro de quatro livros que compõem a tetralogia napolitana, completada com “Historia do Novo Nome”, “História de Quem Vai e de Quem Fica” e “História da Menina Perdida”. Na HBO, cada temporada corresponde a cada um destes livros.

A Relógio d’Água publicou ainda outros três livros de Elena Ferrante: um infantil intitulado “A Praia da Noite”, um ensaio, cujo título é “Escombros”, e uma compilação de crónicas escritas entre 2018 e 2019 para o jornal The Guardian, intitulada “A Invenção Ocasional”.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

É a quantidade de alimento que determina quem se torna a abelha-rainha

Um novo estudo sugere que é a quantidade de alimento, e não a sua qualidade, como se pensava até agora, que determina quem se torna a abelha-rainha. Quais são os fatores que determinam qual é a …

Em Miami e Nova Iorque, os polícias ajoelharam-se por George Floyd

Em Miami e em Nova Iorque, alguns agentes da autoridade juntaram-se aos manifestantes por breves momentos, para mostrar o seu respeito pela memória de George Floyd. Nos Estados Unidos, os protestos pela morte de George Floyd …

A Nova Zelândia está em cima de uma enorme bolha de lava

A Nova Zelândia situa-se no topo dos restos de uma pluma vulcânica gigante. Este processo é o responsável pela atividade vulcânica e desempenha um papel fundamental no funcionamento do nosso planeta. Nos anos 70, vários cientistas …

Petição busca estatuto de vítima para crianças em contexto de violência doméstica

Uma petição lançada na sexta-feria que reivindica a criação do estatuto de vítima para as crianças que vivem em contexto familiar de violência doméstica já foi assinada por mais de 1300 pessoas, entre elas personalidades …

Assimétrica e flutuante. A primeira casa impressa em 3D na República Checa vai "nascer" em 48 horas

A primeira casa impressa em 3D na República Checa vai estar pronta no próximo mês para demonstrar a velocidade e a eficácia de uma técnica de construção que será sete vezes mais rápida e terá …

Anonymous garantem que princesa Diana foi assassinada para abafar caso Epstein

O movimento internacional de ciberativistas Anonymous - ou alguém que alega operar em seu nome - garante que a princesa Diana, que morreu num acidente de viação em agosto de 1997, foi, na verdade, assassinada …

Empresa de mineração pede desculpa por destruir cavernas sagradas aborígenes

A empresa mineira Rio Tinto admitiu que destruiu as cavernas pré-históricas que eram locais de culto para os aborígenes australianos e pediu desculpa. As cavernas de pedra Juukan Gorge 1 e 2 – dois locais de …

Itália exige "respeito": vai abrir fronteiras, mas excluir países que impõem restrições a italianos

Apesar de acredita "no espírito europeu", o ministro dos Negócios Estrangeiros italiano sublinhou que o país está pronto "para fechar as fronteiras" àqueles que não o respeitem. A Itália vai abrir as suas fronteiras internacionais a …

As Forças Armadas sul-africanas não estavam preparadas para um inimigo invisível

A Força de Defesa Nacional da África do Sul não está preparada para combater uma pandemia silenciosa como a da covid-19. Este "inimigo invisível" veio trazer à tona as fragilidades do país. As Forças Armadas da …

Putin convoca referendo sobre alterações constitucionais para 1 de julho

A aprovação da reforma constitucional permitirá ao atual Presidente da Rússia, Vladimir Putin, cumprir mais dois mandatos suplementares a partir de 2024. Vladimir Putin anunciou a data de 1 de julho para o referendo nacional de …